sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ibope: José Maranhão tem 48% e Ricardo Coutinho está com 36%

Se as eleições estaduais fossem realizadas hoje, o governador José Maranhão (PMDB) venceria o primeiro turno do pleito com 48% dos votos, contra 36% que teria o seu principal adversário, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB). É isto o que diz a pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, que foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo JPB 2ª Edição, das TVs Cabo Branco e Paraíba.
Os outros candidatos juntos aparecem com números irrisórios, mas os índices de brancos e nulos e de indecisos são altos. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com 1% das intenções de voto, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não saíram de 0%. Brancos e nulos somam 9% e os indecisos são 6% dos eleitores.
Esta é a primeira pesquisa divulgada pelo Ibope desde que o senador Cícero Lucena (PSDB) desistiu de ser candidato ao Governo da Paraíba. No último levantamento, realizado em outubro do ano passado, Ricardo parecia com 38%, contra 37% de Maranhão. Cícero tinha 14%.
As comparações dos números, portanto, mostram que basicamente o eleitorado do senador tucano migrou quase que completamente para o peemedebista, que cresceu 11% desde a última pesquisa. Ricardo Coutinho, por outro lado, caiu dois pontos percentuais entre outubro e maio.
A vitória de José Maranhão, por sinal, acontece em cinco das seis regiões do Estado. Inclusive em João Pessoa, a capital onde Ricardo, na condição de ex-prefeito, era tido como imbatível. Contando apenas os votos dos pessoenses, a pesquisa aponta que Maranhão tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Ricardo Coutinho.
Maranhão vence ainda na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). Perde apenas em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão surge com 32%.
De certa forma, os números de Campina Grande mostram o poder político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que nas últimas eleições sempre venceu com larga vantagem na cidade e que agora em 2010 está pedindo voto para o candidato de João Pessoa.
A pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio deste ano e entrevistou 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%.A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.
Phelipe Caldas

Posse da diretoria do P.T em Patos tem discursos inflamados
















Depois de seis meses de espera aconteceu hoje no final da manhã a posse do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – P.T tendo como presidente Everaldo Nunes. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos - ACIAP contando com várias representações políticas do estado, entre elas, destaque para o Deputado Federal Luiz Couto- PT e Ricardo Coutinho – PSB.
A Associação Comercial recebeu representação de cinco diretórios municipais do P.T demonstrando claramente uma divisão interna no partido. De um lado estão simpatizantes da pré-candidatura de Ricardo Coutinho e do outro apoiadores do governador José Maranhão.
Políticos e entidades civis organizadas estiveram representados e tiveram a palavra facultada na cerimônia de posse. Durante essas intervenções não se puderam conter os discursos duros de alguns oradores.

O Deputado Federal Luiz Couto, disparou: “O que funciona melhor nesse governo estadual é a propaganda que não engana mais ninguém!”. Luiz Couto ainda denunciou a campanha, segundo ele, de perseguições políticas no estado e que tem prejudicado toda a Paraíba.

Vital Henrique ex-presidente do diretório municipal do P.T também foi ríspido nas palavras: “Estão nos ameaçando de expulsão do P.T. Pois fiquem sabendo que temos respaldo do Diretório Nacional. Teremos dois palanques para Dilma na Paraíba e um desses apoiará o companheiro Ricardo Coutinho!”.

Edleudo Lucena, vereador pelo Partido dos Trabalhadores em Patos, não compareceu a cerimônia demonstrando a clara divisão dentro do partido.

Ricardo Coutinho-P.S.B ao fazer uso da palavra disse: “Não podemos impedir que surjam novos rumos pra Paraíba. Temos um projeto de avanço e desenvolvimento para o estado, queremos colocá-lo em prática”.

 Jozivan Antero             

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia


Getty ImagesForam divulgadas nesta quarta-feira as primeiras imagens do menino indonésio Aldi Suganda Rizal, de apenas 2 anos. O garoto é viciado em cigarros desde os 18 meses, quando recebeu o primeiro maço de seu pai, Mohammed.

Hoje, Aldi fuma 40 cigarros por dia. Segundo sua mãe, Diana, o menino é tão viciado que, quando é proibido de fumar, grita e bate com a cabeça contra a parede, além de queixar-se de tonturas e enjoos.
"Ele trata os cigarros como outra refeição", disse Diana. "Eu tento distraí-lo com brinquedos e jogos, mas nada funciona."
Para o pai, Aldi parece muito saudável. Ele não vê problemas no vício do menino, pelo contrário, orgulha-se. "Ele fuma como um adulto. Já aprendeu a soprar anéis de fumaça e sopra fumaça pelo nariz", diz Mohammed.(G1)

Lula é inspiração para a esquerda

Lula é inspiração para a esquerda Para José Sócrates, que inicia hoje visita ao Brasil, crescimento brasileiro pode ajudar Portugal.

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, vê o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como "um dos grandes nomes da esquerda mundial". Em entrevista exclusiva à BBC Brasil antes de embarcar para uma visita de três dias ao Brasil, Sócrates afirmou que o presidente tem um capital político que não deve ser desperdiçado e que Lula poderia ocupar qualquer posição de relevo na cena internacional.

O primeiro-ministro afirmou ainda que o crescimento econômico e político brasileiro pode ajudar Portugal e disse acreditar que seu país está se tornando uma plataforma para empresários brasileiros atuarem no mercado europeu.

A respeito da economia europeia, ele afirmou que o euro não está em risco e que a moeda só sofreu os problemas que teve por ser "jovem". Diz que a economia da zona euro não tem motivos para ser pior avaliada do que a norte-americana ou a japonesa, por ter um déficit inferior.

No Brasil, Sócrates irá para participar no 3º Fórum para a Aliança das Civilizações, que ocorre esta semana no Rio de Janeiro com a presença de Lula.

Na quinta-feira, ele estará na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista, para um encontro com empresários brasileiros que investem em Portugal na Fiesp.

Na sexta, terá um encontro no Rio de Janeiro com empresários portugueses interessados em fechar negócios no Brasil. No sábado, o primeiro-ministro português vai à Venezuela, para uma visita de um dia.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

BBC Brasil - O presidente Lula termina seu segundo mandato depois de conseguir uma considerável projeção no cenário internacional. O sr. vê algum futuro político para Lula neste cenário?

José Sócrates - Eu já tenho dito isso, (a retirada de Lula do cenário internacional) seria um desperdício, mas a verdade é um pouco mais profunda. A esquerda mundial tem que ter referências e o presidente Lula teve os maiores sucessos a nível da governança nas últimas décadas.

O presidente Lula deixa um legado de uma governança econômica muito responsável e muito equilibrada, ao mesmo tempo que desenvolveu políticas sociais.

E esse legado é importantíssimo para a esquerda mundial e hoje serve de inspiração e de referência para todos os governantes da esquerda democrática.

BBC Brasil - O que o senhor acredita que o presidente Lula deveria fazer depois do mandato?

Sócrates - O presidente Lula tem muitas oportunidades e muitas possibilidades. O mais importante é que ele continue ativo na política ativa mundial.

BBC Brasil - Mas fala-se do Banco Mundial, do cargo de secretário-geral da ONU, com uma estrutura reformada.

Sócrates - Acho que o presidente Lula tem hoje um capital político que lhe permite ocupar qualquer lugar internacional de referência e julgo que é uma honra para a esquerda mundial ter um de seus grandes valores de referência e ser de língua portuguesa. Isso é um orgulho muito grande para quem fala português, verificar que o presidente Lula é um dos grandes nomes da esquerda mundial.

BBC Brasil - Como o senhor avalia a importância econômica que o Brasil atingiu neste momento?

Sócrates - O Brasil é a grande revelação do mundo nos últimos anos. Não apenas uma revelação ao nível econômico, mas também ao nível político. O país tem uma subida no contexto geoestratégico.

O mundo mudou muito, e esse é um dos fatores de mudança, a ascensão do Brasil, que é criticamente estratégica para Portugal. À medida em que o país sobe no conceito das nações, Portugal vai atrás.

Tem sido muito agradável verificar que o Brasil deixou de ser um país de potencial para se afirmar como uma potência política e econômica.

BBC Brasil - O Brasil vai ter a Copa do Mundo e a Olimpíada. O que isso traz de oportunidade para os empresários portugueses?

Sócrates - Traz uma grande oportunidade para a cooperação econômica entre as empresas portuguesas e as brasileiras. Julgo que a relação econômica entre as duas economias está cada vez mais forte, mais ligada. É muito agradável poder reconhecer que o Brasil finalmente descobriu Portugal como o país em que se pode investir para se lançar no mercado europeu.

BBC Brasil - Tendo em conta a situação de crise, o senhor acha que Portugal poderia pegar uma carona no crescimento brasileiro?

Sócrates - Sim. O crescimento brasileiro é absolutamente essencial para as empresas portuguesas.

Nós temos muito investimento no Brasil, muitas empresas, e hoje tive uma conversa com empresas portuguesas que estão a investir no Brasil e o desenvolvimento é muito interessante para as empresas portuguesas, que estão há muito tempo a investir no Brasil, desde meados da década de 90.

Pretendemos diversificar esse investimento e na terça-feira passei toda a manhã a falar com as empresas portuguesas sobre a importância que tem para nós o mercado brasileiro.

O mercado brasileiro ainda é um mercado muito protegido, porque o Brasil tem uma política muito concentrada no seu mercado interno - é um mercado grande e pode fazê-lo -, mas julgo que à medida que o país se internacionaliza, que as empresas brasileiras se lançam na aventura da internacionalização, isso abre um espaço de oportunidade imenso para o nosso país.

BBC Brasil - A imagem de Portugal para muitos brasileiros é de um país atrasado. O que Portugal tem a oferecer para o Brasil?

Sócrates - O mais importante para nós é que os brasileiros percebam o que é Portugal. É um país moderno e europeu, que não tem nada a ver com o país de 20 ou 30 anos atrás. É um país que tem indicadores econômicos e sociais e indicadores de conforto de um país europeu.

Julgo que a capacidade da economia portuguesa para cooperar com as empresas brasileiras no desenvolvimento da economia brasileira é uma amostra do seu potencial e nós temos uma cooperação excelente e vantajosa para ambos os países em todos os domínios, nos mais avançados tecnologicamente, nos domínios da cooperação científica e nos domínios energéticos.

Nós somos o país que mais cresceu em termos de energias renováveis, nós somos o país que mais cresceu em termos de tecnologias de informação e comunicação.

Qual é o país que lidera o ranking de governo eletrônico na Europa? É Portugal.

Aqui você constitui uma empresa em menos de uma hora. Eu faço um desafio, tente constituir uma empresa aqui. No ano passado, 52% das empresas constituíram-se em 32 minutos. Você pode constituir aqui uma empresa em menos de uma hora.

Em fevereiro deste ano, 32 empresas por dia foram constituídas online, apenas com base no computador, sem necessidade de ir a nenhuma repartição pública. Portugal é um país muito moderno desse ponto de vista.

BBC Brasil - Portugal foi uma das vítimas do ataque ao euro. O senhor acredita que o euro possa estar em risco?

Sócrates - Não. Isso só acredita quem não conhece a Europa e não conhece o euro.

O euro foi uma das grandes conquistas do projeto europeu. Há 30 anos, ainda tínhamos fronteiras na Europa, tínhamos moedas nacionais e acabamos com tudo isso e formamos uma comunidade em que partilhamos a nossa soberania.

Isso só pode andar para frente. O euro é uma das grandes conquistas políticas dos últimos anos. Os alemães abdicaram do marco, os franceses abdicaram do franco, nós abdicamos do nosso escudo.

Temos uma única moeda para todos. Isso é uma conquista política que traz cooperação, partilha de soberania, paz, liberdade.

A Europa é o continente do mundo onde mais se compatibiliza a liberdade, a proteção social e o crescimento econômico.

BBC Brasil - Mas nessa crise, parece que houve falta de coordenação.

Sócrates - Sabe, o euro é um projeto ainda jovem, tem apenas dez anos. Nós temos que reconhecer que não estávamos preparados para esse ataque (especulativo), porque nunca tinha acontecido.

Esta desconfiança dos mercados relativamente à capacidade de a Europa pagar as suas dívidas foi algo que nunca aconteceu e espero que nunca mais venha a acontecer porque não tem justificação econômica.

Qual é o déficit médio da Europa? Pouco acima de 6%. Quanto é nos Estados Unidos? É 11%. Quanto é no Japão? É 11%. Isso não tem a mínima justificação, nem racionalidade, nem fundamento econômico.

BBC Brasil - E como vai se organizar esse mecanismo de salvaguarda do euro?

Sócrates - Nós já estamos a organizar. Não só definimos um mecanismo para dar garantias internacionais que todos os países da zona euro terão de cumprir suas obrigações e esse mecanismo foi importante ter sido formado.

O Banco Central Europeu também está a agir, e cada um dos Estados está a fazer um esforço para reduzir já este ano e no próximo ano ainda mais os seus déficits orçamentais de forma a oferecer mais confiança.

Isso acontece em Portugal, acontece na Espanha, acontece na Alemanha, onde há notícias de que os alemães também vão aumentar seus impostos, acontece na Itália, na Irlanda.

Todos os países estão a tomar medidas de forma a corrigir seus déficits orçamentais para reforçar a confiança dos mercados internacionais.

G1

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ricardo desmente boato para apoiar Serra

Ricardo Coutinho desmente boato sobre suposta pressão do PSDB para apoiar a candidatura de José Serra
Ricardo desmente boato para apoiar Serra
Socialista disse que adiamento do Encontrão em Patos deveu-se ao lançamento do candidato ao governo de São Paulo

O ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) desmentiu que o adiamento do Encontrão na cidade de Patos, sertão paraibano, que deveria ocorrer na última semana, deveu-se a uma reunião em São Paulo na busca de unanimidade em torno do apoio ao presidenciável José Serra (PSDB). O socialista negou a existência de pressão por parte da cúpula tucana e ratificou que não haverá reciprocidade do PSB com o PSDB na chapa presidencial.

Ele explicou que estava em Brasília e foi até São Paulo, junto ao presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para participar do lançamento da campanha do candidato ao governo de São Paulo, Paulo Escarpa (PSB).

“Minha viagem e o adiamento do Encontrão não tiveram nada a ver com relação a José Serra. Essa situação já está resolvida. Não temos nenhum problema em relação as coligações nacionais e estaduais. Meu apoio é de Dilma, independente de ter o apoio do PSDB aqui no Estado”, finalizou.

PB Agora 

Na PB: 31 municípios não pedem compensação previdenciária e podem ficar sem recursos


Trinta e um municípios paraibanos ainda não solicitaram ao Ministério da Previdência a Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O prazo final para solicitar essa compensação – que se refere às aposentadorias concedidas a partir de 5 de outubro de 1988 a 5 de maio de 1999, que se encontra em manutenção em 6 de maio de 1999 - é 31 de maio deste ano. Em todo o Brasil 634 municípios não deram início ao procedimento e podem perder recursos.

O recurso é direito do Município. E é imprescindível para a administração municipal honrar com o pagamento dos benefícios de aposentadorias e pensões, sem descapitalizar o fundo de previdência ou até mesmo o seu erário .
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 634 não deram início ao procedimento. Os dados levantados pela entidade também identificaram que 2.206 Municípios com RPPS e RPPS em extinção têm o direito à Compensação. No entanto, até o momento, 1.721 iniciaram o procedimento e aproximadamente 700 estão recebendo o recurso.
Com base nos dados a CNM solicitou ao Ministério que o prazo para requerimento dos recursos do período passivo do estoque seja prorrogado para maio de 2014. Assim, o artigo 1º da Lei 11.531/2007 seja alterado mediante Medida Provisória editada pelo Presidente da República.
O Município que não buscar o recurso da Compensação Previdenciária incorre na perda do prazo que prescreve em cinco anos, conforme fixado no artigo 1º do Decreto 20.910/1932, regulamentado pela Portaria do MPS 98/2007. Isto significa que, quanto maior a demora para solicitar a Compensação das aposentadorias e pensões antigas por morte concedida, menor será o valor recebido.
Confira os municípios paraibanos
1.       Alagoinha
2.       Algodão de Jandaíra
3.       Barra de Santa Rosa
4.       Bayeux
5.       Boa Vista
6.       Bonito de Santa Fé
7.       Borborema
8.       Caaporã
9.       Cacimbas
10.   Caldas Brandão
11.   Conde
12.   Cuité
13.   Cuitegi
14.   Diamante
15.   Jacaraú
16.   Juru
17.   Marizópolis
18.   Natuba
19.   Nova Palmeira
20.   Ouro Velho
21.   Paulista
22.   Pilõezinhos
23.   Pirpirituba
24.   Poço Dantas
25.   Poço de José de Moura
26.   São José dos Ramos
27.   Sapé
28.   Serra da Raiz
29.   Sertãozinho
30.   Soledade
31.   Zabelê

Fonte: PolíticaPB com CNM

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eleitorado ‘fiel’ a Lula supera o que declara intenção de voto em Dilma

A última pesquisa Datafolha, que mostrou um empate entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), indica que a pré-candidata petista ainda tem potencial para crescer no contingente de eleitores disposto a seguir a indicação de voto dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma tem 37% das intenções de voto, menos do que os 44% de eleitores que dizem que votarão no candidato de Lula "com certeza". Nesses 44% há hoje uma maioria "dilmista", mas também uma parcela de desinformados, que ignora a opção do presidente ou até pensa que ele apoia Serra ou Marina Silva (PV). Um décimo do eleitorado não sabe que a ex-ministra da Casa Civil é a candidata de Lula e, em tese, gostaria de votar nela.

Alem dos 44% de "lulistas convictos", há mais 22% de entrevistados que respondem "talvez" aos ser questionados se votariam em um candidato apoiado por Lula. Ou seja, no total, dois terços dos eleitores admitem estar sob a possível influência do presidente na corrida eleitoral.

Já foi maior a diferença entre o eleitorado fiel a Lula e o de Dilma. No Datafolha de dezembro, a petista tinha 26% das intenções de voto, e eram 38% os eleitores dispostos a votar no candidato de Lula "com certeza".

Visibilidade

A desinformação a respeito das ligações entre Lula e Dilma caiu na mesma medida em que aumentou a visibilidade da pré-candidata, exibida pelo presidente em praticamente todas as inaugurações e cerimônias oficiais enquanto era ministra da Casa Civil.

Na semana passada, em seus dez minutos de propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, o PT mostrou o quanto aposta na transferência da popularidade de Lula para Dilma. O programa não destacou apenas que ela é a preferida pelo presidente para lhe suceder, mas relacionou-a a programas sociais como o Luz Para Todos e o Bolsa-Família. A ideia é difundir a versão de que Dilma merece crédito pelas realizações da gestão.

Lula vem fortalecendo sua posição como cabo eleitoral. A avaliação positiva de seu governo, segundo o Datafolha, voltou ao nível recorde de 76%, depois de um breve recuo para 73% em abril. E o eleitorado que se declara disposto a seguir a orientação do presidente ao votar subiu seis pontos porcentuais em um mês.Do Estadão

domingo, 23 de maio de 2010

Dilma cresceu em todas as regiões do País

A pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo instituto Datafolha nos dias 20 e 21 de maio revela que Dilma Rousseff (PT) melhorou sua pontuação em todas as regiões do país. A petista na soma geral está agora empatada com José Serra (PSDB), ambos de 37%.
Mas essa pontuação de ambos varia de acordo com a região pesquisada. A edição da "Folha de S.Paulo" de hoje (23.mai.2010) traz a reportagem completa e dados sobre a estratificação da pesquisa Datafolha (aqui, para assinantes da "Folha" e do UOL). O blog preparou algumas tabelas mostrando detalhes do levantamento. A seguir, a tabela com os dados de intenção de voto por região do país:
Como se observa, Dilma cresceu de 7 a 9 pontos em todas as regiões. Já Serra caiu de 4 a 10 pontos. O principal reduto do tucano continua sendo o Sudeste. A petista se segura no Nordeste, exatamente a região na qual o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a melhor avaliação (85%).
O Datafolha fez um cruzamento das intenções votos e da opinião dos eleitores sobre a popularidade de Lula. Eis a tabela:
Até abril, Dilma e Serra estavam empatados tecnicamente entre os eleitores que consideram o governo Lula “bom” ou “ótimo”. Agora, a petista se isolou à frente com 45% entre os que aprovam a administração lulista. O curioso é Serra ter 32% nesse universo de eleitores pró-Lula (ele perdeu 4 pontos desde a última pesquisa).
Serra ainda é, de longe, o candidato a presidente mais bem conhecido pelos eleitores. É claro que a esta altura, faltando pouco mais de 4 meses para a eleição do dia 3 de outubro, quase todos os eleitores já ouviram falar um pouco dos principais concorrentes. Mas quando se pergunta se o eleitor realmente conhece os políticos na disputa, a coisa muda de figura. Eis a tabela:
Embora 98% digam conhecer Serra e 90% afirmem conhecer Dilma, é necessário levar em conta que 34% declaram conhecer o tucano “muito bem”. E só 15% dizem o mesmo sobre a petista. Essa diferença do grau de conhecimento tende a se igualar quando começar a propaganda em rádio e TV. Aí será possível aferir com mais precisão a intenção de voto.
A seguir, as tabelas com as estratificações sobre sexo (Dilma melhorou entre as mulheres, mas ainda perde para Serra); faixa etária (o melhor desempenho da petista é entre os de 25 a 34 anos; já Serra está melhor entre os de 16 a 24 anos); escolaridade; renda e tamanho do município (empate técnico em todas as faixas).













Blog do Fernando Rodrigues

sábado, 22 de maio de 2010

Coluna Vale do Piancó no Jornal da Paraíba de hoje



 Na foto, o ex-governador Cássio, prefeita de Emas, Drª Fernanda Loureiro (PSDB), seu esposo, Alexandre, sua filha e o ex-vereador de Catingueira, João Brunet durante visita do ex-governador Cássio e do ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho a cidade de Itaporanga.


Exploração infantil e abuso sexual I
Os jovens de Piancó percorreram as principais ruas da cidade com faixas, cartazes e adesivos dizendo não à exploração infantil e ao abuso sexual. O protesto foi realizado através das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde. Com o tema ‘Esquecer é permitir. Lembrar é combater’. A campanha chamou a atenção da população.
Exploração infantil e abuso sexual II
Participaram da caminhada alunos das escolas públicas e privadas, conselheiros municipais, gestores públicos, populares, além de muitos jovens. Durante o percurso, houve várias discussões acerca dos direitos dos jovens. Muitas dúvidas sobre o assunto também foram esclarecidas e a caminhada se tornou mais uma bandeira de luta da prefeita Flávia Serra Galdino.
Itaporanga
A cidade de Itaporanga vive um clima tenso na política. O prefeito Djacy Brasileiro avisou que vai realizar uma reunião com sua base política envolvendo toda a sua equipe de governo para solucionar possíveis problemas existentes. O prefeito disse que deseja conversar com todos os auxiliares diretos do governo para avaliar a situação de sua base governista e avisou que tudo será contornado.
Itaporanga II
Depois dos últimos acontecimentos, assessores do prefeito se reuniram imediatamente com ele para avaliar o atual quadro e afirmaram que nada que uma boa conversa ao pé do ouvido não resolva qualquer questão. As conversas vão se estender até mesmo entre os mais distantes. A ordem é reconduzir o rebanho respeitando as divergências políticas estaduais.
Desenvolvimento
Com o prédio do Nasf e outro escolar já pronto, e praticamente concluída a Ala Psiquiátrica e outro prédio com as obras bastante aceleradas que é a UPA, a prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, mostra que o município não para de receber verbas públicas e que o trabalho é uma de suas metas. Mesmo assim ela já avisou que vêm mais obras na saúde.
Desenvolvimento II
A prefeita informou ainda que em suas viagens a Brasília recentemente deixaram muitos projetos preparados e na agulha para servir a população não só de Piancó como de toda a região. “Quando tudo estiver pronto, o município que será referência na saúde estadual e poderá se tornar o maior polo de saúde no Nordeste, atraindo profissionais da área e gerando emprego e renda”, disse a prefeita.
‘Mutirão’
O bairro Lúcia Braga, ‘Mutirão’, realiza neste final de semana uma grande festa em comemoração ao seu aniversário. Construído na década de 80 pelo ex-governador Wilson Braga, o bairro completa 25 anos de história e conquistas. Diante da data, os moradores resolveram homenageá-lo com estilo: serão seis atrações musicais animando a festa durante os dois dias.
‘Mutirão’ II
Logo após sua construção, os moradores resolveram chamá-lo de “Mutirão”. Durante todo esse tempo, o bairro cresceu e hoje tem mercados, pequenas fábricas, escolas, saneamento básico, água encanada, posto médico e residências bem avaliadas financeiramente. A população é estimada em aproximadamente quatro mil habitantes e bastante hospitaleira.
Sessão vazia
O ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) conseguiu o que parecia impossível: esvaziar a sessão da última quarta-feira. Com isso, suas contas não foram colocadas em pauta por falta de quórum. Ele contou com um voto da base governista municipal. E mais uma vez Porcino mostrou que sabe se articular. O TCE aprovou parecer contrário durante sua gestão como prefeito.
Ministério Público
A Procuradoria do Ministério Público da Paraíba, através do seu procurador e corregedor-geral Paulo Barboza de Almeida, promoveu uma audiência pública no auditório do Fórum Desembargador Plínio Ramalho, no município de Piancó. A audiência serviu para os presentes esclarecerem dúvidas sobre o trabalho que o Ministério Público realiza e todas as suas ações.
Ministério Público II
Participaram da audiência pública, promotores, advogados, prefeitos, juízes, vereadores, líderes comunitários, igrejas e toda a polução local. No auditório lotado, o procurador-geral Paulo Barboza esclareceu as muitas dúvidas acerca da atuação dos promotores em suas comarcas. Ele também está fiscalizando todas as promotorias da região do Piancó.
Efraim Filho
O deputado federal Efraim Filho (DEM) participou de reunião com agentes comunitários de saúde e endemias sobre a possibilidade de efetivação da categoria. O jovem deputado recebeu, por parte dos profissionais, todo o reconhecimento em favor da causa. Os agentes comunitários de saúde e endemia afirmaram que o deputado estaria fazendo um grande benefício ao país na área de saúde preventiva.
Efraim Filho II
Ainda durante a reunião, o deputado federal Efraim Filho garantiu que não vai “arredar o pé” em favor dos agentes de saúde. E afirmou que o governo do Estado precisa investir na prevenção em saúde. Ele informou ainda que a Paraíba necessita urgentemente de investimentos na saúde e que uma das soluções diante do atual quadro seria a prevenção. Evitando assim gastos desnecessários.
Por: Joaquim Franklin

Governo Lula é aprovado por 95% da população

O Presidente Lula voltou a registar 76% de aprovação para o seu governo, um recorde desde que assumiu, em janeiro de 2003. Os dados são de pesquisa nacional Datafolha realizada ontem e anteontem com 2.660 entrevistas.

O mais notável na popularidade presidencial é que a curva tem se mantido acima de 70% desde dezembro, quando o país soube que a economia já estava em franca recuperação após a crise financeira internacional.

Além dos 76% que avaliam o governo Lula como "bom" ou "ótimo", outros 19% o apontam como "regular". E 5% classificam a gestão lulista como "ruim" ou "péssima". Só 1% diz não saber responder. O recorde foi captado pelo Datafolha numa semana em que o Lula esteve fora do país. Lula foi ao Oriente Médio e anunciou junto com a Turquia acordo com o Irã visando diminuir a tensão na região.

Embora contestada por vários países desenvolvidos, a negociação de Lula recebeu ampla cobertura da mídia brasileira, rendendo muita exposição ao presidente no noticiário.

Lula é o presidente mais bem avaliado desde o fim da ditadura. Fernando Collor (1990-1992) teve máxima de 36%. Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) chegou a 47%. Lula obteve agora sua melhor nota, de zero a dez. Desta vez, a nota foi 8,0, nunca antes registrada -havia sido 7,9 em abril.

Datafolha diz que Dilma sobe 7 pontos e empata com Serra. Serra que o PSDB vai processar o Dataserra?

A pré-candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, aparece empatada com José Serra PSDB, pela nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado.Dilma subiu 7 pontos e empatou em 37%, mesmo percentual obtido pelo tucano, que caiu 5 pontos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são da Folha de São Paulo.

Com este empate, Serra perde a vantagem de 10 pontos percentuais obtidos na última pesquisa, realizada em abril, e vê Dilma atingir seu melhor escore até agora, informa o jornal. Em eventual segundo turno, o empate de Serra e Dilma se mantém, com 36% para cada. A pré-candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva, mantém-se nos 12%. Votos nulos e em branco somam 5%, enquanto os indecisos chegam a 9%. Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de maio, com 2.650 entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 17 de maio de 2010, sob o número 12044/2010.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente.

Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% --ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.

Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato.

Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT".

Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% --os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

2º turno e rejeição

Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).

Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%.

Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano.

Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.

Diferente da última Datafolha que pesquisou só o redudto eleitoral do José Serra em São Paulo, esse datafolha, informa que, pesquisa foi realizada anteontem e ontem em todo o país.

"Se um pouquinho de Lula na propaganda da Dilma  já fez esse estrago, na campanha do Serra imagine quando o homem for à televisão todo dia pedir voto".

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exclusivo: 13º Batalhão de Polícia Militar deve ser instalado nos próximos dias em Itaporanga

Exclusivo - Acabo de receber informação de uma fonte fidedigna, do Comando Geral da Polícia Militar, de que o Comandante Geral Coronel Wilde de Oliveira Monteiro deve instalar nos próximos dias (até o início de junho) o 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Itaporanga, e o Batalhão de Trânsito, com sede em João Pessoa. Inclusive, recebemos até os nomes dos futuros comandantes: Major Fernandes comandará o 13º BPM/Itaporanga e o Coronel Hélio o Batalhão de Trânsito. A escolha do Major Fernandes será de forma excepcional com a finalidade de preparar o Batalhão para um Coronel.
Em outubro do ano passado um Boletim (de nº 81), assinado pelo Coronel Wilde, assinalava para isso quando das mudança na denominação das duas Companhias de Polícia Militar sediadas no Vale do Piancó: a 3ª Cia de Itaporanga (que passou a ser 5ª Cia/PM - 3º BPM/Patos) e a 3ª Cia de Conceição (que passou a 4ª Cia/PM - 6º BPM/Cajazeiras). O Bol, trata da estrutura, localização geográfica e dos critérios para instalação de Batalhões, Companhias e Pelotões.
Na página de Nº 5081, O Bol PM estabelece no Capítulo IV como sendo da responsabilidade territorial do 13º BPM/Itaporanga, a seguinte área de circunscrição: Itaporanga, Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.
E no Capítulo V, contendo as Disposições Finais, o Bol esclarece que a área do 13º Batalhão de Polícia Militar permaneceria sob a responsabilidade do 3º Batalhão de Polícia Militar e do 6º Batalhão de Polícia Militar até a sua devida ativação: §1º - A Cia PM sediada em Itaporanga, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 5ª Companhia de Polícia Militar – 5ª Cia/3º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga); §2º - A Cia PM sediada em Conceição, até a ativação do 13º BPM, denomina-se 4ª Companhia de Polícia Militar – 4ª Cia/6º BPM, permanecendo com a atual configuração, sem prejuízo das atividades de estruturação a serem desenvolvidas para fins de instalação do BPM da referida região geo-administrativa (Itaporanga).
O 13º Batalhão de Polícia Militar foi criado pela Lei Complementar nº 87/2008, respeitando o disposto no artigo 1º do Decreto nº 30.109/2008, assinado pelo então governador Cássio Cunha Lima, criando e instituindo novos Batalhões de Polícia Militar no estado. Atualmente a 5ª Cia/PM-Itaporanga é responsável pela segurança de 15 (quinze) cidades, 04 (quatro) comarcas, com uma população aproximada de 100 (cem) mil habitantes e com um efetivo policial de mais de 200 (duzentos) homens.
Assim, o 13º BPM - Itaporanga terá a seguinte estruturação:
I - 1ª Companhia: Itaporanga (Atual Sede)
- 1ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Polícia Comunitária;
e) 5º Pelotão - Polícia Rural.

II - 2ª CIA: Conceição - 2ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);

III - 3ª CIA: Piancó - 3ª Cia/13º BPM
a) 1º Pelotão – Rádio Patrulha;
b) 2º Pelotão – PCSv e Destacamentos;
c) 3º Pelotão – Polícia Tática e Motorizada (Força Tática);
d) 4º Pelotão – Coremas;

IV - Companhia de Comandos e Serviços - CCSv/Itaporanga
V - Companhia Policiamento de Guardas e Presídios - CPGd/13°BPM
VI - Companhia de Policiamento Especializado - CPE/13°BPM
a) 1º Pelotão – Choque;
b) 2º Pelotão – Policiamento com motos;
c) 3º Pelotão – Policiamento com cães.
Em tempo: Esta semana houve a passagem do comando da 5ª Cia/PM de Itaporanga (fotoacima) quando a Capitã Simone passou os destinos da subunidade ao Capitão Dedeu que está interinamente à frente da função acumulando com o comando do Pelotão de Piancó. A mudança de comando da 5ª Companhia se deve a uma adequação que está sendo feita pelo comando do 3º Batalhão, pois o Capitão Cavalcante foi convocado para fazer parte do efetivo de oficiais da sede, tendo a Capitã Simone colocado a função de comandante da companhia a disposição.
Na verdade, a Capitã Simone não teve uma boa atuação na 5ª Cia/PM, devido em muito à sua ausência de Itaporanga. “Torna-se para mim, desgastante e improdutivo comandar uma companhia deste porte e importância, sem um outro oficial na sede para auxiliar nas ações e operações que a função exige. Agradeço a todos pelo apoio e acolhida, especialmente aos meus companheiros e desejo sucesso ao Capitão Dedeu na sua nova missão”, foi o que disse a Capitã Simone. 
Por: Ricardo Pereira

terça-feira, 18 de maio de 2010

Em Pedra Branca: Alguns vereadores retiram-se do plenário e não votam PL/LDO mas voto do presidente salva cidade do prejuizo

Presidente Demóstenes livra o município da manobra de alguns vereadores da oposição
A população de Pedra Branca ficou indignada com uma manobra de alguns vereadores que se dizem oposição na Câmara Municipal no último sábado (15) durante Sessão Ordinária daquela Casa Legislativa para apreciação do Projeto de Lei nº 418/10, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO com o objetivo de elaboração do Orçamento para o exercício financeiro de 2011 pelo Executivo Municipal. A matéria foi aprovada com o voto de minerva do presidente Demóstenes Francelino (foto acima) que não deixou o município ser prejudicado pela manobra daqueles vereadores que deixaram o plenário.
O PL foi colocado em pauta, apreciado pelos edis e aprovado por maioria simples pelo Plenário da Câmara de Vereadores. O quiprocó gerado na referida sessão acabou rendendo muita polêmica e revolta da população devido os vereadores: Braz de Sousa Lins (DEM), José Alberto Teotônio de Oliveira (PSDB), Roberto Rodrigues da Silva (PCdoB) e Edimilson Félix de Oliveira (PTB), decidirem se retirar do Plenário sem explicações convincentes, deixando de votar o projeto, tentando assim prejudicar o desenvolvimento do município.
Qualquer cidadão sabe que a LDO é o projeto mais importante do município e de fundamental necessidade para que o povo possa colocar seus anseios através de audiências públicas, que em Pedra Branca foram realizadas tanto na zona urbana como na rural. Nestas audiências é a própria população que decide e define, de maneira democrática, quais propostas serão atendidas pelo Poder Executivo para o bem estar de cada habitante.
Geneton, José Dantas, Edmilson e Ubirajara
A população só não foi prejudicada porque os vereadores: José Dantas da Silva (PTB), Edmilson de Sousa (PTB), Ubirajara Pereira da Silva (PTB) e Francisco Geneton de Caldas (PMDB-Primeiro-Secretário da Câmara), o único das oposições que compreendendo o valor da matéria e a necessidade do povo de ver seus representantes compromissados com os anseios da coletividade, jamais sairia do campo de batalha para deixar sua gente. Assim, com o salvador voto de minerva do presidente Demóstenes Francelino de Sousa (PTB), reverteu-se o placar, aprovando a matéria, e livrando Pedra Branca da catástrofe que determinados vereadores estavam prontificados para cometer aos cidadãos pedrabranquenses.
Segundo o vereador Geneton de Caldas (PMDB) em seu comentário no plenário da Câmara, ele reafirmou o seu compromisso para com o partido e ao seu líder maior o Dr. Antônio Porcino, que nunca orientou ao PMDB de Pedra Branca votar contra matérias que sejam de interesse do povo. Já de acordo com Presidente da Casa, vereador Demóstenes Francelino, ao se retirarem do plenário os referidos edis não estavam prejudicando ao Executivo Municipal mas, sim, ao povo de Pedra Branca que iria ficar desassistido das ações e projetos governamentais durante o exercício de 2011. "Temos que ter responsabilidade para lidar com matérias de interesse do povo, porque somos os seus representantes e temos que mostrar o nosso compromisso para com a população", pontuou.
Este fato supreendeu à população de Pedra Branca, haja vista, que os mesmos vereadores que agora se firmaram contra a matéria já tinham votado favorável a aprovação do PPA - 2010/2013 e do Projeto da LDO, no ano passado, este totalmente vinculado ao PPA. O que não se justifica que os mesmos passem a fazer algo em prol do município num ano e no ano seguinte desmanchem o que fora feito.
Braz, Alberto, Beto e Edmilson
De acordo com a legislação vigente o Poder Executivo tem até o dia 15 de abril para enviar o Projeto de Lei que trata sobre as Diretrizes para elaboração do Orçamento do ano seguinte e a Câmara Municipal tem que apreciar e votar a matéria até a última Sessão Ordinária do primeiro período legislativo, para que no início do segundo semestre o município comece a elaborar a Proposta Orçamentária para o exercício financeiro do ano seguinte de acordo com a LDO e o PPA.
A proposta Orçamentária – LOA, a ser elaborada pelo Executivo Municipal, deverá chegar à Câmara de Vereadores até o dia 31 de agosto e ser votada até 30 de novembro do mesmo ano. E é neste momento que a população vai saber cobrar quais veredores estão compromissados com os anseios da coletividade para a execução de ações, programas e projetos objetivando o bem estar de todos.

Mais um prêmio internacional para Lula

O presidente Lula acaba de receber Prêmio Fórum Nueva Economia em Madri. Estiveram presentes na solenidade também Durão Barroso (presidente Comissão Europeia), Cristina Kirschner (presidenta da Argentina) e ministros espanhóis. Kirschner ressaltou o ineditismo da situação: “É a primeira vez que uma presidenta da Argentina vem aqui neste espaço para participar de uma homenagem a um presidente brasileiro”. Nueva Economía é o mais importante fórum de discussão econômica na Espanha. Reúne lideranças empresariais e uma vez por ano premia uma personalidade que contribui para o desenvolvimento econômico mundial.

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo acompanha Lula nessa viagem oficial, marcada por acordos bilaterais e pela participação na reunião da Cúpula Íbero-Americana.
Por: Helena

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Prefeito de Catingueira, aliado de Cícero, adere a Zé Maranhão

O prefeito de Catingueira, José Edivan Félix (PR), comunicou oficialmente na tarde deste sábado (16), seu apoio ao projeto de reeleição do governador do estado da Paraíba José Maranhão.

O anúncio foi feito neste sábado durante o programa da prefeitura municipal de Catingueira, que é realizado quinzenalmente pela Rádio Cidade FM de Piancó.

Edivan até a sexta-feira não tinha anunciado oficialmente seu apoio ao governador, mais já estaria certa sua intenção e logo-logo o anúncio estaria sendo feito.

O prefeito que sempre declarou apoio ao senador Cícero Lucena, agora com sua desistência, ele teria mostrado falta de interesse em apoiar o pre-candidato Ricardo Coutinho.

Segundo informações, o mediador do encontro entre o prefeito de Catingueira e o governador, teria sido o Deputado Federal Wellington Roberto, que teria convidado Edivan para se juntar ao grupo maranhista.

Durante o programa, o prefeito declarou que em conversa com o Maranhão, foram feitos alguns acordos, e ele, (Edivan), aceitou o convite para se juntar ao grupo do governador.

Com a decisão do prefeito, situação e parte da oposição de Catingueira se unem em prol do projeto de reeleição do governador do estado.

O palanque maranista na cidade, que contava com o apoio do grupo político da ex-prefeita Zuíla Pires (PMDB) e do atual vice-prefeito, Odir Pereira Borges, agora recebe o apoio do prefeito José Edivan Félix.
por: Tardellio Pires

domingo, 16 de maio de 2010

Na BAND, a virada: pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%

Dilma Roussef vira o jogo no processo pré-eleitoral e supera Serra na preferência.

Pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada neste sábado (15) no Jornal da Band, mostra a pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano José Serra. Embora dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, esta é a primeira vez em que Dilma aparece à frente de Serra.

Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 3 de abril, o presidenciável do PSDB tinha 34%, contra 31% da pré-candidata do PT. Marina Silva (PV) aparece agora com 8%, contra 5% registrados no levantamento anterior. Votos brancos e nulos ficaram com 8%, enquanto 11% dos entrevistados se disseram indecisos.

Em uma projeção de segundo turno, Dilma tem 40%, contra 38% de Serra. Votos brancos e nulos ficaram com 9% no segundo turno, enquanto 13% dos entrevistados ainda não escolheram candidato. Segundo o Vox Populi, 75% das pessoas disseram conhecer bem o pré-candidato José Serra, enquanto 56% afirmaram o mesmo de Dilma e 33%, de Marina.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 11.266/2010.

Causas e efeitos da nova pesquisa VOX Populis

Os números apresentados pelo instituto VOX Populis neste sábado, em trabalho produzido para a BAND, revelam pela primeira vez no atual processo pré-eleitoral em curso a virada na preferência eleitoral para a corrida presidencial, agora tendo a pré-candidata Dilma à frente do ex-governador José Serra.

A rigor, se tomado por base o conjunto das pesquisas dos principais institutos do Centro Sul, os números de agora significam um estágio esperado, exceto quando se insere neste contexto a postura do Datafolha insurgindo contra essa tendência captada em pesquisas anteriores.

Entendamos: se comparado a média dos números anteriores da maioria das pesquisas apontando o crescimento gradativo de Dilma diante da queda de Serra chegar a este sábado de maio com a virada pró petista é algo assimilável como tendência de processo continuado.

Aliás, os números de agora vão colocar o Datafolha em xeque, melhor dizendo, já está em xeque num processo de maior acompanhamento sobre o que apresentará na próxima aferição circunstancial, ou seja, se se alia aos dados dos demais institutos ou se insiste em contestar a maioria afetando seu maior patrimônio, a credibilidade.

Se reparar direito, o fenômeno de Dilma é condição somente possível porque o Brasil tem um presidente com alto indice de aprovação de governo e, por conseguinte, forte influência no processo eleitoral, portanto, quanto mais Lula apresentar a petista como sua candidata, mais ela tenderá a crescer porque, em tese, o eleitorado brasileiro sinaliza que não está interessado em mudança de rumo da conduta política do País.

O contexto não significa demérito diante da competência reconhecida de Serra, entretanto está evidente que o brasileiro anda satisfeito com a vida gerada nos anos de Lula/PT, portanto, não será nenhuma novidade se nas próximas aferições continuarem números de crescimento gradativo da Dilma.

Em síntese, a conduta da Oposição e de parte da elite nacional de gerar preconceito e critica contundente contra Dilma em nada está afetando a tendência do eleitorado, por isso algumas grandes estruturas de poder a partir de São Paulo – Rio, inconformadas com o ‘status quo’, podem até ampliar o grau de ataque à candidatura e ao PT, mas está claro que o eleitor brasileiro já optou em não mudar o rumo na direção do futuro.

Em síntese, só uma catástrofe muda essa tendência, mas nada incita nessa direção.

UOL

sábado, 15 de maio de 2010

Em Catingueira: Peti comemora Dia das Mães com apresentações



 A Prefeitura de Catingueira realizou no dia 09/05, uma confraternização com as mães das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. A confraternização foi organizada pela competente coordenadora de programas sociais do município, Francilene Barbosa Silva.
 
A Festa foi realizada com diversas apresentações culturais, de dança, música e coral,  além da entrega de  brindes  às mães dos alunos. O objetivo do evento foi fazer com que os alunos demonstrassem através das apresentações teatrais o amor que cada um sentia por sua mãe e proporcionar momentos de reflexão sobre os valores da vida familiar, além de retratar a importância da figura da mãe.
  
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil trabalha na questão da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social e nas condições efetivas e preventivas do trabalho infantil. São oferecidas atividades sócio-educativas para manter as crianças e adolescentes de 7 aos 15 anos longe das atividades consideradas perigosas, insalubres ou degradantes. 

Confira algumas fotos das apresentação do alunos do Peti em homenagem ao dia das mães‏:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

3º BPM Entrega Viatura para atuar na Cidade de Catingueira



(Tenente Cornel Carlos Entrega Chaves da Viatura ao Prefeito de Catinguiera)
(Prefeito da Cidade Repassa as Chaves para o Comandante do Destacamento)


Comandante do 3º BPM, Tenente Coronal Carlos, esteve reunido ontem com o Prefeito da cidade de Catingueira, José Edivan Félix, e o Comandante do Destacamento local, Sargento Valmir, para realizar a entrega de uma viatura a serem utilizados pelos policiais que trabalham na cidade. 
 
Dessa forma, com a aquisição do novo veículo, haverá uma maior agilidade no atendimento das ocorrências permitindo assim que o trabalho da Policia Militar seja realizado com maior eficiência. Esta sempre foi uma prioridade do Comando da Unidade uma vez que Catinguira necessitava de um melhor aparato policial que se deu através do recebimento de novos veículos pelo 3º BPM. 
Por:  3º BPM

terça-feira, 11 de maio de 2010

Chico Jó conclama no programa 'Titico Explica' que o Vale do Piancó passe por uma revolução cultural

Quem esteve nos estúdios da Boa Nova FM, no último sábado (8), participando do programa 'Titico Explica', foi o ativista cultural Chico Jó, acompanhado dos companheiros Clodovil e Marcelo Milk, ambos da cidade de Piancó. Chico Jó chegou ao programa no momento que nós concedíamos entrevista ao Dr. Titico, âncora do programa, auxiliado por Paulo Mirato.

Entre tantos assuntos Chico abordou uma preocupação constante com relação ao projeto da Coluna Prestes, através do Forum Turístico Vale das Águas, e de uma "revolução cultural" que será travada no Vale do Piancó, em breve, com o objetivo de avivar este tema. Ainda, na oportunidade, os três lançaram uma importante parceria Piancó/Itaporanga: a busca de um jovem de até quinze anos para fazer parte da banda Flor de Lotus.
 
Marcelo Milk e Clodovil desenvolvem o projeto Flor de Lotus de maneira espetacular, lá no município de Piancó, com crianças e jovens de até quinze anos de idade e que vem revelando grandes artistas. "Itaporanga precisa se aliar à Piancó para desenvolvermos essa grande revolução cultural que será a redenção da nossa região", disse Chico Jó.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prefeito de Olho D'Água Chico Carvalho também anuncia apoio à candidatura de Ricardo Coutinho

“Como Cícero decidiu não concorrer ao cargo de governador, então vamos marchar unidos com a oposição em 2010”

Após a adesão da prefeita de Emas, Fernanda Loureiro (PSDB), no último fim de semana, a pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado, nesta segunda-feira (10) foi a vez do prefeito do município de Olho D'Água, Francisco Carvalho (PSDB), também anunciar apoio a pré-candidatura do socialista.
O prefeito disse que aguardava a decisão do presidente do seu partido, senador Cícero Lucena, sobre o assunto. “Como Cícero decidiu não concorrer ao cargo de governador, então vamos marchar unidos com a oposição em 2010” afirmou.
Chico Carvalho – como é conhecido em toda a região – acredita que a pré-candidatura de Ricardo Coutinho como representante das forças de oposição no Estado, irá ganhar mais adesões até o dia das eleições. “Tenho certeza que a coligação vai crescer cada vez mais, pois a Paraíba precisa de um futuro melhor e isso só será possível com a saída do atual governador”, defendeu.
Na noite do último sábado (8), a prefeita do município de Emas, Fernanda Loureiro, anunciou apoio a pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado. A gestora, assim como Chico Carvalho, apoiava a pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), mas com a desistência do tucano de concorrer ao pleito, decidiu aderir ao projeto de uma futura campanha encabeçada por Ricardo. (com Ascom)

Catingueira recebe o Programa Cozinha Brasil



Entre os dias 3 e 6 de maio, os moradores de catingueira, tiveram a oportunidade de participar gratuitamente dos cursos do programa Cozinha Brasil, a ‘receita’ do Serviço Social da Indústria (SESI) para uma alimentação mais saudável e nutritiva. 

As aulas aconteceram no refeitório do PETI e contou com a participação das merendeiras das escolas municipais e donas de casas. “O curso é uma grande oportunidade para nós donas de casas fazer uma alimentação saudável e barata”, disse a dona-de-casa Ilanne Azevedo. 

O Programa Cozinha Brasil é uma proposta do Sesi que tem por objetivo promover a melhoria na qualidade da alimentação, com foco no aproveitamento integral dos alimentos. Durante os quatro dias de curso, as aulas foram ministradas pela nutricionista, Isabela e pela cozinheira Lúcia para três turmas de 40 alunos cada nos seguintes horários das 13h às 3h, das 3h às 6h e das 7h às 22h20. 

Durante as aulas teóricas e práticas, os alunos recebem orientações de como obter a higiene necessária na manipulação dos alimentos, noções básicas sobre como congelar e descongelar a comida, elaboração de cardápios, dicas culinárias e economia doméstica.

Confira mais fotos do evento: