Terá inicio, no próximo dia 10 de Janeiro, o maior evento sócio-cultural-religioso do município de Catingueira (localizado no sertão paraibano, precisamente no Vale do Piancó), a Festa de São Sebastião, o Padroeiro da Paróquia, que compreende as cidades de Catingueira e Emas.
A devoção e o amor a esse santo, que foi um Mártir no século III, aproximadamente no ano 287 d.C, é muito latente e viva em todos os sertanejos, que têm com esse santo popular uma profunda empatia, principalmente pelo fato de lhe atribuírem a graça de poder interceder junto a Deus para que os livre da Peste, da Fome e da Guerra. Isso se acentua entre os catingueirenses, de modo bastante patente, porque os mesmos acreditam que foi a proteção do santo que livrou a cidade de Catingueira de uma epidemia de cólera que estava assolando todo o Estado da Paraíba; o que torna única a veneração que os habitantes dessa região têm para com o “São Sebastião de Catingueira”.
O Novenário de São Sebastião (Dimensão Celebrativa da Festa) é precedido pela peregrinação da Imagem do santo pelas comunidades rurais do município, que começou no dia 01 de Janeiro (Dimensão Missionária do Evento). No dia 10 haverá a abertura oficial das comemorações com, concentração na Fonte São Sebastião, procissão, hasteamento da bandeira e Missa em Ação de Graças pelas pessoas que irão trabalhar na festa.
Além das novenas que acontecerão todas as noites às 19hs, com seus respectivos noitários e Pastorais de destaque, haverá também do dia 10 ao dia 20 serestas dançantes, quermesses, barracas, Parques de diversões, bingos e leilões, que neste ano acontecerão todos de fronte à Igreja Matriz (Dimensão social do acontecimento).
O evento nessa versão 2010 terá duas grandes novidades. A primeira é a presença de 35 crianças que formação simbolicamente o exército de Cristo na luta contra a Apostasia (negação total da Fé), a Heresia (negação de uma Verdade de Fé) e o Cisma (quebra da Comunhão Fraterna na Fé e na Caridade); os soldadinhos de São Sebastião, apresentados pelas Famílias catingueirenses e pelas comunidades da Paróquia, serão uma forma real de dinamização e engajamento de um maior número de pessoas na Festa; eles serão apresentados solenemente à Comunidade na procissão de abertura e apresentarão o resultado de seus trabalhos no dia 20, na descida da bandeira de São Sebastião.
A segunda novidade, essa de cunho mais cultural, é a apresentação de uma peça teatral sobre a vida e o testemunho do glorioso Mártir Sebastião, no dia 14 de Janeiro, após a novena e a queima de fogos de artifício, que é típica das bonitas noites dessa atraente comemoração.
Motivados pela biografia do soldado Sebastião que procurou adorar antes Deus (socorrendo os cristãos aflitos e perseguidos pelo ódio do Império Romano, e defendendo com firmeza os princípios da Fé cristã) que ao Imperador Diocleciano (que exigia de Sebastião a abjuração de sua fé), os devotos desse conhecidíssimo santo têm muitos motivos para celebrarem as maravilhas que Deus operou na vida de um homem que soube ser fiel e perseverante às suas convicções mais profundas até as últimas conseqüências. “Ó Mártir de Cristo, ó meu Santo Varão, livrai-nos da guerra, da peste e da fome, São Sebastião”. Amém!
Padre Fabrício Dias Timóteo
Nenhum comentário:
Postar um comentário