domingo, 31 de janeiro de 2010

Porque a pesquisa Vox Populi só foi divulgada na sexta-feira

A pesquisa Vox Popoli / TV Bandeirantes, foi registrada no TSE para poder ser divulgada na segunda-feira, e chegou a ser anunciada que seria divulgada naquele dia. Mas só foi ao ar na sexta.

Se a pesquisa fosse boa para Serra teria sido publicada na segunda, detalhada na terça, republicada na quarta, comentada na quinta e analisada na sexta, seria notícia nas revistas do fim de semana, etc...

Mas a pesquisa foi devastadora para Serra, principalmente se comparando com a pesquisa anterior de Dezembro/2009, pois em apenas 1 mês:

- A diferença entre os candidatos caiu de 22% para 7%
- Dilma tirou 15% de diferença para Serra em apenas um mês
- Dilma subiu 10% em apenas um mês
- Serra caiu 5%

Então a pesquisa foi muito ruim para Serra. Por isso ela ficou na geladeira, aguardando para ser publicada apenas na sexta-feira, quando as edições das revistas semanais já estavam fechadas, e não se fala mais nisso (lá nos canais do PIG).

A escolha de sexta-feira não é a toa. O motivo tem tudo a ver com a nota "José Serra só permite à Globo divulgar sua corrupção às sextas-feiras", que publicamos aqui em 2008.

Notícias ruins para governador tucano de São Paulo, quando torna-se impossível abafá-las, tem dia preferencial da semana para veiculação, tal qual anúncios programados.

É sempre às sextas-feiras.

O SERRAcard, com mais de uma semana de atraso, foi noticiado numa sexta-feira.

A ALSTOM também (com um mês de atraso).

Deve fazer parte do contrato entre José Serra e as TVs do PIG.

Geralmente os telejornais fazem uma matéria na sexta e, em seguida, abafa o assunto.

Muita gente na sexta-feira está mais interessada em diversão do que no noticiário sério, minimizando o impacto.

O fim de semana também cuida de esfriar o assunto. Uma notícia na segunda-feira, rende a semana inteira. As pessoas conversam no trabalho, há discursos no Congresso, pronunciamento de fulano e ciclano, etc.

Quando divulgada na sexta, até chegar a segunda-feira, já tem muito assunto novo, até mesmo os jogos de futebol no fim de semana, para esfriar o impacto.

Confira aqui lista de classificados do PSS 2010 da UFPB

A primeira lista de classificados para as 6.955 vagas oferecidas no PSS 2010 para os cursos da UFPB e para os cursos de Formação e de Habilitação de Oficiais PM/BM foi liberada pela Coperve no fim da manhã deste sábado (30).
De acordo com informações da assessoria do órgão, o cadastramento obrigatório dos candidatos classificados acontecerá no período de 03 a 11 de fevereiro de 2010, de acordo com o disposto no Edital de inscrição, disponível no site da COPERVE e no Manual do Candidato.
Perderá o direito à classificação obtida o candidato que não comparecer ao ato do cadastramento ou não apresentar a documentação exigida (cédula de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, certificado de conclusão do Ensino Médio, título de eleitor, para os maiores de 18 anos e prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos).
Na próxima segunda-feira, 01/02/2010, serão disponibilizados no site www.coperve.ufpb.br o desempenho, por prova, de todos os candidatos e as listas de espera, por curso, com vistas às subseqüentes listas de classificados.
Já no dia 04 de fevereiro de 2010 serão divulgados no site da COPERVE os resultados dos Processos Seletivos 2010 para os cursos de graduação em Artes Visuais, Música e Teatro (160 vagas), e para as 30 vagas dos cursos sequenciais em Música (Música Popular Brasileira e Regência de Bandas e Fanfarras), conforme previsto nos respectivos Editais de inscrição.
O cadastramento dos classificados para esses cursos está marcado para o dia 11 de fevereiro de 2010.
Por: portal Correio

sábado, 30 de janeiro de 2010

Confira a coluna Destaque do Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado no JPB

 Carnaval
Piancó - Ruclenato e a esposa, Nadir Gomes, durante a cerimônia de batizado de seus filhos, na Igreja de Santo Antônio
Os prefeitos da região já começaram a se movimentar e manter contatos com alguns grupos musicais para a animação carnavalesca. Mas, segundo alguns assessores, os municípios que realizam as tradicionais festas momescas. Os gestores devem frear e evitar ao máximo os gastos com estas festas devido às quedas do FPM.
Saúde
O Vale do Piancó vai ganhar, dentro de 90 dias, um dos mais modernos modelos de hospital do Brasil. A cidade contemplada foi Piancó devido aos avanços na saúde. O arrojo e a determinação da prefeita Flávia Serra Galdino foi decisivo para esta conquista. Segundo a prefeita, outros projetos deverão sair do papel em breve.
Hospital
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) terá seus trabalhos iniciados na próxima semana. Segunda-feira começa o teste médico para os quinze profissionais que iniciarão a obra. Segundo informações de um dos fiscais e do vereador Tota Militão, cerca de trinta empregos diretos serão gerados durante os trabalhos.
Hospital II
O arquiteto Jarbas e o engenheiro José Luís responsáveis pela obra no município de Piancó informaram que o município está entre os poucos que ofereceram mais condições logísticas para a implantação da Unidade de Saúde. Os profissionais fazem questão de lembrar esse detalhe. O apoio recebido pela prefeita e sua equipe de trabalho.
Educação
A secretária de educação de Piancó, Rita Lopes Ferreira, informou que o número de alunos matriculados na rede escolar municipal deve aumentar e superar as matrículas do ano passado. Segundo Rita Ferreira, o aumento se deve pela implantação de comutadores nas escolas municipais e a capacitação dos professores municipais.
Educação II
Animada com o reinício das aulas muitas reformas nas escolas já estão próximas de serem concluídas. A secretária disse que a ordem da prefeita é priorizar a educação com a valorização dos professores e o investimento em novas e modernas salas de aula. E aprimorar ainda mais os métodos de ensino com as novas tecnologias.
Ação
O novo secretário de Infraestrutura de Piancó, José Geraldo, que também responde pela pasta de Agricultura não brinca em serviço. Ele já efetuou a troca de mais de 200 lâmpadas na zona urbana, iniciou a operação tapa-buraco, capinação e na agricultura disponibilizou tratores para efetuar o corte de terras na zona rural do município.
Catingueira
O prefeito de Catingueira, José Edvan Félix, conseguiu verbas federais para o município. O investimento será na Educação. Trata-se do projeto ‘Caminhos da Escola’, do MEC. O valor empenhado foi de R$ 196,515 mil.
Catingueira II
O encerramento da festa do padroeiro de São Sebastião recebeu público recorde durante a procissão. O padre Fabrício destacou a importância da religiosidade da população de Catingueira. O prefeito José Edvan Félix apoiou o evento.
Cunha Lima
O Vale do Piancó será visitado em poucos dias por Ivandro Cunha Lima, pré-candidato a deputado estadual. Ele vem na companhia de Salviano Leite que vai emprestar total apoio à candidatura. Segundo informações, Ivandro deve receber ainda apoio de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região.
Cunha Lima I
Na agenda já existe a possibilidade oficial de políticos de Piancó, Conceição, Coremas, Itaporanga e mais cinco municípios do Vale. Ivandro pretende voltar ao cenário político como deputado estadual. Quando exerceu o mandato como político, soube conduzir como poucos suas ações desenvolvimentistas.

Vox Populi: Dilma sobe 9 pontos

José Serra (PSDB) está com 34% das intenções de voto, seguido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 27%, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes. Dilma tem nove pontos a mais do que o registrado no último levantamento do instituto, sendo que Serra oscilou negativamente cinco pontos. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) somou 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV), com 6%. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 14 a 17 de janeiro, O levantamento, que tem margem de erro de três pontos percentuais, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1057/2010.

No cenário sem Ciro, Serra oscila para 38%, e Dilma, para 29%. Marina fica com 8%. Brancos e nulos somaram 12% e 13% não sabem ou não opinaram.

Em pesquisa encomendada pela revista IstoÉ, e divulgada em 19 de dezembro, Serra obteve 39% das intenções de voto contra 18% de Dilma. Ciro Gomes somava 17%, e Marina teve 8% da preferência.

A nova pesquisa da Vox Populi também simulou um possível segundo turno entre Serra e Dilma. O tucano somou 46% contra 35% de Dilma. Os brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 9% estão indecisos ou não opinaram.

Ambulâncias do SAMU ganham tecnologia de ponta




Cada ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - telefone 192) que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será equipada com um pequeno aparelho (tele-eletrocardiógrafo digital portátil) capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo.

O exame realizado no paciente em sua residência ou na ambulância é transmitido para a internet e analisado na central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor). O laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos.

A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor. O trabalho é realizado diariamente em tempo real.

Na primeira fase do projeto do Ministério da Saúde e do HCor, foram adquiridos 450 kits com eletrocardiógrafos e telefones celulares. Um kit serve uma ambulância. No momento, o serviço está em 37 cidades de dez estados brasileiros (veja quadro aqui). Por enquanto, 86 kits já estão em funcionamento ou em fase de instalação. Até o dia 19 de janeiro, foram realizados 243 atendimentos com o apoio do sistema, nos estados onde funciona o serviço.

A meta é expandir essa tecnologia para todas as 147 centrais de regulação do SAMU, que abrangem 1.347 municípios e alcançam cerca de 106 milhões de pessoas em todo o Brasil. Os kits são destinados prioritariamente às ambulâncias de suporte avançado. Atualmente, existem no SAMU 326 veículos desse tipo. O Ministério da Saúde tem 1.445 ambulâncias em funcionamento e comprou, em 2009, mais 1.850 novas unidades móveis, que circularão em todos os estados e no Distrito Federal em 2010, beneficiando mais de 90% da população brasileira. Estamos em plena universalização do SAMU. Com as novas ambulâncias, vamos ampliar o acesso da população ao Serviço de Urgência e Emergência, ressaltou o ministro Temporão.

Esse diagnóstico digital permite a segunda opinião imediata de um especialista em cardiologia e, consequentemente, maior segurança e precisão no diagnóstico e tratamento. A agilidade salva vidas.

Os investimentos no projeto deste Sistema são de R$ 6,9 milhões em três anos, aplicados na compra de aparelhos, treinamento de equipes do SAMU e manutenção de equipamentos.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o diretor-geral do Hospital do Coração (HCor), Dr. Adib Jatene lançaram nesta quinta-feira (28) o Sistema. Leia mais aqui.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Prefeituras recebem R$ 516 milhões para compensar queda no Fundo de Participação dos Municípios

O Governo Federal paga nesta quinta-feira (28) a última parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), criado para compensar as perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os recursos, que somam R$ 516 milhões, serão depositados em contas criadas especificamente para essa finalidadeno Banco do Brasil.
Até setembro do ano passado, já havia sido pago R$ 1,87 bilhão a título de compensação das perdas apuradas. O novo lote cobre a retração sentida nos últimos cinco meses do ano. De acordo com a Medida Provisória 462/09, convertida na Lei 12.058/09, se o repasse do FPM em 2009 fosse menor que o de 2008, a União pagaria auxílio financeiro no valor da queda. O objetivo da lei era ajudar os municípios a minimizar os efeitos da crise econômica internacional.
“Ao realizar esse pagamento, o Governo Federal honra o compromisso assumido com as prefeituras no ano passado. Com a manutenção dos investimentos públicos e as medidas para estimular o consumo interno, conseguimos superar a mais grave crise do capitalismo e começamos 2010 com perspectivas bastante favoráveis”, avalia Olavo Noleto, Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República.
A Receita Federal projeta crescimento de 11% na arrecadação em 2010, embalado pela retomada do desenvolvimento da economia, com perspectivas de alta de 5% no Produto Interno Bruto (PIB). Pelas estimativas da Receita, os repasses do FPM devem aumentar 17,5% em relação a 2009.
O cálculo do auxílio financeiro foi feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com base na comparação entre os repasses de 2008 e 2009, confrontando o acumulado até o mesmo mês. "A escolha de 2008 como ano de referência nivela a receita do FPM com o melhor desempenho da transferência do fundo desde sua criação, quando chegou a R$ 51,3 bilhões", avalia Olavo Noleto.
Em 2009, o repasse total do FPM foi de R$ 49,473 bilhões, ou seja, 3,6% menor que os R$ 51,3 bilhões do ano anterior. Apesar da diferença no exercício anual ter ficado em R$ 1,836 bilhão, o auxílio financeiro somou R$ 2,383 bilhões. O reforço foi causado pela metodologia prevista na MP, de comparação mensal: a alta sentida no FPM do último trimestre de 2009 não foi abatida do valor pago para repor as perdas.
Subchefia de Assuntos Federativos

Prefeita de Piancó justifica: “acho que foi erro de digitação”

A prefeita de Piancó,Flávia Serra Galdino (PP), defendeu-se das denúncias sobre a compra de quase cinco mil litros de diesel para carros flex (gasolina e álcool) da prefeitura, dizendo acreditar que talvez se trate de um mal entendido ocorrido por um erro de digitação de sua equipe contabilista. “Foi um erro muito mais humano do que uma farra”, destacou a prefeita.

“Distribuímos uma tabelinha de abastecimento para os nossos veículos e essa enviamos para o Tribunal de Contas. Acho que aconteceu algum erro na digitação desses documentos”, justificou.

Flávia Galdino explicou que o diesel de fato é adquirido pelo município, haja vista que a administração pública possui dois ônibus (de transporte escolar), duas caminhonetes (à serviço da saúde municipal) e um trator, todos movidos à diesel. “Nossa cidade tem uma demanda muito alta. Servimos a muitos municípios vizinhos”, destacou.

Enquanto era entrevistada, nossa equipe jornalística deixou a prefeita a par de outras sérias denúncias, agora feitas pelo líder da oposição, o vereador Antônio de Pádua (PT). (leia a matéria aqui)

Sobre o caso da prefeitura comprar combustível em um posto de Campina Grande (cerca de 160 km da cidade), Flávia Galdino explicou que todas as vezes que os automóveis da prefeitura precisam se locomover até João Pessoa é necessário que abasteçam em Campina Grande. “Muitas vezes precisamos transportar cidadãos em situação de urgência clínica para a capital”, enfatizou.

A cerca da grave acusação que, sob sua autorização, pessoas ligadas a ela estariam trocando combustível (comprado com o erário público) por produtos na loja de conveniências do posto campinense (entre eles uísque), a prefeita diz não ter conhecimento do acontecimento dos fatos e que abrirá sindicância para apurar a situação. “Caso isto esteja mesmo acontecendo, puniremos os responsáveis e buscaremos ressarcimento financeiro do posto pelas transações ilícitas”, disparou a prefeita.

Ao fim dos seus esclarecimentos, Flávia Galdino fez questão de partir em defesa de seu filho, acusado pelo vereador Antônio de Pádua de estar se beneficiando do combustível comprado com o dinheiro da prefeitura. “É uma denúncia irresponsável e sem sentido. Meu filho mora em João Pessoa. Por qual motivo ele se deslocaria até Campina Grande para por combustível e voltar novamente para a capital?”, questionou a gestora.

Fonte: MAISPB

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ministério da Educação empenha R$ 196.515,00 para Prefeitura de Catingueira



Conforme dados do Sistema Integrado da  Administração Financeira do Governo Federal–SIAFI o Ministério da Educação através do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação empenhou, no último dia 21 de dezembro, recursos no valor de R$ 196.515,00 para a Prefeitura Municipal de Catingueira.


Os recursos fazem parte do programa Caminho da Escola e devem ser aplicados na compra de um ônibus escolar para transporte dos estudantes da zona rural de catingueira. A aplicação dos recursos será feita por intermédio da Caixa Econômica Federal, responsável pela aprovação do projeto e pela fiscalização dos recursos.


O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo segurança e qualidade no transporte dos estudantes. Contribuindo para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e a aumento da transparência nas aquisições.



Vereador do PT de Piancó afirma que prefeita Flávia Galdino troca combustível por uísque

O vereador de Piancó, no semi-árido paraibano, Antônio de Pádua (PT), afirmou não ter recebido com surpresa as denúncias contra a prefeita Flávia Galdino (PP), sobre a estranha compra de óleo diesel para carros flex (gasolina e álcool) da prefeitura. “Ela vive com o nome de Jesus na boca, mas quando são pegos os balancetes da prefeitura se vê que Jesus ficou longe”, ironizou o parlamentar, líder da oposição na Câmara.

Segundo Antônio de Pádua, a compra desse diesel é feita em um posto de Campina Grande (cerca de 160km de Piancó), o que deixa o fato ainda mais curioso.

Contudo, o parlamentar acrescentou que esse não é o fato mais grave dentre os inúmeros praticados nessa “parceria” com a distribuidora. Disse ele que o estabelecimento dispõe de uma loja de conveniência onde pessoas ligadas à prefeita são autorizadas pela administradora a trocar combustível (comprado com o dinheiro dos cofres municipais) por outros produtos, entre eles uísque.

Antônio de Pádua foi mais além em suas denúncias sobre o caso e acrescentou que tornou-se comum parentes da prefeita se beneficiarem do combustível comprado pela prefeitura no posto campinense. “O filho da prefeita vive abastecendo o carro lá em nome da prefeitura” declarou.

O vereador afirmou ainda que são freqüentes as práticas de improbidade administrativa praticadas pela condutora do executivo municipal e que já está preparando um dossiê sobre as inúmeras acusações. “Já encaminhei mais de quarenta ações à justiça contra ela, inclusive por fraude em licitações”, afirmou.

Mais PB

Exclusivo: Policiais conseguem prender mais três acusados do assalto a prefeitura de Curral Velho

Soldado Arruda, Tenente Paulo, o preso Manoel Pereira e o cabo César
Policiais da 5ª Cia/PM de Itaporanga conseguiram capturar neste momento mais três acusados de participação da quadrilha que tentou assaltar na manhã desta terça-feira (26) no município de Curral Velho (distante 31,4 km – acerca de 50 min. de Itaporanga) a Prefeitura local, no instante em que era efetuado o pagamento dos servidores municipais. A Polícia Militar, no entanto, conseguiu frustar o assalto e num violento tiroteio em via pública tombaram três bandidos mortos e outros três fugiram pela mata, sendo que um dos que estavam ferido foi encontrado morto na manhã desta quarta.
Agora à noite foram presos Manoel Pereira Sobrinho, de 37 anos; a esposa Martolândia Pereira de Sousa, de 27 anos, mãe de quatro filhos menores, ambos da cidade de Santana de Mangueira; e Sandro Barbosa Pereira, de 26 anos, que está ferido e foi levado para o Hospital Distrital de Itaporanga onde recebe atendimento médico. Manoel e Martolândia estão presos na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Eles foram presos pelos patrulhas da PM sob o comando do tenente Paulo, que informou ao blog que outra equipe da 5ª Cia/PM, que tem como comandante a capitã Kelma Simone, está no encalço e deve capturar outros membros da quadrilha nas próximas horas.Sandro Barbosa está neste momento passando por prossedimento cirurgico no Hospital Distrital devido a gravidade do ferimento do tiro que sofreu no braço esquerdo o qual poderá até perdê-lo.
Todo o dinheiro, R$ 48.794, 70, que estava em posse dos bandidos que tombaram mortos foi recuperado. No caixa da prefeitura, onde ocorria o pagamento dos funcioários estava cerca de R$ 150 mil. Também foram apreendidas quatro espingardas calibre 12, cinco pistolas 380, um revólver calibre 38, cinquenta e duas munições intactas calibre 380, vinte e um cartucho calibre 12, oito calibre 45 e três calibre 38 além de coletes a prova de balas e os veículos usados pelos assaltantes, um Renault Clio cor preta, placa MMM-1541, João Pessoa-PB e um veículo L 200 de cr prata, placa CVC 4914 Manaíra-PBMartolândia e o marido, segundo a PM, seriam encarregados de receber o dinheiro roubado no assalto a Prefeitura de Curral Velho. "Não tenho nada haver com isso. Quem não deve não teme", disse Martolândia ao blog. De acordo com informação da Polícia Militar um terceiro bandido ainda está embrenhado na mata e poderá ser alcançado pelos policiais a qualquer momento, pois o mesmo estaria também ferido. Segundo a PM, ele teria se alimentado numa casa e continuado a fuga em direção ao município de Manaíra.
Até o momento como saldo da operação são quatro bandidos mortos: Adriano Lima da Silva, 22 anos, solteiro da cidade de Ceará Mirim (RN); Juvenil Ferreira de Sales, 33 anos, casado e morador do sítio Coelho no município de Curral Velho; um terceiro identificado apenas como Francisco que residia em Santana de Mangueira, ambos mortos durante o tiroteio de ontem com Tropa de Choque; e o quarto morto encontrado esta manhã é Flávio Félix (foto ao lado), 24 anos, natural de João Pessoa, que teve o corpo localizado pela PM no sítio Cipó, zona rural de Curral Velho.

Presidente Lula está bem, mas 'muito cansado', diz médico

O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o Presidente Lula, disse nesta quinta-feira, 28, que ele está bem, mas "muito cansado". Kalil Filho recebeu Lula no Pavilhão das Autoridades do Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e conversou com ele. De acordo com o médico cardiologista, Lula teve um aumento de pressão arterial na noite da última quarta-feira, 27, que foi controlado com remédios ainda no Recife, onde o Presidente estava.


A ministra Dilma Rousseff, o ministro da Comunicação Social Franklin Martins e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, passaram a noite no hospital, ao lado do Presidente Lula.

O médico disse que o mal-estar teve início na tarde de quarta-feira, 27, enquanto ele participava de uma cerimônia em homenagem às vítimas do Holocausto. Lula confidenciou a auxiliares que se sentia muito cansado e passou a ter a pressão monitorada pelo médico Cléber Ferreira, que costuma acompanhá-lo nas viagens oficiais.

O médico disse que a viagem do presidente a Davos foi cancelada quando ele já se encontrava dentro do avião. "Foi por ordem médica que ele não viajou", contou. Segundo ele, Lula insistiu até o último minuto em decolar com destino a Zurique, de onde viajaria novamente de trem ou de helicóptero para chegar à cidade que serve de sede ao fórum.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nível superior pode ser obrigatório para professores do ensino básico

Educação
(Foto: Eduardo Tavares/Agência Senado)
Os senadores votam na próxima sessão deliberativa o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 280/09, de autoria do Executivo, que exige diploma de curso superior - seja licenciatura ou graduação plena - para professores do ensino básico.
O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), admite a contração de professores para a educação infantil e as quatro séries iniciais do ensino fundamental com formação mínima de nível médio, onde comprovadamente não existirem docentes com nível superior.
A proposta prevê ainda o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, bem como a educação infantil gratuita às crianças de até 5 anos.
O projeto, que tramita em regime de urgência constitucional, tranca a pauta da Casa juntamente com as Medidas Provisórias (MPs) 469/09, 471/09 e o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/09. O regime de votação de urgência constitucional estabelece prazo de votação de 45 dias no Senado para exame da proposta. Como a apreciação do PLC 280/09 não foi concluída dentro desse período, a proposição passará a trancar a pauta, impedindo a votação de qualquer proposta legislativa.
A relatora da matéria é a senadora Fátima Cleide (PT-RO).
Da Agência Senado

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parabéns Etayse


 
É com muita hora que informo aos meus leitores que minha ex-aluna, Etayse da cidade de Piancó  foi aprovada  no vestibular da UEPB.
Parabéns Etayse!

Brasil criou mais de 11 milhões de empregos em 7 anos, aponta Caged


Entre 2003 e 2009 o Brasil gerou 11.752.763 novos postos de trabalho, entre vagas celetistas e estatutárias, calculados com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2003, o número de trabalhadores no País era de 29.544.927, passando para 40.437.076, um aumento de 36,86%. Considerando apenas os trabalhadores com carteira assinada, calculados pelo Caged, nesse período foram gerados 8.716.082 postos de trabalho.

O número de trabalhadores com carteira assinada no Brasil nesses sete anos teve uma elevação de 32%, passando de 24,9 milhões para 32,9 milhões de pessoas. O número de admitidos desde 2003 foi de 93,3 milhões e de desligados 84,5 milhões. Nesses sete anos, o saldo de empregos gerados durante o ano só ficou abaixo de um milhão de vagas em duas ocasiões: 2003 e 2009. Em 2009, foram gerados no Brasil 995.110 novos empregos formais. “O Brasil é o País que mais gerou empregos em 2009 entre os integrantes do G-20, o que nos dá certeza de termos acertado nas políticas públicas de combate à crise econômica mundial.

Estados Unidos e Europa estão apresentando saldos negativos, e os países da América Latina estão nos procurando para aprender como fizemos para escapar da crise que afetou o mundo todo”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A previsão do ministro para janeiro é que sejam criados cerca de 100 mil empregos formais. Para 2010, Lupi mantém a previsão de geração de 2 milhões de novos postos de trabalho.

Apesar de ter registrado perda de 415.192 postos de trabalho, o número de admissões de dezembro de 2009, que chegou a 1.068.481, foi o maior para o mês em toda a série histórica do Caged. “Apesar da crise, a Indústria da Transformação fechou o ano de 2009 com saldo positivo, e este setor será um grande gerador de empregos em 2010, ao lado de Serviços. Teremos o melhor ano da história em número de empregos gerados, uma prova do sucesso das políticas públicas econômicas e sociais”, afirmou o ministro.

Região Norte Rondônia gerou 24.875, empregos formais, equivalente à expansão de 14,88% de assalariados com carteira assinada de dezembro de 2008. O resultado é o melhor da Região Norte e da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para o período, em números absolutos e relativos. Em termos relativos, o resultado é o melhor do país em 2009.

Em Rondônia, Entre 2003 e 2009 foram geradas 57.577 vagas formais de trabalho em Rondônia. O estado do Pará também apresentou expansão no nível de emprego no ano de 2009: 1,34% em relação ao número de assalariados com carteira assinada de dezembro de 2008, ou mais 7.380 empregos gerados.

Em números absolutos e relativos o resultado foi o segundo melhor da Região Norte. No período de 2003 a 2009 foram gerados 133.386 postos de trabalho formal. No Acre, a expansão de assalariados com carteira assinada foi de 3.54% com a criação de 1.969 empregos com registro em carteira, em relação aos assalariados de dezembro de 2008. Em números relativos e absolutos esse resultado foi o segundo melhor da história do Caged para o período. Entre 2003 e 2009 foram gerados 6.555 empregos no Acre.

O Amapá criou em 2009, 191 empregos formais, expansão de 0,35% em relação a dezembro de 2008. De 2003 a 2009 foram criados 9.234. Roraima e Tocantins geraram, respectivamente, 1.189 e 3.045 empregos celetistas, equivalente à expansão de 3,76% no primeiro e 2,84%% no segundo, em relação a dezembro de 2008.

Em números absolutos e relativos o resultado apresentado por Roraima foi o terceiro melhor da série histórica do Caged, para o período. Em termos absolutos, o resultado apresentado pelo Tocantins foi o terceiro melhor da série histórica do Caged, também para o período. Ente 2003 e 2009, os estados de Roraima e do Tocantins geraram, respectivamente, 6.397 e 22.823 postos de trabalho formal.

Apenas o estado do Amazonas fechou postos de emprego formal em 2009: 1.408, equivalente à redução de 0,40% no número de assalariados com carteira assinada de dezembro de 2008, devido principalmente ao desempenho negativo da Indústria de Transformação no estado (-6.464 postos). No período de 2003 a 2009 foram criados 95.723 postos de trabalho formal no estado do Amazonas.

Considerando-se apenas o mês de dezembro, fatores sazonais como a entressafra agrícola, férias escolares, as chuvas do período e a diminuição natural do consumo nessa época do ano, foram os responsáveis pelo declínio do nível de emprego amazonense: 2,23% ou menos 7.982 postos de trabalho.
Em Questão


Assalto a prefeitura municipal de Curral Velho


Necrotério do Hospital Distrital dr. José Gomes da Silva - Itaporanga/PB

Hoje, 26/01, por volta das 8h00, 05 (cinco) indivíduos, ainda não identificados, assaltaram a prefeitura municipal de Curral Velho, mas eles o que ele esperavam é que seriam recebidos apenas por o efetivo local (dois ou três homens), no entanto lá se encontrava o Choque de Patos e a 2ª Cia, que ao serem avisados do fato, sairam no encalço dos bandidos com quem trocaram tiros, saldo: 03 (três) asalatantes mortos e (02) dois baleados conseguiram forargir.

Oficialmente ainda não foi divulgada a identidade de nenhum dos assaltantes, embora as informações preliminares dêm conta que, ao menos os três que foram mortos, são todos da região. A polícia continua a procura dos foragidos.





Por Paulo Rainério Brasilino

domingo, 24 de janeiro de 2010

Dilma: objetivo é garantir acesso à internet até aos lares mais humildes



Na sexta-feira, Dilma Rousseff foi convidada para a inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), e discursou.

Foi um discurso rico de informações sobre políticas públicas, que acende vários debates. No trecho do vídeo acima ela fala sobre a retomada da rede de fibra ótica da Eletronet pelo governo, que havia sido privatizada por FHC para a AES que faliu.

E fala da importância de levar banda larga para TODOS os cidadãos brasileiros para exercerem plena cidadania no século XXI, assim como o programa Luz para Todos, leva eletricidade à todos os domicílios brasileiros.

É revoltante ver a imprensa tratando o tempo todo só de babaquices e jagunços do José Serra, e escondendo do noticiário discussões políticas com "P" maiúsculo da maior importância.

José Serra quer fugir de discutir o Brasil, de debater projetos, e a imprensa segue a pauta de Serra, se concentrando em picuinhas.

Mas quem perde com isso é o povo brasileiro, porque a imprensa quer aliená-lo dos debates nacionais.Ainda bem que temos a internet para furar o bloqueio da imprensa ao debate nacional.

Assista também, o que Dilma diz sobre a importância da internet para democratizar a informação e a comunicação, coisa antes monopolizada pelo PIG (grande imprensa).

Em Itaporanga Anatel fecha rádio irregular


Fiscais da Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) estiveram na ultima quinta-feira (21) na cidade de Itaporanga e fecharam uma emissora de rádio que funcionava de forma irregular. Há mais de seis meses no ar, a emissora irregular tem como diretor o senhor Edmilson Porfirio e tinha na sua programação um jornalístico a serviço dos interesses do grupo do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB).

Conforme nos informou os técnicos da Anatel, a emissora apresentava várias irregularidades e, entre elas, foi citada a operação em freqüências não autorizadas, transmissor com potência acima do permitido e operação em localidade diferente da que se encontra no processo para liberação de concessão.

O processo para liberação da concessão da emissora, Rádio Comunitária Pedra Bonita FM, ainda se encontra em tramitação em Brasília. A concessão deverá ser liberada para emissora rural, conforme consta no processo a rádio deverá ter seu transmissor instalado no sítio Pau-Brasil com potência máxima de 25 watts, no momento que foi fechada a emissora estava operando com um transmissor de 50 watts.
Por: Itaporanganet

Vereador denuncia que prefeitura distribui caixões de R$ 20 às famílias carentes em Conceição

Chega ao blog denúncia dando conta de que no município de Conceição os caixões (foto abaixo) distribuídos às famílias carentes, quando estas perdem um de seus membros, pela Prefeitura Municipal são 'imprestáveis' e custam menos de R$ 20 reais. Quem denuncia é o vereador Edvaldo Ramalho (PSB) que relatou quando um bebê de apenas sete dias, filho de agricultores residentes no sítio Campo Velho, faleceu semana passada e a população teria ficado surpresa quando o corpo chegara à cidade no referido caixão.
"[...] todos que aguardavam o corpo ficaram boquiabertos com a doação (pela Prefeitura) de um caixão incrivelmente pobre, pois por mais pobre que seja a família ao menos merece respeito, caixão este feito de tecido bastante usado em ano eleitoral pra fazer bandeirinhas, caixão que se quer pode com o peso de uma criança de 4.1kg (quatro quilos e cem gramas), tendo os pais que compra outro de imediato pra que o corpo de seu filho podesse ser velado...", relata o vereador Edvaldo Ramalho.A denúncia está posta pelo vereador Edvaldo Ramalho. Com a palavra a prefeita de Conceição Vani Braga (PMDB).

sábado, 23 de janeiro de 2010

CNJ declara vaga a titularidade de 321 cartórios na PB; 17 destes estão localizados no Vale do Piancó

O Conselho Nacional de Justiça publicou lista de 7.828 cartórios extrajudiciais em que a titularidade foi declarada vaga por atuarem em desacordo com a Constituição. Com a decisão, essas unidades devem preencher as vagas por meio de concurso público. A publicação está na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União.
Destes, 321 estão na Paraíba, dentre os quais 17 no Vale do Piancó distribuídos nos seguintes municípios: Conceição (02), Coremas (01), Emas (01), Igaracy (01), Itaporanga (01), Olho D'Água (02), Pedra Branca (01), Piancó (03), Santa Inês (01), Santana dos Garrotes (03) e Serra Grande (01). Com relação ao de Itaporanga, trata-se do Cartório de Distribuição Extra Judicial 'José Cleudo Lopes da Silva', localizado no Fórum 'João Espinola Neto'. Clique e veja a lista de cartórios com titularidade declarada vaga (páginas 451 a 480) . Abaixo, você confere a lista dos 17 localizados no Vale do Piancó.
As decisões (imagem acima), assinadas pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, dão cumprimento à Resolução 80 do CNJ, que prevê a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com a Constituição Federal de 1988. Na lista, é possível saber onde fica o cartório, seu nome e o motivo pelo qual teve a titularidade declarada vaga.
A situação de cada cartório foi analisada de forma individualizada, garantindo a observância dos direitos preservados pela própria Constituição Federal e de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Eventuais impugnações contra as decisões que reconheceram as vacâncias ou os provimentos regulares poderão ser apresentadas ao CNJ no prazo de 15 dias.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já havia determinado, no dia 9 de junho, que todos os responsáveis por cartórios que assumiram o cargo depois da Constituição de 1988 sem fazer concurso público deixassem a função. No entanto, está para ser votada na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição 471/2005, conhecida como PEC dos Cartórios, que efetiva titulares de cartórios que chegaram ao cargo sem concurso entre 1988 e 1994.
A Corregedoria Nacional salienta que todos os cartórios, inclusive aqueles incluídos na relação provisória de vacâncias, continuam prestando os serviços regularmente. Conforme prevê a Resolução 80, os interinos que respondem pelas serventias permanecerão à frente dos cartórios até a posse de novo delegado aprovado em concurso público. (do blog de Ricardo pereira com Ascom/CNJ e Paraíba1)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tarifa Social de Energia beneficia inscritos nos programas sociais do MDS

A nova lei acaba com o desconto automático. O objetivo da mudança é assegurar que as reduções sejam direcionadas para a população de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (20/1), lei que destina o desconto da Tarifa Social de Energia à população de baixa renda. Para ter acesso à redução na conta de luz, que varia entre 10% e 65%, os moradores com renda per capita de até meio salário mínimo terão que se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é base de dados do Bolsa Família e outros programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Atualmente, o desconto da Tarifa Social é automático para residências com consumo automático de até 80 kWh/mês.

A nova lei acaba com o desconto automático. O objetivo da mudança é assegurar que as reduções sejam direcionadas para a população de baixa renda. O critério automático, previsto na Lei 10.438 de 2002, acabava beneficiando com a Tarifa Social moradores de flats e casas de veraneio.

Com as novas regras, os beneficiários passam a ser famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, que devem estar inscritas no Cadastro Único. Também passa a ter direito quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idosos e deficientes cujas famílias têm renda inferior a um quarto do salário mínimo. As famílias que, além de se enquadrarem em uma dessas condições, sejam indígenas ou quilombolas, terão isenção total da conta de luz até o limite de 50 kWh/mês. Esse desconto será custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético. A Tarifa Social vai beneficiar ainda portadores de doença que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia. Nesse caso, o critério é de três salários mínimos de renda total da família e ela deve também ser cadastrada.

As mudanças estabelecem um único limite nacional de 220 kWh/mês, acabando com as diferenças de faixas regionais que existem nas regras atuais. Outra inovação foi assegurar o desconto de até 220 kWh/mês para a família que apresentar consumo de energia superior a esse limite. Essa mudança é importante para não prejudicar as famílias mais numerosas ou que, eventualmente, exerçam alguma atividade econômica em casa, o que acaba impactando no consumo de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá um prazo de 24 meses para se adequar às novas regras, evitando assim um corte abrupto e indiscriminado da Tarifa Social. Atualmente, 18 milhões de domicílios recebem desconto na conta de luz. Dentre eles, 14 milhões recebem o benefício automaticamente por apresentarem consumo inferior a 80 kWh/mês. Famílias dessas residências precisam procurar a Prefeitura e solicitar a inscrição no Cadastro Único para garantir a continuidade do benefício, desde que se enquadre no critério de renda. Elas são obrigadas a informar à distribuidora de energia novo endereço, em caso de mudança, sob pena de perder o beneficio.

O novo texto atende as propostas do grupo interministerial formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de Minas e Energia, além da Aneel. O grupo defendeu a implantação de critérios que possam assegurar que o benefício seja destinado apenas ao consumidor de baixa renda. O Cadastro Único contém informações como nível de escolaridade, renda e situação habitacional de 19,4 milhões de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou de três salários por unidade familiar.

(Ascom/MDS) 

Percentuais de desconto
I - para a parcela do consumo de energia elétrica inferior ou igual a 30 (trinta) kWh/mês, o desconto será de 65% (sessenta e cinco por cento);
II - para a parcela do consumo compreendida entre 31 (trinta e um) kWh/mês e 100 (cem) kWh/mês, o desconto será de 40% (quarenta por cento);
III - para a parcela do consumo compreendida entre 101 (cento e um) kWh/mês e 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, o desconto será de 10% (dez por cento);
IV - para a parcela do consumo superior a 220 (duzentos e vinte) kWh/mês, não haverá desconto.

No 'Show de Notícia' Dr. silvino fala da poluição do Rio Piancó e da luta por campus/UFCG na região

O entrevistado de hoje do 'Show de Notícia', que tem como âncora o editor e é levado ao ar pela Pedra Bonita FM de segunda a sexta do meio-dia às 14h, foi o ex-prefeito de Itaporanga e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos, Dr. José Silvino. Na oportunidade ele discorreu sobre diversos assuntos importantes que prenderam a atenção da população local, principamente, quando se abordou sobre a poluição do Rio Piancó, descoberta do surgimento de doenças causadas pela contaminação da água de nossos rios e riachos, a péssima qualidade do peixe da região, a luta pela instalação de um campus universitário na região, entre outros. A participação dos ouvintes foi intensa com questionamentos sobre tópicos que você conferi logo abaixo.

Por Ricardo Pereira 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Multidão de fies compareceu a procissão de encerramento da Festa de São Sebastião



Uma verdadeira multidão de fiéis participou ontem (20), das festividades de encerramento da Festa de São Sebastião, padroeira de catingueira.


Às 17h, a procissão com a veneranda Imagem de São Sebastião percorreu as ruas da cidade, com a presença de sacerdotes, seminaristas, coroinhas, católicos catingueirenses e de diversas paróquias do vale do Piancó.


Logo após a procissão aconteceu à santa missa em frente à igreja matriz, celebra pelo padre Fabrício Dias. Por fim, aconteceu o arreamento da bandeira.

O padre Fabrício Dias destacou a forte devoção manifestada a São Sebastião. Segundo ele, não existe adoração a santo, mas uma grande manifestação de amor e gratidão dos fiéis. “Todos sabem da importância que São Sebastião tem por ter seguido aos ensinamentos de Jesus Cristo”, enfatizou.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Emater anúncia novidades para agricultores como a distribuição de sementes que começa no dia 25

O engenheiro de pesca Elton José Cunha (de camisa vermelha), que está à frente da gerência regional da Emater-PB no Vale do Piancó durante as férias da professora Lurdinha Pereira, e o assessor regional da empresa, Ernani Diniz, foram os entrevistados do programa 'Show de Notícia' desta terça-feira (19), que tem este editor como âncora e é levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, de segunda a sexta do meio-dia às 14h.Na oportunidade, Elton informou novidades para os agricultores do Vale do Piancó e também fez o convite para reuniões e seminários importantes que acontecerão nos próximos dias, como:
* A reunião do Comitê do Território Rural do Vale do Piancó que será realizada amanhã às 9h, na cidade de Ibiara, quando será feito um diagnóstico para a elaboração de projetos importantes para a região;
* Na segunda-feira (25) haverá uma reunião às 7h na sede regional da Emater, em Itaporanga, destinada aos presidentes de associações de pescadores, piscicultores e colônias de pescadores, quando será tratado da abertura de edital, parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Sustentável, contendo um montante de R$ 15 milhões, à fundo perdido, para elaboração de projetos de piscicultura. A reunião será promovida pela Emater-PB e pela 6ª Gerência Regional do Desenvolvimento Humano, que tem à frente o professor José Martins Neto (Dedé);
* Um seminário que será promovido pela Emater-PB no dia 09 de fevereiro vindouro onde será debatido a divulgação da Lei 11.947 que trata da aquisição de gêneros alimentícios destinado à merenda escolar. Este encontro terá a participação de secretários municipais de Educação e de Agricultora, além dos presidentes dos Conselhos Rural Sustentável dos municípios do Vale do Piancó.
* A Emater-PB ainda promoverá, pelo menos, quatro Dias de Campo durante o ano de 2010 com o primeiro já pré-agendado para o mês de março tendo como tema: "Piscicultura Sustentável".
"Queremos elaborar um dos maiores projetos de piscicultura para melhorar a sistuação da área no Vale do Piancó, que tem mais de 50% da água na Paraíba mas encontra-se sem nenhum projeto grande e consolidado. Esse projeto deve atender, pelo menos, dez municípios e estará orçado em R$ 550 mil. Nossa expectativa é que ele seja aprovado para que possamos mudar a cara do Vale", disse Elton José.
Ele explica que esse projeto na área de piscicultura visa comercializar na região o peixe que é produzido aqui, melhorar as feiras existentes e criar novas feiras de peixe, inclusive destinando o pescado para a merenda escolar e o programa de aquisição de alimentos, por exemplo. Porém, antes deve ser feito um trabalho para melhorar a qualidade do peixe produzido no Vale do Piancó que segundo o engenheiro de pesca, "é uma das piores do Brasil".
Com relação ao debate em cima da Lei 11.947, Elton José enfatiza que o seminário de fevereiro visa divulgá-la para fazer com que as prefeituras da região possam cumprir essa lei e destinar em torno de 30% dos gastos com merenda na compra direto aos agricultores dos respectivos municípios. "É preciso os gestores entender isso para que possa melhorar a vida do pequeno agricultor, proporcionar giro de capital em seu município e destinar merenda de qualidade as crianças e estudantes da rede pública de ensino", comenta.
Por sua vez, o assessor técnico da gerência regional da Emater-PB, Erani Diniz, informou que a partir da próxima segunda (25), até o dia 12 de fevereiro, a empresa estará trabalhando em regime de plantão, das 7h às 18h30 incluindo sábados e domingos, para a distribuindo de sementes aos pequenos aqgricultores. De acordo com Ernaninho, como é mais conhecido, foram adotados por meio de normativa critérios onde terão prioridades os pequenos agricultores inscritos no garantia safra 2008/2009. Após os 6º dia, começa a entrega para os agricultores do pronaf.
"Estamos com logística preparada para atender os agricultores de toda a região do Vale do Piancó, para tanto pedimos o apoio das prefeituras já que as sementes serão entregues nos escritórios da Emater em cada cidade. Já na próxima semana estará disponível para a agricultura familiar. Nos adiantamos para que não ocorra gargalos quando as sementes chegavam já próximo da colheita, causando revolta nos agricultores", disse.
De acordo com Ernaninho, já está a caminho de Itaporanga, onde existe um depósito do Governo do Estado, cerca de 70 toneladas de sementes destinadas aos municípios da região. São sementes de milho e de feijão de corda, adquiridos no estado do Rio Grande do Norte. Cada agricultor terá direito à 10kg de milho e 5kg de feijão. Ao detalhar como fora contemplado cada município, Ernani disse que Itaporanga, por exemplo, ficará com 8.000 kg de milho e 1.300 kg de feijão; Santana dos Garrotes com 6.360 kg de milho e 1.030 kg de feijão; e assim em diante.
"Essa divisão é feita de acordo com os inscritos no garantia safra 2008/2009, onde em Itaporanga cerca de 800 agricultores serão contemplados", concluiu.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Catingueira realiza mais um grande evento cultural.


A cidade de Catingueira realizou na última quinta-feira (14) um de seus maiores eventos culturais da última década. A peça teatral que contava a história do padroeiro da cidade, São Sebastião, conseguiu levar para o centro da cidade, uma grande quantidade de pessoas.

A peça teatral que foi organizada pela associação teatral diamantes negro, foi realizada a noite ao lado da igreja de católica da cidade.

O diretor da peça, senhor Nenenizinho Pereira disse que o objetivo do evento era divulgar a história do padroeiro São Sebastião, evangelizar através da arte, desenvolver as práticas artísticas do povo catingueirense e moralizar o nome da cidade perante todos.

Alguns atores nunca tinha participado de nenhuma encenação, mais com tudo deram um show na interpretação, como é o caso o jovem Fernando Fióre, que interpretou o Imperador Diocleciano, chamando atenção de várias pessoas no local e sendo bastante parabenizado.

A peça que teve o apoio da prefeitura municipal e da Igreja de São Sebastião, na pessoa do Padre Fabrício e do Padre Jorge Luiz, contou com uma grande equipe de voluntários. Segundo a organização do evento, participaram 52 atores e 11 pessoas na produção.

O diretor ainda disse que espera que desta vez a peça vire tradição. “Quem sabe um dia nós não teremos um teatro ao ar livre para encenarmos nossa peça de São Sebastião” disse Nenezinho Pereira.

confira o elenco


ELENCO:
SEBASTIÃO .......................................JAJÁ GOMES
IMPERADOR DIOCLECIANO................FERNANDO FIÓRE
RAINHA DAS ODALISCAS...................MARIA MARTILIANO
GOVERNADOR 1...............................MIXIRICA LEONEL
GOVERNADOR 2...............................SEBASTIÃO OLIVEIRA
GOVERNADOR 3...............................LUAN GOMES
GOVERNADOR 4...............................RODRIGO ELCLIDES
MÃE DE SEBASTIÃO..........................DALVA BIÃO
SEBASTIÃO CRIANÇA........................FRANCISCO JOSÉ
MULHER CRISTÃ...............................CAMILA MARRECAS
PÁI CRISTÃO....................................ALOSMAN
MÃE CRISTÃ.....................................FRANCINETE BATISTA
FILHA CRISTÃ...................................GEOVANIA GOMES
JESUS..............................................TONE
ANJO1............................................GALEGUINHO
ANJOS............................................FILIPE, JOÃO LUIZ, CHARLE BRANCA, LORRANA, RUAN E GEOVANIA ( TODOS CRIANÇA )

1º COMANDANTE DOS PRETORIANOS.................. FRANCISCO GOMES
SOLDADO 1.....................................JOSÉ DE INÁCIO FÉLIX
SOLDADO 2.....................................EZEQUIEL RUFINO
SOLDADO3......................................SEBASTIÃO MARCIO
SOLDADO 4.....................................TADEU DE NÉ
CARCEREIRO...................................MIXIRICA LEONEL
ESPOSA ZOÉ...................................EDINA REGINA
PARENTE 1.....................................RAFINHA DE PEDRO
PRESA 1.........................................CAMILA MARRECAS
PRESO2.........................................JEFERSON BRUNET
PRESO3.........................................TIAGO DE TETÉ
PRESO 4........................................TEREZINHA
PRESO 5 TORQUATO......................ALOSMAN
SEVO 1..........................................MICHAEL
SERVA1.........................................FATIMA BOLÉRO
RAINHA 1......................................ZEFA
RAINHA 2 .....................................MONARA
PRINCESA 1 ..................................WALÉRYA PEREIRA
ELNUCOS......................................RAFINHA, TIAGO, JERFESON BRUNET, E GAL
ODALISCAS...................................KELY, CAMILA, JORDANIA E MARA
ARQUEIROS..................................DANIEL, PELÉ E CICINHO
NARRADOR E DIRETOR..................NENENZIN PEREIRA


FIXA TECNICA

CENOGRAFIA................................EDINA CRISTINA, CICINHO, PELÉ, BRANCA, TICO, EDMIR E NENENZINHO PEREIRA
ILUMINAÇÃO................................EDIMILSOM BATISTA E TETÉ
MAQUILAGEM E PENTIADOS .........DAMIANA PEREIRA E LAZARO RENER
FIGURINOS...................................PEREIRA EDINA CRISTINA PELÉ E CICINHO E BRANCA
Tardellio com informações da equipe organizadora

Apostar na Mega-Sena pela internet?

Apostar na Mega-Sena e em outros produtos lotéricos vai ficar mais fácil. A Caixa Econômica Federal (CEF) pretende oferecer pela Internet a possibilidade de apostar em seus jogos. 
 
Ainda não há uma data certa para o início das apostas pela Internet, possivelmente será no segundo semestre.A Internet deve reduzir as filas nas casas lotéricas e a Caixa espera aumentar a penetração dos seus jogos nas classes A e B. As casas lotéricas participarão da divisão de recursos também nas apostas pela web.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Cícero e Wellington cancelam agenda em Monteiro hoje mas confirmam visita a Catingueira na terça

Cícero, Ruy Carneiro, Wellington e o prefeito Djaci Brasileiro
O deputado federal Wellington Roberto (PR) e o senador Cícero Lucena (PSDB) anunciaram que iriam a Monteiro neste final de semana, mas um choque nas agendas de ambos impediu o compromisso. As visitas conjuntas do pré-candidato ao Senado e do pré-candidato ao Governo serão iniciadas na próxima terça-feira (19) em Catingueira, onde o prefeito Edvan Félix (PR) anunciou apoios aos dois.
Na quarta-feira, 20, Wellington e Cícero estarão no Vale do Piancó para manter contatos com as lideranças da região. na sexta-feira, 22, o compromisso será em Cajazeiras e no sábado, 23, na cidade de Amparo. Segundo a assessoria do deputado federal, Wellington resolveu antecipar sua ida a Monteiro para a última quinta-feira, quando Cícero Lucena não pôde comparecer por causa da reunião do PSDB em Recife.
De toda forma, apesar da decisão do ex-governador Cássio Cunha Lima de apoiar Ricardo Coutinho, Cícero se mantém candidato e Wellington, da mesma forma, mantém-se ao lado do tucano na disposição de disputar uma vaga ao Senado na chapa do PSDB.
Parlamentopb

sábado, 16 de janeiro de 2010

82 municípios na PB envolvidos em improbidade em 2009, diz MPF; 11 deles só no Vale do Piancó

O Ministério Público Federal na Paraíba divulgou um balanço das ações do orgão realizadas no ano passado e informou que dos 223 municípios paraibanos, 82 estão envolvidos em casos de improbidade administrativa. sendo 14 ligados à competência da Procuradoria da República na Paraíba (João Pessoa), 45 referentes à Procuradoria da República em Campina Grande e 23 municípios jurisdicionados à Procuradoria da República em Sousa.
Vários dos fatos referentes às ações de improbidade darão origem a ações penais, que, no caso de prefeitos, que têm foro especial por prerrogativa de função, serão ajuizadas através da Procuradoria da República na 5ª Região, perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Já as ações penais relativas a ex-prefeitos correm normalmente na primeira instância. Nas ações de improbidade, o Ministério Público Federal pede, em linhas gerais, que os envolvidos sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, pagar multa civil, sejam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, além de terem suspensos os direitos políticos.
Nelas, constam irregularidades como fraude em licitações, ausência de prestação de contas, não execução do convênio firmado, despesas não comprovadas, falta de recolhimento das contribuições previdenciárias, desvio e má aplicação dos recursos, pagamento efetuado sem conclusão da obra, utilização do recurso em finalidade diversa do objetivo do convênio celebrado ou de programas, contratos irregulares, fracionamento de despesas, direcionamento e dispensas indevidas de licitações, utilização indevida da conta do Piso de Atenção Básica (PAB) e desvio de recursos do PAB, bem como operações ilícitas de concessão de empréstimos pela Caixa Econômica Federal.
Dentre os municípios investigados estão os seguintes no Vale do Piancó: Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Olho d’Água, São José de Caiana e Serra Grande.
do Blog do Ricardo Pereira com Ascom/MPF

Eleições 2012: Sucessão Municipal em Catingueira é destaque no Jornal da paraíba

Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (05) no jornal da Paraíba, sob comando do amigo radialista Quinca Remígio.

Os promotores de duas cidades na região necessitam urgentemente de ajuda. As cidades de Conceição e Itaporanga praticamente estão sufocadas pela quantidade de serviços e o acumulativo dos promotores não permite uma ampla ação nos casos que se multiplicam. O Tribunal de Justiça vai disponibilizar ações extrajudiciais no próximo mês nas duas cidades.
Polícia Militar
A capitã Kelma Simone, comandante da 5ª Cia. de Polícia Militar, da região localizada na cidade de Itaporanga, recebeu uma grave denúncia. Está sendo apurada uma possível prática de tortura, praticada por um policial Militar de Santana dos Garrotes. A comandante informou que vai ouvir o policial e a vítima e só depois falará sobre o caso.
Igaracy
O prefeito Celino Farias conseguiu um feito e tanto para começar o Ano-Novo de bem com a Câmara. Trouxe para a sua base aliada uma ferrenha adversária. A vereadora Janaína Antas agora faz parte da bancada de sustentação do prefeito Celino. O Natal passou, porém, Papai Noel deixou esse grande presente.
Igaracy I
O jovem Ruclenato Gomes assumiu ontem a Secretaria de Saúde do Município. Ele informou que algumas mudanças deverão ocorrer na parte administrativa. As modificações serão tomadas em comum acordo com o prefeito. Segundo Ruclenato, seu principal objetivo é oferecer saúde de boa qualidade às pessoas.
Santana dos Garrotes
A Justiça Eleitoral começou a ouvir testemunhas sobre as eleições realizadas no ano passado em Santana dos Garrotes. O atual prefeito, José Alencar, teria, segundo seus opositores, praticado alguns crimes eleitorais. Diante do fato da juíza Luciana Rodrigues começar esta semana a ouvir os envolvidos no caso.
Santana dos Garrotes I
Sob um clima tenso entre os partidários do prefeito José Alencar e do ex-prefeito Willame Teotônio, a primeira audiência foi realizada e durou mais de oito horas. Durante todo o tempo era visível o clima acirrado entre as duas coligações, porém, nenhum incidente foi registrado, apenas o clima de já ganhou de ambas as partes.
Santana dos Garrotes II
Ao final da audiência, os advogados do prefeito José Alencar, José Marcílio Batista e Remígio Junior se mostraram confiantes no que disseram as testemunhas. Os dois advogados até dispensaram algumas das testemunhas do prefeito. Segundo Marcílio Batista, nada foi acrescentado ao que já existe no processo.
Santana dos Garrotes III
Ao término da audiência, o prefeito José Alencar saiu com um sorriso largo no rosto e mais confiante do que nunca que deve permanecer no cargo. Segundo o prefeito, a Justiça será feita e acrescentou: “Tive a honra de ser escolhido pelos santanenses e minha cidade não merecia passar por esse momento. Vamos trabalhar”.
Santana dos Garrotes IV
A Justiça Eleitoral deve marcar outras audiências e mais testemunhas sobre o caso deverão ser ouvidas. No entanto, os advogados esperam que tudo aconteça de forma normal e até lá acreditam em suas estratégias de defesa e acusação. No momento, o primeiro round foi vencido pelo prefeito José Alencar.
Catingueira
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) desbloqueou as contas bancárias das prefeituras de Catingueira e Diamante, além da Câmara de Vereadores de Emas. As contas haviam sido bloqueadas devido às diferenças de valores empenhados a título de pagamento de salários e das folhas de pessoal apresentadas ao TCE.
Catingueira I
O município está realizando a festa do padroeiro São Sebastião. O prefeito Edvan Felix contratou algumas atrações musicais para animar a cidade. Ele informou que vem trabalhando com cautela em face do que aconteceu com as prefeituras.
Catingueira II
O padre Fabrício, responsável pela parte religiosa da festa, disse que este ano haverá inovações no evento. Ele criou os soldados de São Sebastião. Além disso, o padre informou que o prefeito, Edvan Felix, sempre ajuda a igreja durante essas festividades, colaborando de todas as formas para que o evento fique ainda maior.
Catingueira III
A política municipal já começa a tomar contas das ruas no Vale do Piancó. Mesmo faltando três anos para as novas eleições de prefeito. Alguns nomes em Catingueira já começam a ser citados como prováveis candidatos a prefeito, entre eles: Hamilton Remígio e o secretário de Saúde Marconi. Os dois estão no páreo.
Top Gun
Mais um paraibano é destaque no mundo da aviação. Trata-se do jovem Tássio Badú, filho do casal Baduzinho e Aninha. O futuro piloto de avião vem atra-indo a atenção dos colegas e instrutores da Escola de Aviação, da cidade de Bragança Paulista.
Piancó
A Câmara de Vereadores de Piancó, que tem com presidente Antonio Leite, mesmo sob fogo cerrado da oposição está entre as pouquíssimas Câmaras Legislativas na Paraíba que apresentou todos os documentos solicitados pelo Tribunal de Contas. Mostrando assim que o trabalho realizado, até agora, é sério e competente.
Piancó I
A Secretaria de Educação Municipal recebeu esta semana a visita de técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Segundo as informações prestadas por Adriano Soares da Silva e Maria Elizabeth Germoglio, Piancó é exemplo de educação no atual modelo. Ainda dentro do conceito avaliação, a nota foi dez.
 Fonte: JPB