terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Serra tem vergonha de dizer que é candidato do Fernando Henrique?


Alguém aí já ouviu o presidenciável José Serra dizer, alto e bom som, que é candidato do  ex presidente Fernando Henrique Cardoso? Certamente não. Pode-se até justificar essa atitude,  mas, bater no peito e anunciar que é Fernando Henrique até debaixo d'água, isso  Serra não faz.E mais, Nem o Serra banca o Fernando Henrique. Não manifestou apreço por nenhum dos dois  artigos.

Ontem, em recado direto aos tucanos, Fernando Henrique reforçou que o partido não deve temer a comparação das ações de seu governo com a atual administração.O pré-candidato do PSDB tem que assumir definitivamente que precisa do apoio de seu amigo Fernando Henrique. Para vencer ou para perder. Sair por aí defendendo as políticas tucanas, e não só a sua quando esteve no Ministério da Saúde como tem feito nos comicios. Segundo interlocutores do governador, é um erro o ex presidente dar largada na campanha desmentindo críticas do PT. A avaliação é de que, se restrita aos jornais, a discussão não provocará dano à candidatura tucana, desde que encerrada agora.

PT

A estratégia de relacionar Serra à gestão FHC, está correta. Recentes pesquisas mostram que, quando o nome de José Serra é ligado ao nome de Fernando Henrique Cardoso, a rejeição é muito maior

Politicamente, as criticas de Fernando Henrique Cardoso acabam favorecendo Lula. Por alguns motivos: Lula tem uma ótima avaliação pessoal e de governo; FHC não. Lula tem o poder, a caneta e os meios para conseguir amplos espaços na mídia. FHC não tem mais. Se ao Lula fosse permitido, poderia se rereeleger. FHC, hoje, não teria a mínima chance.

“Enquanto a oposição não falar o que quer fazer para o Brasil daqui para a frente, nós só temos que comparar com o que eles fizeram. A única coisa que foi dita é que querem acabar com o PAC, mudar a meta de inflação, mexer na taxa de câmbio, rever juros”

Cientistas  avaliam Fernando Henrique na imprensa

Ao criticar a ministra Dilma Rousseff, o expresidente Fernando Henrique assume um vazio na articulação do governador José Serra (PSDB) para a campanha presidencial deste ano.

Roberto Romano, professor de ética e política da Unicamp, dise para o jornal O Globo que FH parte para o ataque para cobrir uma falha de estratégia do PSDB nesta campanha. Segundo ele, Fernando Henrique tenta proteger o partido e seus dois governos ao perceber a falta de coordenação dos tucanos.

Para Romano, caso Serra continue silencioso diante das críticas de Lula, pode parecer que o candidato do PSDB à sucessão não tem tanta força para assumir uma campanha como esta.

— É preocupante o padrinho de Serra ter que vir constantemente a público defender o seu governo. O tempo pode passar, e o PSDB pode não conseguir revidar os ataques do atual governo. O pescador precisa saber o momento exato para lançar a rede e fisgar o peixe mdash; diz Romano.

Para Marco Antonio Vila, historiador da Universidade Federal de São Carlos, desde que deixou o governo, Fernando Henrique não encontrou uma pessoa que pudesse defendêlo dos ataques do PT

Para o professor de sociologia da Unicamp Ricardo Antunes, o PSDB se mostrou com pouca capacidade de se defender das críticas do atual governo, o que levou Fernando Henrique a tomar uma postura mais agressiva em relação a Lula.

— Fernando Henrique sabe que a ausência de um candidato oficial do PSDB só fortalece a ministra Dilma. A prova disse é que a candidata de Lula cada vez mais sobe nas pesquisas eleitorais — afirma Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário