quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Chico César aceita convite e vem conhecer a terra do Poeta Inácio



No último domingo, 13 de fevereiro de 2011, o Secretário de Cultura do Estado da Paraíba Chico Cesar, esteve presente às 15:00hs, participando de uma reunião com artistas e representantes de movimentos culturais da cidade de Patos e região, na Fundação Ernâni Sátiro Tendo como objetivo resgatar e valorizar as culturas locais.
 
Estiverem presentes a Secretária de Cultura do município Josineide Gomes Marques, O Secretário de Ação Social Lindeílton Leite, o diretor de Cultura Nenezim Pereira e o Antropólogo Toni Martins. 

O evento procedeu de maneira sucinta, porém muito proveitoso a todo publico ouvinte, em que foi assegurado a oportunidade de expressar projetos culturais a serem desenvolvidos no Município.  O Secretário Lindeílton Leite em sua explanação falou do potencial Cultural do Município através da Historia de Inácio da Catingueira. Como também do desejo de serem desenvolvidos novos projetos em que tem como principal objetivo resgatar a cultura local do referido município.

Ainda em suas colocações Lindeilton Leite falou da necessidade do Governo do Estado apoiar o Antropólogo Tonis Martins que veio da Espanha para Catingueira visando resgatar a história de Inacio da Catingueira, no qual o mesmo tem um projeto para criação de um Museu, cujo irá mostrar a História do Poeta e escravo Inácio da Catingueira.

Também enfatizou a história da banda cabaçal que tem mais de 200 anos de tradição, a comunidade quilombola do Cúrtume que ainda não é reconhecida, o resgate da banda filarmônica, O desenvolvimento do grupo de teatro Diamantes Negros e outros.

E por fim  convidou o Secretario de Cultura Chico Cesar, para visitar Catingueira, e conhecer a História cultural do Município. Em que o mesmo se comprometeu a visitar nossa cidade, deixando a cargo da Secretária de Cultura Josineide Marques a data de sua visita ao Município, como também  prometeu apoiar os projetos culturais do Município.

Ascom
Secretaria de Cultura

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Chico César aceita convite e vem conhecer Catingueira

No último domingo,13, o Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, esteve presente às 15:00hs, participando de uma reunião com artistas e representantes de movimentos, na Fundação Ernâni Sátiro, no município de  Patos.

Neste evento se fizeram presentes o Secretário de Ação Social do município de Catingueira-PB, Lindeílton Leite, juntamente com a Secretária de Cultura Josineide Gomes Marques, o diretor cultural Francisco Pereira Lopes e o Antropólogo Toni Martins. 

Representatividade que se consolidou com a reivindicação do secretário Lindeílton por mais reconhecimento aos artistas regionais e incentivos governamentais aos projetos artistico-culturais do pólo sertanejo. Durante suas explanações convidou,ainda, o Secretário a fazer uma visita e conhecer à terra do poetae repentista Inácio e da Banda Cabaçal. Apelo que foi entendido com bons olhos por Chico César que ratificou o convite prometendo vir à Catingueira assim que o grupo municipal agendasse.

O dia para a visitação ilustre, ainda não, foi confirmado, visto que a equipe cultural do município esta averiguando a melhor data para vinda de Chico, mas o convite foi aceito e a promessa reiterada durante conversações posteriores a reunião. “ Estamos felizes por ele ter confirmado nosso propósito cultural e sua vinda à Catingueira será muito proveitosa para os artistas locais. Estamos, vendo a melhor data para entrarmos em contato com sua secretária, pois ele já nos adiantou sua disponibilidade de agenda, só precisamos confirmar quando chegarmos ao consenso do melhor dia”, disse Lindeílton Leite a nossa redação.
Catingueira Net

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Catingueira: Alunos do Peti recebe doação de centenas de livros do Banco Itaú



Como forma de incentivo a leitura, a Fundação Itaú Social, ligada ao Banco Itaú, entregou na tarde da última quinta-feira (03/02), no prédio da Secretaria de Ação Social de Catingueira, 400 livros infantis que foram entregues aos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
O Pedido dos livros foi feito pessoalmente pelo Secretário de Ação Social do município, Lindeilton Leite ao Banco Itaú que de imediato atendeu esta demanda da secretaria municipal.
O Secretário de Ação Social Lindeilton Leite dissertou sobre a importância da leitura, no processo de educação e construção do indivíduo.

“Na qualidade de educado defendo a idéia que nos só vamos mudar a sociedade, se de fato investimos seriamente na educação, a educação ela abre portas, ela cria expectativa, ela cria futuro e nada mais apropriado em se tratando do futuro do que incentivarmos nossos alunos a leitura, e eu já conheço o material, já li, é um material de muita qualidade e eu tenho certeza que este material contribuirá muito para que nós formemos cada vez mais verdadeiros cidadãos de nosso município, quero agradecer o banco Itaú por ter atendido nosso pedido”, relata o Secretário de Ação Social Lindeilton Leite.

No município de Catingueira o PETI atende mais de 100 crianças em dois turnos com o objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho perigoso, insalubre e degradante, possibilitando o seu acesso as ensino e a permanência e o bom desempenho escolar.

Ascom/Semas

Confira mais fotos: 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Secretaria de Ação Social de Catingueira cria Ouvidoria


Já está em funcionamento na Secretaria Municipal de Ação Social de Catingueira a ouvidoria, cujo objetivo é, segundo a ouvidora Ozanete Soares, “estreitar a relação entre a secretaria e os usuários", que podem acessar o serviço pessoalmente, por telefone ou via Internet.

Com o novo canal de comunicação entre os usuários e a Secretaria de Ação Social é possível fazer críticas, apresentar reclamações, elogios e tirar dúvidas. Para entrar em contato com a ouvidoria, o usuário pode telefonar para 99870173, enviar um email para ouvidoria.semas@hotmail.com ou comparecer pessoalmente, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17 horas, no prédio da Secretaria de Ação Social, sala da Ouvidoria.

O Secretario informou que não é preciso se identificar, mas registrar também os dados pessoais são importantes. “Caso os usuários se identificam podemos dar a resposta diretamente a ele, em no máximo três dias úteis”, afirmou Lindeilton Leite.

“Com a Ouvidoria teremos um canal de dialogo permanente entre a Secretaria de Ação Social e a população, que será muito importante para eficientização dos serviços”, Concluiu o Secretário.

Ascom/Semas