quinta-feira, 30 de abril de 2009

Governo do Estado Decreta Situação de Emergência em Catingueira


O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe no último dia 26 de abril a publicação do decreto de Situação de Emergência do Município de Catingueira. O Decreto foi assinado pelo governador do Estado da Paraíba Jose Maranhão já que o prefeito interino Odir Borges já havia assinado o decreto em âmbito municipal. O motivo do Decreto está relacionado com as enchentes deste ano de 2009 que vêm trazendo grandes prejuízos às comunidades carentes do município.
Decreto nº 30.278 de 24 de abril de 2009Homologa o Decreto nº 001/2009, da Prefeitura Municipal de CATINGUEIRA - PB, que decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA nas áreas atingidas por ENXURRADAS ou INUNDAÇÕES BRUSCAS e dá outras providências.

Câmara de Igaracy concede título de cidadão igaracyense ao nutricionista Rucenato Gomes


Na sessão da última sexta-feira (24) a Câmara Municipal de Igaracy concedeu, após aprovação por unanimidade, Título de cidadão Igaracyense ao premiado nutricionista natural de Catingueira-PB José Ruclenato Gomes da Silva (foto com o presidente Lula).A propositura foi apresentada, no dia 01 deste mês, pelo vereador Lídio Carneiro.
O título concedido à Ruclenato Gomes, que é ex - secretario de saúde de Igaracy, não encontrou rejeição entre os membros do legislativo-mirim local. "É justo que a Câmara Municipal de Igaracy reconheça e conceda Título de Cidadão Igaracyense a José Ruclenato Gomes da Silva, por ter relevantes serviços prestados ao nosso municio, no que diz respeito a tramitação dos processos de implatações e ampliações do CEO (centro de especialidades odontológicas), LRPD ( Laboratorio de Proteses Dentárias), PSF, ACS e tramitando no ministerio da saude um CAPS TIPO I", disse o vereador Lídio Carneiro.
Nutricionista da cidade de itaporanga, em novembro de 2007 Ruclenato Gomes recebeu em Brasília o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar (na categoria eficiência nutricional) concedido ao Município de Itaporanga, único do Nordesre a ganhar o referido prêmio nessa categoria. A premiação aconteceu no Hotel Blue Tree em Brasília – DF, no dia 25/10/2007, às 12h30, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , além de ministros e empresários.

sábado, 25 de abril de 2009

Confira o destaque de catingueira publicado hoje no JP


Confira a seguir a Página, dete sábado (25), Destaque da cidade de catingueira publicada quizenalmente no Jornal da Paraíba, sob a tutela do correspondente/competente Franquim Silva (Quinca Remígio):


Catingueira I

O prefeito Odir Borges conseguiu na semana passada uma audiência com o governador José Maranhão. Na pauta foi tratada a ajuda aos desabrigados pelas chuvas, infraestrutura para a cidade e a reconstrução das estradas. Odir avaliou o encontro como positivo.

Catingueira II

Edvan Félix de Souza venceu uma das etapas de seu processo. Após sair da prisão, o próximo passo é provar sua inocência e vai ficar à disposição da Justiça para oferecer todas as provas necessárias ao processo. Ele agradeceu emocionado o apoio da população e da família.

Catingueira estar inclusa na lista Comitê Gestor do Programa Garantia Safra.


Em virtude das mudanças publicadas no Decreto nº. 6.760 de 05 de fevereiro de 2009, que regulamenta os critérios para pagamento dos benefícios do Programa Garantia Safra, a partir da safra 2008/2009 não haverá necessidade do reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade publica municipal, por parte da Defesa Civil Nacional (seja decreto por excesso hídrico ou por estiagem).De acordo com a Coordenação Estadual do Programa, os municípios aderidos deverão comunicar as possíveis perdas das culturas cobertas, através de formulário próprio (Comunicação de Ocorrência de Perdas – COP-GS disponível site www.mda.gov.br/saf), juntamente com Ofício endereçado à Coordenação Nacional do Programa com cópia para a Coordenação Estadual. Dos 151 municípios aderidos na safra 2008/2009, Catingueira estar inclusa na lista dos 93 municípios da primeira região definida pelo Comitê Gestor do Programa Garantia Safra, com período de plantio entre os meses de janeiro a março, que têm até o dia 1° de maio para enviar o referido formulário. O Programa Garantia Safra visa garantir uma renda mínima de R$ 550,00, paga em 05 parcelas mensais de R$ 110,00, para os agricultores familiares aderidos da região do semi-árido, que tenham perdido 50% ou mais de suas safras em decorrência de estiagem ou excesso hídrico. As culturas cobertas são: milho, feijão, arroz, algodão e mandioca.

Catingueira: decretada situação de emergência

Quatro municípios do Sertão, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, terão estado de emergência decretado. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (24) pela Defesa Civil, os decretos serão homologados pelo governador José Maranhão até segunda-feira (28). Serão considerados em estado de emergência os municípios de Sousa, São João do Rio do Peixe, Catingueira e Poço Dantas.Os prefeitos dos quatro municípios assinaram os decretos, que já se encontram na capital para a homologação do governador, que vai encaminhar a Brasília para o reconhecimento por parte do governo federal.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prefeito Edivan Felix é recebido com festa em Catingueira

O Prefeito, José Edivan Félix chegou ao final desta quinta-feira na cidade de Catingueira sendo recepcionado por uma multidão que junto com ele sai em passeata pelas as principais ruas da cidade com destino a casa do ex-prefeito dão de candú, onde várias lideranças políticos e correligionários o aguardavam com muita expectativa.
O prefeito falou com exclusividade para o blog tudo sobre catingueira, sobre sua prisão no último dia vinte (20) de abril e sobre as novas medidas a serem adotadas com relação as fortes chuvas que aconteceu no município deixando várias famílias desalojadas e desabrigadas na cidade.
Edivan Félix disse que a sua prisão foi ilegal, tenho a consciência tranqüila que não fiz nada de errado e vou prova na justiça que sou inocente frisou o prefeito .
Em relação às perdas que o município teve com as fortes chuvas irei a Brasília em busca de recursos para ajudar as famílias atingidas.
Por fim o prefeito acrescentou que continuara trabalhando com sempre fez em beneficio do povo catingueirense.

Quem também esteve em audiência concedida pelo governador José Maranhão (PMDB) foi o prefeito da cidade de Catingueira, Odir Pereira Borges, e o líder peemedebista em Coremas, Lucrenato Júnior que é diretor do Hospital local.Eles estiveram acompanhados da deputada estadual Francisca Mota (PMDB), e foram ao governador, nesta quinta-feira (22), agradecer pela pronta ajuda às famílias atingidas pelas chuvas nos últimos dias.
“Foi um gesto de gratidão pelos benefícios levados aos desabrigados, quando o Governo do Estado se fez presente com todo o apoio e tomando providências, inclusive junto ao governo federal, com pedido de socorro”, afirmou a parlamentar.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Agradecimentos do Blog

Todos sabem do meu desejo de ver a cidade de Catingueira prosperar cada vez mais seja através do poder público seja através da sociedade civil organizada, além disso, é notório o carinho e amor que sinto por essa cidade, da qual faço parte.

A responsabilidade de escrever diariamente uma coluna virtual é grande e de uma responsabilidade tremenda.

Recebi a notícia que várias matérias do meu blog estavam sendo divulgadas por vários jornais, saites e blog da Paraíba como, por exemplo, jornal da Paraíba, patosonline, itaporaga.net, blog ricardopereira, blog garimpandopalavras entre outros, com muita emoção.

Para mim a imprensa é, por excelência, o instrumento de informação e fiscalização na sociedade moderna. Nessa mesma sociedade, populariza-se a rede mundial de computadores, permitindo comunicação em tempo real, em qualquer ponto do globo. Assim pode qualquer cidadão, pela mídia digital, direcionar seu trabalho a comunidades específicas de uma forma muito mais ágil.

E aqui estou para desenvolver um trabalho sério e imparcial, contribuindo para o desenvolvimento e a conscientização política de nossa cidade.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prefeito de catingueira requere outra licença

Na noite desta segunda-feira, (20) o líder da situação na Câmara municipal de catingueira, vereador Josivan Marques, comunicou à imprensa que o Prefeito licenciado do Cargo Edivan Felix protocolou na sede do poder legislativo municipal novo pedido de licença agora por um período de até trinta (30) dias.

Segundo informou o vereador, como o pedido de habes corpos impretado pelos advogados do prefeito no STJ ainda não teve nenhum resultado, aguardando o parecer do Ministério Público Federal, o prefeito achou por bem tira uma nova licença do Cargo, enquanto aguarda uma decisão da justiça.

O vice-prefeito Odir Borges que assumiu o cargo desde do dia sete (07) de abril, continua na chefia do executivo municipal até a decisão da Ministra Maria Thereza de Assis Moura relatora do habes corpos no STJ.

Estado vai estender ajuda humanitária para Catingueira

População atingida pelas chuvas em Catingueira receberá ajuda humanitária do Governo do Estado


As ações emergenciais do Governo do Estado para atender famílias que sofreram em conseqüências das chuvas deverão serão estendidas para o município de Catingueira, também castigado pelas chuvas e que deixou 24 famílias desalojadas e outras oito desabrigadas.

Para esta segunda-feira, 20, segundo revelou o prefeito do município, Odir Pereira, o Governo do Estado estará enviando vacinas contra hepatite, DP e gripe. Segundo Odir, o material será suficiente para atender a população atingida.


O anúncio da ajuda foi feito pelo gerente executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Sinval Pinheiro Borges. Ele esteve pessoalmente, acompanhado de técnicos da Defesa Civil estadual, verificando as áreas mais atingidas pelas chuvas em Catingueira.

As famílias desabrigadas estão alojadas na casa paroquial e em casas de famílias. Acompanhado do prefeito do município, Odir Pereira e do pároco da cidade, Fabrício Dias Timóteo, o gerente da Defesa Civil estadual conversou com os desabrigados, visitou o conjunto construído pela gestão passada às margens de um rio e do esgoto sanitário da cidade e ainda verificou as condições em que se encontra a barragem localizada no município.


O prefeito Odir Pereira informou ao coronel Sinval que tomou medidas emergenciais como a distribuição de alimentos, mantimentos, leite para as crianças, botijão de gás e ainda determinou a vacinação da população residente às margens do rio.
Para quarta-feira, 22, o prefeito informou que vai entregar, por solicitação do coronel Sinval, relatório da situação naquela cidade, com a relação das famílias atingidas, como também dos danos causados pelas chuvas do início da semana passada.

SESSÃO DIA 11 DE ABRIL DE 2009

Foram apresentados os seguintes requerimentos na câmara Municipal de Catingueira-PB

Da vereadora Maria Helena Gomes Fausto e Martins-PSL
Requerimento nº. 05/2009
Solicitando da secretária de Segurança Pública do Estado da Paraíba uma viatura policial para a cidade de catingueira – PB

Requerimento nº. 06/2009
Solicitando do Prefeito implantação de aulas de informática nas oitavas séries do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Catinguiera-pb

Requerimento nº. 07/2009
Solicitando á Cagepa dois Chafarizes na comunidade Torrões e Sabão.

Requerimento nº. 08/2009
Solicitando da presidente da casa “Severino Tibúrcio de Sousa” a leitura de versículos Bíblicos no início de cada sessão ordinária

PROJETO DE LEI nº. 03/2009
Autora: Maria Helena Gomes Fausto e Martins
Assunto: Titulo de cidadania ao Padre Fabrício

Voto de Aplauso nº. 02/2009
Autora: Maria Helena Gomes Fausto e Martins
Assunto: Um voto de aplauso ao comandante do destacamento policial da cidade de Catingueira-PB, Sargento Valmir em reconhecimento ao eficiente trabalho que vem realizando a frente dessa corporação neste Município.

Atenção: Os outros dois requerimentos apresentados pelo vereador Vivino não foram enviados ao Blog.

Defesa Civil visita famílias desabrigadas em catingueira



Acompanhado do prefeito do município, Odir Pereira e do pároco da cidade, Fabrício Dias Timóteo, o gerente da Defesa Civil estadual conversou com os desabrigados, visitou o conjunto construído pela gestão passada às margens de um rio e do esgoto sanitário da cidade e ainda verificou as condições em que se encontra a barragem localizada no município.
O prefeito Odir Pereira informou ao coronel Sinval que tomou medidas emergenciais como a distribuição de alimentos, mantimentos, leite para as crianças, botijão de gás e ainda determinou a vacinação da população residente às margens do rio.Para quarta-feira, 22, o prefeito informou que vai entregar, por solicitação do coronel Sinval, relatório da situação naquela cidade, com a relação das famílias atingidas, como também dos danos causados pelas chuvas do início da semana passada.
O coronel Sinval informou ainda que as ações emergenciais promovida pelo governo do Estado da Paraíba para atender as famílias que sofreram prejuízos com as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias serão estendidas para o município de Catingueira, também castigado pelas chuvas e que deixou mais de 20 famílias desabrigadas.

sábado, 18 de abril de 2009

Obama diz que Brasil é "peça-chave no mundo" e que quer ser parceiro de Lula


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista à rede de TV CNN em espanhol que "os tempos mudaram" e que, agora, o Brasil "é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário internacional". O presidente americano disse ainda que ele e Lula, "deveriam ser parceiros"."Minha mensagem mais importante é a de que vivemos no século 21. Os tempos mudaram. Um país como o Brasil é uma potência econômica e uma peça-chave no cenário mundial. A minha relação com o Presidente Lula é a de dois líderes que têm grandes países, que estão tentando resolver problemas e criar oportunidades para nossos povos, e nós devemos ser parceiros. Não existem parceiros sênior e parceiros junior."Obama destacou a importância que percebe no Brasil ao comentar a desconfiança com que os latino-americanos veem os EUA. Nesta quinta-feira, o presidente iniciou uma visita oficial ao México --a sua primeira, na América Latina. De lá, ele irá a Trinidad e Tobago, participar da 5ª Cúpula das Américas ao lado dos outros 33 líderes do continente."Não quero exagerar no grau do sentimento antiamericano. Eu acho que essas coisas têm altos e baixos", afirmou Obama. "Há uma tradição de preocupação em relação ao rigor dos EUA nas políticas direcionadas à América Latina. E isso não apareceu só no governo Bush. Isso data da doutrina Monroe."Os laços entre Obama e Lula apareceram ainda antes da eleição do americano, no final do ano passado, quando Lula declarou apoio à candidatura dele. Menos de uma semana depois da posse, Obama telefonou para Lula e o convidou para ir à Casa Branca, em março, convite que o Lula aceitou e cumpriu --foi apenas o terceiro líder a visitar Obama.Dias depois, na reunião do G20, em Londres.

Governo Lula reduz em até 10 pontos porcentuais IPI sobre geladeira e fogão

O Presidente Lula reduziu nesta sexta-feira o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) da chamada linha branca: geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos.As alíquotas do IPI, vão de 15% para 5% para as geladeiras, de 5% para 0% nos fogões, de 20% para 10% para as máquinas de lavar, e de 10% para 0% para os tanquinhos. As mudanças saiu no "Diário Oficial" da União de ontem e valerão por três meses.O governo publica na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União mais uma medida para conter os efeitos da crise financeira internacional e estimular a economia. O Decreto n.º 6.823 isenta novas mercadorias do setor da construção civil da cobrança do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).Segundo o decreto, a isenção entre em vigor a partir desta sexta-feira e tem validade até 16 de julho de 2009, quando voltam a vigorar as alíquotas anteriores.ConstruçãoO texto inclui telhas de aço, ladrilhos e placas para pavimentação ou revestimento, cadeados, fechaduras e ferrolhos, chaves, torneiras, válvulas, artigos para canalização, caldeiras e reservatórios.Além disso o governo também incluiu na lista de alíquota zero de IPI as misturas betuminosas à base de asfalto ou de betume naturais, de betume de petróleo, de alcatrão mineral ou de breu de alcatrão mineral. Esses componentes são geralmente utilizados para pavimentação. (A Folha publicou aqui uma listinha dos materiais da construção desonerados )

Município de Catingueira vai receber “extra” mais de R$ 58 mil no FPM


O município de catingueira vai receber um aporte extra na ordem de R$ 58.081,77 mil, como repasse do governo federal para compensar as perdas registradas com as sucessicas reduções das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos últimos meses. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que praticamente todas as prefeituras paraibanas serão contempladas no pacote de R$ 658,7 milhões destinado a salvar os cofres das cidades.
Aqui no Vale do Piancó os municípios vão receber um total de R$ 1.355.241,30 milhão, distribuidos da seguintes forma: Itaporanga e Conceição, R$ 116.163,54 mil cada; Coremas e Piancó, R$ 96.802,95 mil cada; e os outros 16 municípios R$ 58.081,77 mil cada, são eles: Aguiar, Boa ventura, Catingueira, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho d'Água, Pedra Branca, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Veja o que cada municpio receberá, de extra, na cota do FPM
O pacote de ajuda aos municípios, que foi divulgado pelo governo federal na segunda-feira (13) - deverá realizar o aporte de para compensar as perdas dos municípios brasileiros com relação à transferência dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no 1. trimestre de 2009. Como o pacote prevê o piso com os valores nominais do FPM em 2008 (valores reais, corrigidos pela inflação, não foram considerados), a transferência de R$ 12 bilhões e 460 milhões - mesmo valor depositado do 1º trimestre do ano passado – deverá ser garantida.
Em virtude da queda da arrecadação dos tributos – IPI e IR – que compõem o FPM, municípios receberam a quantia de R$ 11 bilhões e 801 milhões no primeiro trimestre de 2009, queda de 9,5

Decreto amplia de R$ 120 para R$ 137 limite de renda de beneficiários do Bolsa Família


Está publicada na edição de ontem(17) do Diário Oficial da União a elevação da renda das pessoas atendidas pelo Bolsa Família. O Decreto n.º 6.824 amplia de R$ 120 para R$ 137 o limite da renda familiar mensal per capita dos beneficiários do programa, em situação de pobreza, e para R$ 69, os que se encontram em extrema pobreza.Com isso, em 2009, o governo gastará com o programa R$ 549 milhões a mais. O total que seria pago pelo Bolsa Família neste ano, calculado em R$ 11,8 bilhões, passou, com o aumento, para R$ 12,3 bilhões. A estimativa do ministério é de que mais 1,3 milhão de famílias tenham direito a receber o benefício.A decisão política de ampliar o programa foi tomada em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além de técnicos da área econômica.(Ag Brasil)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Prefeito de catingueira deve tirar outra licença


Caso o pedido de Habes Corpos impretado pelos advogados do Prefeito Edivan Felix não seja julgado até amanhã no STJ, ele deverá tira outra licença.
Isso por que a primeira licença apresentada pelo prefeito dia três de Março para um período de afastamento de até 15(quinze) dias se vence amanhã.
Caso o pedido de licença seja confirmada o prefeito interino Odir Borges que assumirá o executivo com a primeira licença deverá continuar no cargo.
Em entrevista ao blog a assessoria do prefeito Edivan Felix afirmou que os advogados estão confiantes em um resultado positivo a qualquer momento.


Despacho da Ministra relatora determinando vista ao Ministério Público Federal




Veja com exclusividade o despacho da Ministra relatora com relação ao pedido de Habes Corpo empretado pelos odvogados do Prefeito Edivan.


HABEAS CORPUS Nº 132.162 - PB (2009/0055135-3) RELATORA : MINISTRA MARIA THEREZA DE ASSIS MOURAIMPETRANTE : BÓRIS TRINDADE E OUTROSPACIENTE : JOSÉ EDVAN FÉLIX (PRESO)PACIENTE : TEÓCLITO GOMES CALDAS (PRESO)PACIENTE : JOSÉ HAMILTON REMIGIO MARQUES DE ASSIS (PRESO)DESPACHOTrata-se de habeas corpus, com pedido liminar, impetrado em favor de JOSÉ EDVAN FÉLIX (Prefeito Municipal de Catingueiras - PB), de TEÓCLITO GOMES CALDAS e de JOSÉ HAMILTON REMIGIO MARQUES DE ASSIS, apontando como autoridade coatora juiz federal convocado pelo Tribunal Regional Federal da Quinta Região, relator do inquérito policial nº 2075-PB (processo nº 2008.82.02.001430-0).Consta dos autos que os pacientes estão presos desde 20/03/2009, pois a autoridade apontada como coatora, atendendo à representação da autoridade policial, nos autos de inquérito instaurado para apurar possível ocorrência dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional previstos nos artigos 19 e 21 da Lei nº 7.492/86, decretou a prisão preventiva dos pacientes.A autoridade policial, na representação formulada (fls. 17/41), fez referência à existência dos crimes de falsidade ideológica (art. 299, CP), formação de quadrilha (art. 288, CP) e apropriação indébita previdenciária (art. 168-A, CP), além de obtenção fraudulenta de empréstimos em instituição financeira (art. 19 da Lei nº 7.492/86).O decreto da prisão preventiva dos pacientes, formalizado em seis laudas, assim dispôs, no que pertine:"A justificativa apresentada pela autoridade policial para o pedido de que se cuida concerne ao impedimento da 'repetição de condutas e, assim, de ampliação dos danos', dado que 'os crimes praticados pelos representados são de extrema gravidade, atentam diretamente contra o sistema financeiro, a previdência social e de forma indireta contra toda a sociedade' (fl. 427).Com efeito, 'há nos autos prova da existência dos crimes de falsidade ideológica (art. 299, CP), de obtenção fraudulenta de empréstimos em instituição financeira (art. 19, Lei n. 7492/86), de formação de quadrilha (art. 288, CP) e, ainda, de apropriação indébita previdenciária (art. 168-A, do Código Penal), todos punidos com pena de reclusão. Há de igual forma indícios suficientes de autoria e da concorrência dos criminosos já mencionados com os crimes em referência, pois as provas dos autos - documental e testemunhal - dão conta de que eles estabeleceram associação com o espúrio fim de obter vantagem ilícita' (fl. 427).Observe-se, outrossim, que o investigado JOSÉ EDIVAN FÉLIX, Prefeito do Município, 'tem intimidado as testemunhas, chegando a orientar algumas delas a alterar o teor de seus depoimentos já prestados, sendo inconteste o poder hierárquico e psicológico que exerce, enquanto Chefe do Poder Executivo, sobre os funcionários municipais' (fl. 436).Sobressai daí, também a necessidade de segregação provisória dos investigados, para a garantia da ordem pública e da instrução criminal.Sobre o ponto, adoto o excerto do parecer da Procuradoria Regional Documento: 5004767 - Despacho / Decisão - Site certificado - DJe: 17/04/2009 Página 1 de 3 da República, à fl. 443, no sentido de que 'a preservação da ordem pública não se restringe às medidas preventivas da continuidade delitiva, mas também à promoção de providências que visam o resguardo à integridade das instituições, à sua credibilidade social e ao aumento da confiança da população nos mecanismos oficiais de repressão às diversas formas de ofensa a bens jurídicos relevantes à sociedade, especialmente quando eventual atividade criminosa atinge diretamente o patrimônio público, como é o caso em testilha, atingindo em último plano toda a coletividade'". (fls. 54/55)Inconformada com a decisão, a defesa formulou pedido de reconsideração, o qual restou indeferido nos seguintes termos: "São ponderosas as razões que emprestam esteio à pretensão dos requerentes. Entretanto, penso que não têm o condão de ensejar a revogação da prisão preventiva decretada.Identificar a ausência de sinonímia entre empréstimo e financiamento, de modo a considerar que o mútuo demonstrado no inquérito, concretamente obtido junto às instituições financeiras, caracteriza-se apenas como empréstimo, e que tal não revela a conduta tipificada enquanto atentatória ao Sistema Financeiro Nacional, nos termos da lei, mormente porque não pactuado em face de bancos oficiais, é matéria controversa.Saber se a existência de prévio procedimento administrativo fiscal é imprescindível à demonstração da materialidade do delito de apropriação indébita previdenciária, ao ponto de ser considerada a única via para esse desiderato, é dizer, considerando imprestável o inquérito policial para tanto, também é questão que comporta dissenso.Penso, por agora, que não estão abaladas as premissas que elegi. Ao contrário, a decisão prolatada permanece hígida, pelos seus próprios fundamentos.Em rigor, as reflexões dos requerentes constituem matéria de alta relevância e que merecerão, a tempo e modo oportunos, o devido desate, sobretudo em face da instrução e julgamento posterior da causa. Agora, entrementes, em sede de juízo de delibação, não dão ensanchas à reforma da decisão constritiva da liberdade.Deste modo, indefiro o pedido de reconsideração". (fl. 69)É contra a manutenção da prisão dos pacientes que se insurge o impetrante neste mandamus.Aduz que não há qualquer controvérsia acerca do fato de não se considerar empréstimo como financiamento, para fins de incidência do tipo previsto no art. 19 da Lei nº 7.492/86. Invoca, no ponto, julgado desta Corte.Ressalta que a competência da Justiça Federal também não se justifica pela natureza das instituições financeiras, pois são privados ambos os bancos onde os empréstimos pessoais tidos como fraudulentos foram realizados.Refuta, também, a assertiva feita pela autoridade apontada como coatora de que comporta dissenso a necessidade de procedimento administrativo fiscal prévio para se apurar o delito de apropriação indébita previdenciária. Afirma não haver qualquer controvérsia acerca da questão.Assevera, ainda, que o inquérito policial não foi instaurado com o fim de apurar o delito previsto no art. 168-A do Código Penal e que "a il. delegada sequer atraiu tal delito, em seu relatório" (fl. 19).Sustenta, portanto, que, "inexistindo crime do art. 19 da Lei 7.492/86 e crime do art. 168-A do CPB, a incompetência da Justiça Federal é de visibilidade solar, por isso que o despacho baixado nela é manifestamente ilegal, autorizando a sua anulação, pela via do habeas corpus, ex vi do disposto no art. 648, inciso III, CPP" (fls. 10/11).Quanto aos demais crimes investigados, formação de quadrilha e falsidade ideológica, alega que, ainda que fossem verdadeiras as imputações, a competência para apuração das condutas seria da Justiça Estadual.Por fim, defende que a decisão que decretou a prisão preventiva dos pacientes "não atende à excepcionalidade da prisão antecipada", uma vez que "repousa na equivocada notícia de que o paciente José Edivan Felix tem intimidado as testemunhas, chegando a orientar algumas delas a alterar o teor de seus depoimentos já prestados" (fl. 11). Afirma que a notícia refere-se à denúncia anônima, não podendo, portanto, "balizar a prisão de ninguém" (fl. 13).Requer, liminarmente, a expedição de alvará de soltura em favor dos pacientes, para que permaneçam em liberdade até o julgamento final deste writ. No mérito, requer a confirmação da liminar, anulando-se o decreto de prisão preventiva, seja pela incompetência da Justiça Federal, seja pela falta de fundamentação idônea. É o relatório.Antes de me manifestar sobre a questão posta na presente impetração, entendo prudente que se encaminhem os autos ao Ministério Público Federal, com urgência, para parecer. Após, retornem os autos conclusos. Publique-se.Brasília, 14 de abril de 2009.Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA Relatora

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Secretária anuncia pagamento dos servidores

A secretária de finanças do município de catingueira Suênia Felix anunciou na manhã de hoje o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de março, segundo a secretária o pagamento será realizado no Banco do Brasil da cidade de patos por categoria començando pela adimistração seguido pela saúde e por último a educação e que os contra cheque dos funcionários serão entregues hoje a tarde na sede da prefeitura.

sábado, 11 de abril de 2009

Confira o destaque de catingueira publicado hoje no JP


Confira a seguir a Página, dete sábado (11), Destaque da cidade de catingueira publicada quizenalmente no Jornal da Paraíba, sob a tutela do correspondente/competente Franquim Silva (Quinca Remígio):
Catingueira:
O prefeito Edvan Félix passou o comando da prefeitura para o vice Odir Borges. Odir assumiu interinamente e prometeu continuar o trabalho de Edvan. Em sua fala, ele disse que Edvan é vítima de perseguição política e que a verdade logo aparecerá.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Banco Matone de réu a vilão

O Banco Matone não é apenas réu nas dezenas de processos e escândalos envolvendo prefeituras, câmaras municipais e políticos da Paraíba. O Ministério Público da Paraíba deu entrada, na quinta-feira (19) com uma ação pública na 3ª vara criminal acusando a instituição financeira gaúcha de “crime contra fé pública”.
O processo do Ministério Público contra o Matone é o de nº 20020090061017.
Entre as mais de 100 ações ajuizadas na Justiça da Paraíba, podem ser encontradas outras que foram movidas por servidores que se sentiram prejudicados, contra o Matone, com pedidos de indenização.
Atuação de banco gaúcho já está disseminada por toda a região Nordeste, em uma busca na internet, é possível verificar que o pequeno Banco Matone, do Rio Grande do Sul, já promoveu diversos empréstimos para prefeituras, em sua maioria localizada no interior do Nordeste, algumas com investigações da Polícia Civil e Ministério Público em andamento.

Maconha pode. Cigarro não!

Fernando Henrique Cardoso está viajando o "mundo" defendendo a descriminalização e liberação da maconha. Semana passada por exemplo, ele estava em Washington, participou do evento "Drogas e Democracia: Rumo a Um Novo Paradigma". Se a idéia de FHC obter sucesso, futuramente nossos filhos e netos, poderão tranquilamente fumar um cigarrinho do capeta em locais públicos e sem que sejam incomodados...
Mas...Quem gosta de uma tragada do cigarrinho legalizado, depois de um cafézinho, não pode!
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, por 69 votos a 18, o projeto de lei que bane o cigarro e derivados de tabaco. Isso signica que, você está proibido acender cigarro em condomínios e até em fumódromos. Quem gosta de acender um cigarro em bares ou restaurantes, terá de deixar o local. As áreas exclusivas de fumantes deixarão de existir. Na prática, só será permitido fumar em casa, na rua, O autor da proposta é o governador José Serra (PSDB)
EleitoreiroQuem melhor definiu até o momento a lei do José Serra foi a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia"Serra sempre se anunciou como o superministro da Saúde e continua no papel. Essa lei tem claro viés de plataforma para as eleições presidenciais de 2010", afirma Marcus Vinicius Rosa, diretor jurídico da Abresi, que junto com a Abrasel vai liderar as ações contrárias à lei aprovada pela Assembleia Legislativa na terça-feira .Essa lei tem claro viés de plataforma para as eleições presidenciais de 2010.
Resumo da ópera:
Fumar maconha você pode. Fumar cigarros está proibido por lei

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dr. Odir Pereira Borges é empossado Prefeito Municipal de Catingueira


Na tarde desta terça feira (07), foi realizada nas dependências no plenário da Câmara Municipal de Catingueira, a 2ª reunião extraordinária do exercício de 2009, a qual teve por principal objetivo a deliberação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 04/ 2009, que dispõe sobre a concessão de licença ao Prefeito Municipal de Catingueira para se afastar do município por período de até 15 (quinze) dias e dá outras providências. O projeto é de autoria da mesa diretora da Câmara, em razão do requerimento de autoria do senhor prefeito Edivan Félix, que solicitou da Câmara, uma licença de até 15 dias para resolver assuntos de interesse pessoal.
A sessão teve início com a leitura do requerimento enviando pelo prefeito Edivan a câmara, o qual pediu licença do cargo de prefeito. Em seguida, após a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo Nº 04/ 2009, a presidente da Câmara convidou o vice-prefeito Odir Pereira Borges, para se fazer presente no plenário o qual logo em seguida fez o seguinte juramento:
Em seguida o prefeito em exercício, já empossado, Odir Pereira Borges, assinou o termo de compromisso e posse, onde logo após, fez seu discurso de posse:

"Assumo neste momento provisoriamente os destinos desta cidade, assumo por uma ironia do destino devido ao afastamento, não por sua vontade, o prefeito Edivan, prefeito pela qual tive e tenho orgulho de fazer parte de sua chapa, e tenho orgulho de ser seu amigo pessoal, sei que os destinos sei que as dificuldades são inúmeras, mais a capacidade de superar dificuldades, superar obstáculos, é que diferencia os homens, e tenho certeza que superaremos juntos todas as dificuldades que vierem.
As prioridades do meu governo nesse curto período serão:o pagamento dos salários dos servidores a saúde e a educação.
Logo após a posse o prefeito Odir Borges fez um rapida reunião com os secretários municipais na seda da câmara para comunica as primeiras medidas.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Lula diz que municípios vão ter que "apertar os cintos"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (6) que fará uma reunião ainda essa semana para tratar da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e disse aos prefeitos que será preciso “apertar o cinto”.“Todos vamos ter que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como os municípios já morreram durante tanto tempo”, disse ao discursar na inauguração da usina de biodiesel da Petrobras, em Montes Claros (MG).Lula explicou que a queda no repasse do FPM é um reflexo da queda na arrecadação geral provocada pela crise financeira internacional e fez uma comparação. “Se uma mãe coloca feijão no fogo para cinco pessoas e chegam dez para comer, todo mundo vai ter que comer metade do que estava previsto.”Ele lembrou que o vice-presidente, José Alencar, e ministros já começaram estudos para amenizar as dificuldades das prefeituras. “Nós temos consciência de que se a prefeitura estiver mal a primeira coisa que vai ocorrer é o corte nos salários, a segunda é piorar a qualidade da educação, a saúde, a terceira é que o prefeito não vai ter dinheiro pra fazer obra.”Dados da Confederação Nacional de Municípios mostram que em março o repasse do fundo foi 14,7% menor do que no mesmo período de 2008. O fundo é resultado de repasse do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda. Com a crise, o governo zerou o IPI de alguns produtos para estimular as vendas.Houve também redução de alíquotas do Imposto de Renda. Em Montes Claros, o presidente inaugurou a terceira usina de biodiesel da Petrobras que tem capacidade de produzir 57 milhões de biodiesel por ano. Os investimentos para a construção da usina foram de R$ 95 milhões.Para fornecer matéria-prima para a produção do biodiesel foram contratados 8,2 mil agricultores familiares. A estimativa da Petrobras é de que o número chegue a 20 mil. A intenção é ainda estruturar um modelo de parceria com cooperativas de catadores e organizações não-governamentais no meio urbano para viabilizar o uso de óleos e gorduras residuais na produção de biodiesel.O presidente destacou o papel social do programa de biocombustíveis, afirmando que se não fosse determinada a compra de matérias-primas dos agricultores familiares, algum grande empresário venderia todo o necessário para produzir o biodiesel e assim não haveria a geração de emprego e renda para a agricultura familiar.Essa é a terceira usina de biodiesel inaugurada pela Petrobras, outras duas ficam em Candeias, na Bahia e Quixadá, no Ceará.

Diretores das escolas estaduais “Maria Gomes e Inácio da catingueira” serão nomeados até o fim de semana

O secretário estadual de Educação, Sales Gaudêncio, disse na tarde desta segunda-feira (6) que até o final de semana os diretores das escolas estaduais que estão sem comando serão nomeados. O secretário também revelou que o Governo do Estado irá realizar um concurso público para o preenchimento de vagas de professores da rede estadual, mas enquanto o concurso não for realizado, profissionais serão contratos para suprir a carência de professores das escolas estaduais. Já com relação ao pagamento do piso nacional de professores, Gaudêncio confirmou que o beneficio será pago pelo governo. Entretanto, adiantou que os pro-tempores não serão atendidos pela medida. “O beneficio não será estendido aos pro-tempores, por conta da questão da legalidade. Não podemos dá um passo maior que a perna, para que na tenhamos problemas no futuro”, disse.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

vice-prefeito será empossado


Na manhã desta segunda-feira, (06) a presidente da Câmara Municipal de Catingueira, vereadora Maria Solange Campos Leite, comunicou à imprensa que recebeu o pedido de afastamento do prefeito municipal, José Edivan Félix.
Questionada sobre os próximos procedimentos para posse do substituto, a presidente da Câmara, informou que o vice-prefeito Odir Borges já teria sido convocado e deverá ser empossado provisoriamente no cargo amanhã às 16h na seda do pode legislativo.

esporte


O estádio de Futebol Rivelino Edson, construído recentemente pela Prefeitura Municipal de Catingueira chega à fase de conclusão. Com as paredes levantadas e 100% (cem por cento) do gramado instalado, o espaço amplo será destinado à realização de grandes clássicos de futebol.O estádio tem o mesmo padrão de outros estádios da Paraíba, seguindo o mesmo conceito de conformidade com as normas exigidas pela Lei. O Prefeito Constitucional Edivan Félix disse que, “esse será um espaço de formação integral das pessoas, com a possibilidade de trazer alegria para as famílias”.Além do espaço amplo, fazem parte do projeto à construção de vestiários, arquibancadas e aquisição de refletores e bilheterias. Um sonho realizado.A construção de um novo estádio de futebol e um espaço para a realização de grandes eventos é uma reivindicação antiga dos moradores de Catingueira. O sonho começou a ser acalentado quando o prefeito Edivan Félix, abraçou a causa e a tornou realidade. “Lutamos muito para que esse momento chegasse”, relatou Edivan. “Estamos comemorando aqui em Catingueira a consolidação e o fortalecimento da comunidade a partir da criação de um ambiente democrático de educação e esporte para todos”, concluiu Edivan.

sábado, 4 de abril de 2009

Catingueira poderá receber águas do Velho Chico

Com a notícia que piancó será uma das cidades beneficiadas com o projeto de integração do Rio São Francisco com a construção de dois grandes canais que vão trazer água do velho Chico para abastecer os açudes da região do vale do piancó, vemos aumentar as possibilidades do açude do cego ser incluído nesse projeto, precisando apenas de um pouco mais de empenho das autoridades políticas do nosso município para que esse sonho possa ser realizado, mesmo catingueira não tendo tantos problemas com a falta de água durante a seca, esses recursos hídricos poderiam ser usados para desenvolver a economia da nossa cidade.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Barack Obama sobre Lula: "Esse é o cara!"


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (2), em Londres, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "político mais popular da Terra". Obama fez o comentário em uma roda de líderes mundiais, pouco antes do início da reunião do G20, em uma sala de conferência do Excel Center, em Londres.Um vídeo da BBC registra a cena em que os dois se cumprimentam. Obama troca um aperto de mãos com o presidente brasileiro, olha para o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e diz, apontando para Lula: "Esse é o cara! Eu adoro esse cara!".Em seguida, enquanto Lula cumprimenta Rudd, Obama diz, novamente apontando para Lula : "Esse é o político mais popular da Terra".Rudd aproveita a deixa e diz : "O mais popular político de longo mandato". "É porque ele é boa pinta", acrescenta Obama.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Oportunidade merecida







Mesmo com a crise mundial que tem afetado todos os órgãos sejam públicos ou privados principalmente com a redução dos empregos formais. O vice-prefeito de catingueira Odir Borges que exerce o cargo de diretor geral da maternidade de patos tem feito o possível para ajuda os catingueirenses que ainda sonha com um emprego de carteira assinada, nesses últimos dias dois cidadãos da nossa cidade foram contratados para trabalha naquela unidade de saúde: O senhor Chico de Epitácio na função de maqueiro e o senhor Damião conhecido popularmente por pelado na função de motorista. Esperamos que essas atitudes possam ser copiadas por outros catingueirenses que exercem funções em órgãos do Estado da Paraíba.

Quais projetos do município de catingueira serão aprovados pelo cooperar

O blog tudo sobre catingueira espera que o gestor do cooperar Plácido Pires lembre-se que é natural de nossa cidade quando for indicar quais subprojetos produtivos e de infrestrutura que serão aprovas e não esqueça das comunidades rurais da nossa cidade tais como: Mina do ouro,serra branca,condado,curtume,etc.Não podemos esquecer que carecemos de políticas públicas que incentive a produção local como forma de gera emprego e renda para nossos municípes.Por exemplo: Um fabrica de bolas para a zona urbana beneficiado as pessoas que fazem bola em nossa cidade;um projeto que possa beneficiar os assentamento como uma rede de abastecimento de água no PA da Pitombeira entre outros.

Banco Mundial investirá US$ 20,9 mi em projetos do Cooperar que tem como gestor Plácido Pires

A segunda etapa do Programa de Redução da Pobreza Rural, executado pelo Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, envolverá recursos da ordem de US$ 20,9 milhões, que serão investidos em cerca 800 subprojetos produtivos e de infraestrutura, beneficiando cerca de 40 mil famílias.A informação foi repassada ao governador José Maranhão pelo novo gerente geral de Projetos para o Nordeste do Banco Mundial, Edward Bresnyan, em audiência nesta quarta-feira (01) que também contou com a presença do consultor da instituição, Raimundo Nonato Caminha. O encontro aconteceu no Palácio da Redenção.O prazo máximo para aplicação dos recursos do Banco Mundial é de quatro anos. No entanto, segundo o gestor do projeto Cooperar, Plácido Pires é pretensão do governador desenvolver essa segunda etapa do Programa de Redução da Pobreza Rural até o final do próximo ano.O financiamento da segunda etapa do programa foi aprovada pelo Banco Mundial em outubro do ano passado, e resta agora o Congresso Nacional aprovar o empréstimo (cerca de 60 dias) para, em seguida, será assinado o convênio com o Governo do Estado.A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste que recebe a visita do novo gerente do Banco Mundial. Nesta quinta e sexta-feira, Edward Bresnyan e Raimundo Caminha seguem com Plácido Pires para o Sertão da Paraíba, onde verão in loco os projetos do Cooperar. A comitiva visitará os municípios de Monteiro e Patos. Nesse último, Plácido Pires fará uma reunião com técnicos e gerentes regionais, a exemplo do encontro realizado em Cabedelo, para traçar novas metas.

Alunos do ensino médio da escola “Maria Gomes” terão merenda escolar

Os alunos do ensino médio da escola Maria Gomes da Conceição serão beneficiados com a medida provisória (MP 455/09) editada pelo presidente lula que estende a merenda escola aos estudantes do nível médio. De acordo com o MEC, o número de estudantes atendidos subiu de 34,6 milhões em 2008 para 41,9 milhões em 2009, e o investimento na merenda saltará de R$ 1,49 bilhões para R$ 2,02 bilhões neste ano.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Catingueira é contemplada com recursos do PAC

O município de catingueira foi contemplado através das obras do PAC (programa de aceleração do crescimento) do governo lula com um convênio no valor de R$ 250.0000 através do ministério da Saúde para construção de 15 casas com uma contra partida da prefeitura de R$ 7.731,96. Cada residência construída terá um valor em média de R$ 17.000, as famílias beneficiadas com o projeto serão aquelas que moram em casa de taipa e que já foram cadastradas pela equipe da prefeitura. Segundo informações do ministério da saúde o objetivo do convênio é a melhoria habitacional para controle da doença de chagas, o processo de licitação já começou e as construções deveram começar em abril.