terça-feira, 22 de junho de 2010

Fundação lança coletânea de poetas populares regionais

Vale: 
PoesiasO primeiro concurso de poesia da Fundação José Francisco de Sousa, realizado no final de 2006, resultou no livro “Vale: rimas e reflexões”, que será lançado pela entidade no próximo dia 25, uma sexta-feira, a partir das 20h, no recinto da Câmara Municipal de Itaporanga.
A obra poética foi uma das propostas do certame literário e reúne os dezesseis melhores trabalhos, mas somente agora, quatro anos depois, a Fundação reuniu condições para publicá-la graças ao apoio do Mais Cultura (Ação Microprojetos Culturais), do Governo Federal.
O livro será distribuído gratuitamente pela Fundação José Francisco de Sousa nas bibliotecas públicas, centros culturais e em escolas de todo o Vale.
 
Estudantes, professores e demais pessoas interessadas no livro poderão adquiri-lo sem qualquer custo financeiro na biblioteca da Fundação. Mas parte dos livros será doada aos autores, que distribuirão seus exemplares da forma como quiserem.
 
O evento de lançamento da obra vai reunir os dezesseis autores e seus familiares, além da comunidade estudantil, professores, autoridades, literatos de toda região e o público em geral.

Os poetas e poetisas cujas obras deram vida ao livro são Demir Cabral, José Onildo Mendonça Pinto, Jucemar Severino de Sousa, J. Sousa, Maurício Gabriel dos Santos, Valterivam Freire de Sousa, José William Fernandes de Figueiredo e Joãozito (Itaporanga); Emmanuela Maria Nunes Freitas (Piancó); Jordânio Inácio Marques, Benício Inácio Pereira Neto e Manoel José de Sousa (Santana de Mangueira); Manoel Gomes de Sousa (Curral Velho); Francisca Regiane de Souza, Jefferson Morais Farias e Maria Verônica Valdivino (Aguiar).

O livro traz uma variedade de gêneros poéticos: cordel, lírico, moderno, romântico e uma contundente crítica social. Foi editado e está sendo impresso na gráfica Flex, em Itaporanga, e tem apresentação do jornalista Sousa Neto, atual presidente da Fundação, e prefácio do jornalista e escritor Paulo Conserva.
A obra é um importante registro para a literatura regional e, ao mesmo tempo, uma fonte de incentivo e inspiração para novos valores da nossa poesia.
Por: Itaporanga Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário