sábado, 31 de outubro de 2009
Professora divulga nota de repúdio à atitude da Secretária de Educação de Emas
Lopes convida vereadores para discutir entrada do Vale na tranposição do São Francisco
Conforme informou o ex- deputado Chico Lopes, já foram protocolados dois documento no Ministério da Integração e, segundo ele, estes documento não foram suficientes para sensibilizar as autoridades sobre a entrada do Vale no projeto de transposição.
Lopes informou ainda que por iniciativa do vereador Sales Lima, do município de Conceição, foi idealizado a realização de uma audiência pública que deverá aconter em data a ser confirmada na reunião de amanhã. “É de fundamental importância a participação de vereadores de todas as cidades do Vale do Piancó, para que juntos possamos lutar pela inclusão do vale do Piancó no projeto de transposição do São Francisco”, finalizou o ex-deputado.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Pagamento dos servidores estaduais começa uma hora mais cedo
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Prazo de adesão ao Garantia Safra acaba hoje e as cidades de Curral Velho, Diamante e São José de Caiana ainda não assinaram adesão
Os 17 municípios paraibanos que ainda não aderiram ao Programa Garantia Safra 2009/2010 terão até esta quinta-feira (29) para regularização dos débitos de aportes e a adesão propriamente dita. A Coordenação Estadual do Garantia Safra informou a relação dos municípios: Araruna, Boa Vista, Borborema, Campo de Santana, Curral Velho, Diamante, Marizópolis, Natuba, Passagem, Pombal, Riachão de Bacamarte, Santa Terezinha, São Domingos do Cariri, São José de Caiana, Serra Redonda, Taperoá e Umbuzeiro.
O coordenador estadual Bruno Vieira Beltrão disse que as adesões devem ser feitas na sede do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na Avenida João da Mata, 400, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, e os Prefeitos precisam apresentar no ato da assinatura do Termo de Adesão, os cadastros do secretário municipal de Agricultura e do presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, além de comprovar a regularização de aportes municipais de safras anteriores.
Mais informações na Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e na Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, pelos telefones (83) 3218-6717 ou 3218-6719.
Secom/PB
MPF aciona ex-prefeito de Igaracy Hélio Costa por improbidade administrativa
As irregularidades, segundo o procurador da República Rodolfo Alves Silva, ocorreram na execução do convênio nº 344/2001, no valor de R$ 130 mil, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para melhorias sanitárias domiciliares no município. Conforme o MPF, o ex-prefeito fraudou e direcionou licitação para beneficiar as construtoras. “Francisco Hélio da Costa, também omitiu-se do dever de fiscalizar a execução da obra, permitindo que a empresa não executasse a contento os serviços prestados e deixasse outros serviços sem execução”, citou o procurador na ação.
O Ministério Público pediu que os réus sejam condenados a ressarcir integralmente o dano, pagar multa civil de até duas vezes o valor do dano, sejam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos, além de terem suspensos os direitos políticos. Mesmo sócio-gerente – Segundo o MPF, embora três empresas tenham participado da licitação, na modalidade carta-convite, verificou-se que duas das empresas concorrentes, a Celta Construções e Empreendimentos Ltda e GM Engenharia Ltda, possuíam o mesmo sócio-gerente.
Para tentar burlar a fiscalização e dar um ar de licitude à fraude, outras pessoas figuraram como representantes legais das duas empresas, assinando os documentos apresentados. De acordo com o Ministério Público a prova do ajuste entre as empresas para beneficiar a vencedora da licitação, é que, embora a empresa vencedora do certame tivesse sido a Celta, ela repassou para a GM dois cheques nominais que recebeu da Prefeitura de Igaracy como pagamento pela obra.
Obras inacabadas
Além da fraude na licitação, verificou-se que o gestor municipal liberou a verba completa para a empresa Celta sem que a obra estivesse definitivamente concluída e aceita pela administração municipal. Relatórios de visita técnica feitos em 2003 constataram que, das melhorias sanitárias domiciliares, 43 estavam sem sumidouro, 136 sem o tubo de ventilação e cinco sem a calçada de proteção. Entre outras pendências, constatou-se ainda que as fossas sépticas de todos os módulos não haviam sido construídas.
“Tal conduta gerou prejuízo ao erário público federal e infringiu normas básicas das finanças públicas e dos princípios basilares que regem toda a administração pública”, apontou o procurador da República. Ação de Improbidade nº 2009.82.02.002290-7
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Remígio Júnior perde vaga de juiz titular no TRE da Paraíba para o advogado Newton Vita
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
TRE cassa prefeita Daguia de Nova Olinda e convoca novas eleições para o município
A prefeita é acusada de utilizar o dinheiro público em benefício próprio. Conforme a acusação, na época das eleições, a atual gestora ocupava o cargo de Secretaria de Saúde e se utilizou da função para distribuir exames e cheques da prefeitura em troca de votos.
domingo, 25 de outubro de 2009
Lula diz que espera comemorar vitória da Dilma em seu próximo aniversário
Segundo o presidente, o desejo de que Dilma seja eleita em 2010 pode ser encarado pela Justiça Eleitoral como campanha antecipada, como tem sido acusado pela oposição.
"Isso [desejar a eleição da Dilma] eu não posso porque está fora de época eleitoral e a legislação não permite nem em sonho que eu possa fazer qualquer pensamento positivo sobre a Dilma antes da convenção partidária e dela se afastar do governo. Mas no próximo aniversario eu, se Deus quiser, estarei comemorando a eleição dela", afirmou.
O presidente disse que torce para que 2010 seja um ano tranquilo com uma disputa eleitoral "civilizada" que possa fortalecer a democracia no país. "Eu acho que o Brasil precisa ter um ano de tranquilidade. Vamos ter eleições, eleições é sempre um momento extraordinário de consagrar a democracia no país, mas é importante que as campanhas sejam civilizadas com interesse de politizar a sociedade e com nível compreensível da sociedade de que vale a pena ter campanha a cada dois anos no Brasil", disse.
Lula revelou ainda que um de seus desejos nesse ano foi para que o país registre em seu último ano de governo o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 5%, o que pode consolidar o país como a quinta economia mundial em 2016, como projetou o Bando Mundial.
"O pedido foi para que as coisas transcorram com muita normalidade e que o Brasil cresça muito bem no ano de 2010 porque se conseguirmos crescer mais ou menos 5%, 4,5%, significa que a crise [financeira internacional] acabou no Brasil e significa que a gente pode ter alguns anos de crescimento contínuo, para que a gente possa estabelecer na prática aquilo que o Banco Mundial está dizendo que, em 2016, o Brasil pode ser a quinta economia mundial. Se isso acontecer, é tudo que o povo precisa, é tudo que o povo quer", afirmou.
Lula recebeu hoje pela manhã integrantes do PT que foram até o Palácio da Alvorada para cantar parabéns pelo seu aniversário. O aniversário do presidente, no entanto, é só na terça-feira. Ele nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco.
Folha Online
Obras no Estádio "Barbosão" são reiniciadas
Site pianco.com.br
sábado, 24 de outubro de 2009
Comunicamos aos nossos leitores que este novo visual do blog ficará disponível por 31 dias, como forma de demonstra o apóia deste editor aos Policias Militares que nos enviaram vários emails pedindo ajuda em defesa da PEC 300.
Prefeitos sinalizam dificuldades para pagamento do 13º salário
Coluna Destaque Vale do Piancó de hoje no JP
POLITICA. - Vereadores e o prefeito de Olho D ´água trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do município
Transposição
Os vereadores de Conceição debateram na sessão anterior a vinda das águas do Rio São Francisco para o Vale do Piancó. Os parlamentares disseram que o Rio Piancó não pode deixar de receber o “precioso líquido”. Na reunião, formou-se uma comissão que percorrerá outras câmaras a fim e realizar um manifesto no Vale sobre a transposição pelo Rio Piancó.
Famup
Os prefeitos do Vale do Piancó participaram ontem, em Patos, da reunião itinerante que a Assembleia Legislativa realizou na cidade. Na pauta, várias discussões. Porém, o tema mais debatido foi a queda do FPM. Os prefeitos se mostraram indignados com as quedas dos repasses e pediram aos deputados e ao presidente da Famup soluções para o problema.
Alerta
Informações extraoficiais repassadas pelo delegado de Polícia Civil de Piancó, Edson Vasconcelos, apontam na cidade o consumo de drogas é espantoso. Ele acha que Piancó tem mais de 400 usuários de drogas. Desses números, a grande maioria é jovem. E a preferência dos viciados é pelo crack. Segundo o delegado, a droga fascina os adolescentes.
Universitários
A Associação Universitária de Piancó realiza, no dia 7 de novembro, uma grande festa com a banda os Tuaregs. O evento acontecerá no Piancó Clube. Os organizadores disseram que a expectativa para a festa é boa e aguarda um público eclético, já que a banda contratada toca os mais variados gostos musicais. Além de ser muito conhecida na região.
Agricultura
O arroz vermelho do Vale do Piancó pode ter seu ingresso no Indicação Geográfica através do Ministério da Agricultura. Isso representa a conquista do selo de garantia. Identificando o produto em sua origem e atestando sua qualidade no mercado. Porém, para que isso possa acontecer. É preciso que os agricultores continuem organizados.
Política
A enquete realizada na última quinta-feira, na Rádio Cidade, no programa Tribuna Independente, quis saber em quem a população do vale votaria para governador e senador. Para a surpresa de muitos, Ricardo Coutinho ficou em primeiro lugar para o governo e Cássio e Efraim empatados no primeiro lugar para o Senado.
Convenção
O PMDB de Piancó está realizando hoje, na Câmara de Vereadores, sua convenção municipal. Será escolhido o novo presidente e a filiação de mais simpatizantes da legenda no município. Saulo Barboza disse que aguarda uma convenção tranquila e espera a presença de um bom número de pessoas e o ingresso de outros filiados.
Palestra
A Ouvidoria da Polícia Militar realiza, no dia 1º de novembro, na Câmara de Vereadores, uma palestra no Vale do Piancó. A cidade escolhida foi Santana dos Garrotes. O tema será ‘A Ouvidoria de Polícia como Órgão de Controle Externo da Segurança’ e o palestrante será o ouvidor Mário Gomes Araújo.
Paralisação
Todas as prefeituras do Vale paralisaram ontem suas atividades para chamar a atenção do Governo Federal nas constantes quedas do FPM. Ficaram funcionando apenas órgãos de extrema necessidade, como saúde e infraestrutura. No vale, a prefeita Flávia Serra Galdino foi uma das líderes da movimentação.
Nova Olinda
A prefeita Maria Galdino Irmã aguarda com expectativa o julgamento pelo TRE nos próximos dias. Ela se mostra tranquila e afirma que a política é uma caixinha de surpresas. Segundo seus advogados, Maria não praticou nenhum ato ilícito durante a campanha. Eles acompanham de perto e vigilantes as ações contra a jovem prefeita. Os advogados preferem não comentar detalhes da defesa, mas afirmaram que no momento a cautela é essencial.
Aguiar
O prefeito Manoel Guedes, “Tintin”, depois de ouvir um sindicalista tecendo críticas ao seu governo, disse que a resposta é o trabalho. Pagamento em dia, todos os postos de saúde funcionando, apoio à educação com o transporte escolar, valorização do professor com bons salários e correta aplicação dos bens públicos. O prefeito também disse que guarda em segredo uma grande aquisição para sua cidade e que vai tentar viabilizar o mais rápido possível.
Piancó
A prefeita Flávia Serra Galdino manteve conversações com a grande maioria dos prefeitos do vale para que eles participassem da reunião itinerante da Assembleia em Patos. A prefeita usou da palavra e mostrou as dificuldades que atravessam os municípios com as quedas do FPM. E que algo precisa ser feito.
Piancó IFlávia, em companhia de alguns secretários e auxiliares, foi aplaudida e bastante procurada após o término da sessão, que discutiu com outros prefeitos, membros da Famup, e deputados, uma visita ao presidente Lula. Flávia deve participar na próxima semana de uma reunião com Buba Germano, presidente da Famup.
Piancó II
A Secretaria Municipal de Agricultura de Piancó junto com a Associação dos Produtores de Leite e a Defesa Agropecuária estão realizando a campanha de vacinação bovina contra a aftosa. Segundo o secretário José Geraldo, o empenho é para que o Estado alcance a área livre da doença.
Olho D’Água
O prefeito Francisco Carvalho continua com o ibope alto na cidade. O município é dos poucos que mantêm 99% de sua folha de pagamento em dia. Ele disse que apesar das dificuldades, vem conseguindo manter o equilíbrio das finanças. E que aos poucos vem conseguindo tirar o município da inadimplência com os órgãos federais.
Olho D’Água I
A tradicional festa no povoado do Socorro, distrito de Olho D’Água, chamou a atenção este ano. O prefeito Chico Carvalho e sua equipe conseguiu levar para o local um artista de renome no Nordeste, o forrozeiro Alcymar Monteiro. Segundo os organizadores do evento, este ano, a festa foi recorde de público e organização.
Feira de Ciências
O Colégio Compacto realizou ontem sua tradicional Feira de Ciências. Os alunos desenvolveram vários projetos científicos que ficaram expostos ao público. Mais de mil visitantes compareceram à escola e ficaram vislumbrados com os trabalhos apresentados pelos alunos. Os diretores agradeceram à participação de todos.
Fonte: JPB
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Polícia Civil não aceita reajuste de 10% proposto pelo governo do Estado e mantém greve na Paraíba
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Vereadores de Conceição fazem movimento para trazer a Transposição para o Vale do Piancó
Em sessão na ultima segunda-feira (19) os Vereadores do município de Conceição direcionaram a pauta da sessão para chamar a atenção das autoridades em relação ao projeto da transposição das águas do são Francisco, a alegação é que o projeto que passa a 23 kms do município de Conceição entristece a população de todo vale do Piancó, “é como morrer de sede a beira mar” disse a vereadora Nena Martins (PPS). O movimento em prol da transposição passando pelo vale do Piancó tem a liderança do vereador Sales lima (PSB) que recebeu o apoio unânime dos vereadores Nego de Sevir (PMDB), Stherlan Emanuel (PCdoB), Roberto de Chicó (PSB), Diô Sabino (PSDB), Vicente Ramos (PSB), Valdemir Berto (PSDB), Raimundo Araújo(PSDB) e Nena Martins (PPS).
Na ocasião o Vereador Sales Lima propôs que fosse formada uma comissão que possa contar com a participação além dos vereadores, das autoridades locais. ”Nosso objetivo é levar ao Presidente da Republica Luis Inácio Lula da silva como também as autoridades que representam nosso Estado a nossa preocupação com a falta d´gua que atinge nossa região e não podemos ficar de braços cruzados vendo o canal da Transposição passando em nossas portas sem nos oferecer sequer um copo d´gua” disse Sales Lima.
O presidente da casa, vereador Nego de Seví que acatou o pedido do vereador Sales Lima em formar a comissão apresentará nomes para que seja discutido junto com os vereadores. Do município de Conceição sairá uma equipe visitando municípios do vale do Piancó em forma de apelo para que as autoridades e toda população levantem esta bandeira em prol da passagem da transposição do rio são Francisco pelo vale do Piancó.“Visitaremos as Câmaras de Vereadores da região e contamos com o apoio dos vereadores do vale do Piancó nesta luta”, concluiu o vereador Sales Lima. O projeto passando pela Paraíba beneficiará apenas São José de Piranhas e o município de Sousa.
Por: Ricardo Pereira
Câmara dos Deputados aprova exigência de curso superior para professor de ensino básico
Atualmente, é permitido que professores com nível médio deem aulas para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano). Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação em maio deste ano afirma que quase um terço dos professores não tem curso superior ou atua em área diferente de sua formação.
O texto aprovado pela Câmara exige o nível superior para os professores das primeiras séries do ensino fundamental. No caso da educação infantil, o projeto exige o nível superior, mas abre a possibilidade de contratação de professores com nível médio nos locais onde comprovadamente não existirem profissionais com nível superior.
G1
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Banda Larga do governo Lula vai custar R$ 9,90
Para tornar o programa viável, seria preciso negociar com as operadoras de telecomunicações e oferecer, em troca, um pacote de benefícios tributários ainda não definido.
Na semana passada, o governador de São Paulo, José Serra, anunciou isenção da alíquota de 25% do ICMS para os planos de banda larga. A assinatura mensal deverá custar até R$ 29,80 para velocidade mínima de 200 Kbps e máxima de 1 Mbps.
O programa federal seria uma versão mais elaborada do "Computador para Todos" que, já existe desde agosto de 2007, e permite que seja oferecido à população um programa de acesso discado com mensalidade de R$ 7,50.
Há divergências no governo em relação à forma do projeto. O Ministério do Planejamento defende uma rede estatal de banda larga (administrada pela Telebrás ou pelo Serpro), solução que esbarra em um impasse jurídico envolvendo a Telebrás. Já o Ministério das Comunicações quer uma aliança com as atuais operadoras.
Por: Helena
Ouvidoria de Polícia do Estado da Paraíba realizará palestra em Santana dos Garrotes
A intenção é fazer com que a população e polícia caminhem juntas dentro do novo conceito de segurança, em que a população diz o tipo de polícia que precisa e se conscientiza do seu papel como contribuinte da paz social. O principal, contudo, é que as pessoas terão total liberdade para oferecer os elogios e denúncias de desvios de conduta, sem passarem por nenhum constrangimento.
A iniciativa dessa palestra em Santana dos Garrotes foi dos jovens Luyz Paullo Targino e Thalita Alvino, com o apoio do SIMTRAF.
No dia 31 toda a equipe da Ouvidoria vai dar entrevista à imprensa do Vale do Piancó; às 9hs na rádio Cidade FM de Piancó e às 11hs no “Programa Jogo Aberto” pela a rádio Santana FM, com o jornalista Ary Ramalho.
O cargo de Ouvidor responsabiliza-se pelo atendimento e encaminhamento das reivindicações da sociedade da Paraíba e da classe dos Policiais Civis, Militares.
http://www.arypintoramalho.blogspot.com/
Funasa reúne gestores municipais para discutirem controle da doença de chagas
Os municípios escolhidos fazem parte de convênio para melhoria habitacional para combater o vetor da doença de chagas. Na ocasião os gestores e técnicos receberam orientação para realizarem uma boa elaboração do inquérito sanitário seguindo as normas da Funasa. Este documento retrata o levantamento das áreas a serem beneficiadas, local onde serão as novas construções e reformas habitacionais visando a saúde pública para atender a comunidade e não somente focos isolados.
Além dos gestores e técnicos dos municípios convidados estiveram presentes o Coordenador da Funasa Paraíba, Álvaro Gaudêncio Neto, o chefe da Diesp- Divisão de Engenharia de Saúde Sanitária, José Helio Ferreira, e Maximiano Monteiro Maia, técnico de saneamento da instituição há 29 anos locado em Brasília no departamento de engenharia.
O programa de melhoria habitacional, segundo Maximiano, tem a finalidade de orientar os gestores sobre a celebração dos convênios e elaboração da ficha cadastral de saneamento. Requisitos como princípio da continuidade, objetivo do programa que é eliminar a presença do vetor e dificultar a transmissão da doença na inter(na residência) e peri(no entorno) domiciliar devem ser atendidos.Também a educação foi destaque nas discussões.
Com o objetivo de sensibilizar os gestores sobre a importância da elaboração de projetos de acordo com a portaria nº 723/2007 que diz que os proponentes deverão promover ações de educação em saúde e de mobilização social durante as fases de planejamento, implantação e operação das obras e serviços de engenharia como uma estratégia integrada para alcançar os indicadores de impacto correspondentes, de modo a estimular o controle social e a participação da comunidade beneficiada.
As prefeituras convidadas foram: Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeirinhas, Casserengue, Catolé do Rocha, Conceição, Gado Bravo, Ibiara, Igaracy, Mão d’ Água, Matinha, Monteiro, Nazarezinho, Nova Olinda, Patos, Pedra Lavrada, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santarém, São Bento, São Bentinho, São João do Rio do Peixe, São José de Pinharas, São José do Bonfim, Triunfo e Uiraúna.
Por: Ricardo Pereira
Geralda Figueirêdo é a nova Secretária Municipal da Assistência Social no município de Itaporanga
Por: Ricardo Pereira
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Ibope: Cássio e Veneziano lideram disputa para o Senado
1-Cássio Cunha Lima 52%
2-Veneziano Vital do Rego 25%
3-Efraim Morais 22%
4-Luiz Couto 11%
5-Roberto Paulino 11%
6-Ney Suassuna 9%
7-Vitalzinho 9%
8-Wellington Roberto 7%
9-Wilson Santiago 5%
10-Roberto Cavalcanti 3%
Branco/ Nulo 7%
Não sabe 8%
PBagora
Segunda parcela do FPE de outubro da Paraíba segue queda acentuada de repasses
A previsão do Tesouro Nacional para a Paraíba configura uma perda de R$ 12,6 milhões no mês A Secretaria de Estado das Finanças recebeu, nesta segunda-feira (19), a previsão da segunda parcela da cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE) referente a este mês. O valor previsto do repasse efetuado pela Secretaria de Tesouro Nacional para a administração estadual é de R$ 14,756 milhões.
A primeira parcela da cota do FPE deste mês foi de R$ 66,808 milhões. Estes valores seguem em queda acentuada e os repasses da cota do FPE em outubro devem ficar abaixo da previsão orçamentária anual que deveria ser de R$ 132 milhões.
A previsão apresentada agora pela Secretaria do Tesouro Nacional deve ficar abaixo dos R$ 120 milhões, configurando uma perda de R$ 12,650 milhões para este mês.
O secretário Marcos Ubiratan informou que a segunda parcela do FPE deste mês não vai dar para pagar as consignações da administração direta e indireta, que somam um montante de R$ 22 milhões.A perda acumulada nos repasses da cota do FPE, no período de janeiro a setembro deste ano, comparado a previsão para o exercício, atinge R$ 268 milhões. Se a previsão da Secretaria do Tesouro Nacional for confirmada, o Governo do Estado perderá nos 10 meses deste ano mais de R$ 280 milhões.
Secom
domingo, 18 de outubro de 2009
Entenda a PEC 300
Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988.
artigo 1º - o § 9º do artigo 144 da constituição federal passa a vigorar com a seguinte redação:“§ 9º - a remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do = 4º do artigo 39, sendo que a das polícias militares dos estados, não poderá ser inferior a da polícia militar do distrito federal, aplicando-se também o corpo de bombeiro militar desse distrito federal, no que couber, extensiva aos inativos”.artigo 2º - esta emenda entra em vigor cento e oitenta dias subseqüentes ao da promulgação. ”
TABELA VENCIMENTOS DA PM DO DISTRITO FEDERAL - REF. 2008.
Coronel 15.355,85
Tenente Coronel 14.638,73
Major 12.798,35
Capitão 10.679.82
1º Tenente 9.283,56
2º Tenente 8.714,97
Aspirante 7.499,80
Sub Tenente 7.608,33
1º Sargento 6.784,23
2º Sargento 5.776,36
3º Sargento 5.257,85
Cabo 4.402,17
Soldado 1a. Classe 4.129,73
Soldado 2a. Classe 3.031,38
Atenção: Comunicamos aos nossos leitores que este novo visual do blog ficará disponível por 31 dias, como forma de demonstra o apóia deste editor aos Policias Militares que nos enviaram vários emails pedindo ajuda em defesa da PEC 300?
sábado, 17 de outubro de 2009
Francisca Mota atende pedido de vereadora e consegui uma viatura policial para a cidade de Catingueira
A Polícia Militar de Catingueira contará com uma viatura para cumprir suas atribuições no Município, graças à luta da deputada Francisca Mota, junto ao governador José Maranhão, em atendimento ao ofício da vereadora Maria Helena Fausto encaminhado a ela no mês de abril.
Diante das dificuldades que o policiamento enfrenta tentando manter a ordem e a segurança nas ruas da cidade em virtude da ausência de um transporte que possa facilitar a locomoção dos policiais militares, a vereadora buscou o apoio da deputada para melhorar as condições de trabalho dos mesmos.
Tão logo recebeu a solicitação da parlamentar mirim a deputada avalizou a reivindicação e iniciou os contatos com o governador e junto a Secretaria Estadual da Segurança Pública, que culminaram com a liberação do veículo pelo Governo do Estado.
Segundo informou a vereadora o veículo já foi autorizado pelo governador José Maranhão, faltando apenas a parte burocrática que dentro de alguns dias será resolvida.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
MP investiga inclusão do nome da secretária 'Nova' no ‘Bolsa Família’ e vereador Erivaldo se defende
JUSTIFICATIVA - O vereador e marido da secretária, o vereador Erivaldo Rufino, explicou, entretanto, que a sua família fez o cadastro no programa há cerca de três anos, quando ele ainda não ocupava o cargo no Legislativo da cidade sertaneja. Assim que assumiu o mandato, no mês de janeiro, ele teria solicitado o cancelamento do cadastro. “Este é meu primeiro mandato. Antes de ser vereador nós nos enquadrávamos nos critérios do programa e quando assumi pedi o cancelamento. Não foi por nossa culpa. Depois do terceiro mês deste ano ela não recebeu mais”, afirmou.
O parlamentar ainda acrescentou que está disposto a esclarecer qualquer tipo de dúvidas ao Ministério Público, e as informações podem ter sido propagadas por adversários políticos, tentando prejudicá-lo. “Tenho consciência de que não fizemos nada de forma errada”, ressaltou. O Programa Bolsa Família é destinado às famílias com renda per capita mensal até R$ 140,00. A renda é calculada a partir da soma do dinheiro que todas as pessoas da casa ganham por mês, que é dividida entre os integrantes do grupo familiar.
Abandonado, Piancó Clube é interditado pela Justiça
O local que durante décadas acolheu a sociedade piancoense com a realização de inúmeros eventos, carece ainda de instrumentos de segurança essenciais, como extintores e saídas de emergência.
Em 2005, a Prefeitura Municipal de Piancó arrendou o clube para transformá-lo em espaço público de recreação para crianças e idosos atendidos pelos programas sociais do município, sendo feita uma pequena reforma que em nada melhorou a estrutura comprometida.
Histórico
O Piancó Clube foi fundado em 10 de fevereiro de 1937, fruto do anseio da sociedade piancoense por um espaço onde a mocidade e os mais velhos pudessem desfrutar suas horas de lazer. O terreno foi adquirido por aforamento à Paróquia e os recursos que custearam a obra foram doados por associados e sorteios realizados.
Depois de construído, era modesto mas servia bem às suas finalidades, sendo adequado para para os bailes de encerramento das principais festas religiosas, do Padroeiro em Junho, do Rosário em outubro, Carnaval, São João e São Pedro, festejar casamentos e aniversários.
Veja alguns nomes importantes que passaram pela Presidência:
Severino de Paula Farias
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Lula vê fim das frentes de trabalho: transposição é realidade
Nesta quinta-feira (15), o presidente disse que seu governo quer resolver a convivência do povo com a seca, enquanto vistoriava obras do Eixo Leste (entre os municípios pernambucanos de Sertânia e Custódia) que vão beneficiar a Paraíba e Pernambuco. Mais uma vez, ele garantiu que a primeira etapa desses serviços estará pronta já em 2010.
A informalidade, simplicidade e entrosamento foram, sem dúvida, as marcas da convivência entre o presidente e o governador durante a viagem de trabalho ao interior pernambucano. O chefe do Executivo paraibano expressou seu reconhecimento à preocupação de Lula com as pessoas desempregadas, especialmente na região nordestina.
“O presidente, fiel às suas origens, não se esqueceu dos nordestinos”, afirmou o governador, endossando a afirmativa de que a transposição é uma realidade. Ele se mostrou extremamente entusiasmado com o que viu no canteiro de obras.
Expectativa – Maranhão afirmou que a obra é um sonho de gerações. “De gerações de muitos paraibanos e nordestinos”, afirmou após o término da inspeção das obras do Lote 11, um dos trechos mais adiantados do Eixo Leste, e que deve ficar pronto em quatro meses.
A expectativa do presidente Lula é que as obras desse Eixo fiquem prontas até o próximo ano e as do Eixo Norte, até 2012. As obras da transposição estão orçadas em mais de R$ 6 bilhões e beneficiarão aproximadamente 12 milhões de pessoas nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
O governador paraibano esteve acompanhado todo o tempo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, e do senador Ciro Gomes (PSB-CE). O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, Francisco Sarmento; o assessor do governador, Idácio Souto, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, também estavam na comitiva.
“Está tudo bem”. A frase foi pronunciada pelo ministro Geddel Vieira ao analisar os benefícios futuros da Paraíba com a transposição, prevendo também a conclusão do Eixo Leste em 2010. Até o final deste ano, as obras vão gerar aproximadamente 10 mil empregos. “Esta obra está mudando a realidade do Nordeste”, ressaltou.
Atenção especial a Maranhão
A atenção especial que Lula conferiu a Maranhão, enquanto permaneceram vistoriando as obras da transposição, ficou ainda mais patente quando o dirigente nacional citou o nome do governador paraibano antes de todas as autoridades presentes, ao subir no palanque para discursar. “Meu amigo Maranhão” foi a expressão utilizada pelo presidente na ocasião.
O entrosamento entre o governador, o presidente e a ministra chefe do Gabinete Civil da Presidência, Dilma Rousseff, se repetiu nos vários momentos da visita de dois dias ao interior de Pernambuco, encerrados nesta quinta-feira (15).
Maranhão circulou pelas obras sempre ao lado de Lula e Dilma, conversou com os operários e foi o único governador presente à visita que concedeu entrevista à imprensa nacional, na noite da quarta-feira (14), quando o presidente visitou o canteiro de obras. Ele chegou a ser elogiado pela imprensa presente pela atenção dispensada aos jornalistas.
Nesta quinta-feira pela manhã, o governador paraibano teve conversas reservadas com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e com o senador Ciro Gomes, também do PSB. Ele saiu animado, mas disse que preferia não revelar o teor das conversas.
O governador não escondeu a satisfação ao ser elogiado pelo secretário geral do Ministério da Integração Nacional, João Santana, por ter conseguido ‘roubar’ Francisco Sarmento, atual secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, do governo federal. Segundo João Santana, Sarmento é um dos poucos que podem responder a qualquer pergunta sobre o projeto de transposição do São Francisco.
Ao subir no palanque, para o pronunciamento do presidente, o nome do governador José Maranhão foi o primeiro a ser citado por Lula, a quem chamou de “meu amigo Maranhão”. Ainda no palanque, Maranhão conversou reservadamente com a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Farias.
“Tem emprego no Nordeste”
O presidente Lula fez questão de dizer que as obras da transposição vão gerar empregos na região – atualmente são 8.380 funcionários trabalhando nos Eixos Norte e Leste e devem chegar a mais de 10 mil postos de emprego até dezembro. O presidente criticou a ‘indústria do carro-pipa’, que acaba “por extorquir aqueles que não têm acesso à água”.
Ele disse também que “as pessoas do Sul do país não conhecem o sofrimento de quem nasceu nas regiões mais secas do Nordeste”. E deu o recado: “Quem quiser trabalhar não vai precisar mais ir à São Paulo porque tem emprego no Nordeste”. Lula fez questão de dizer que a transposição do rio São Francisco é uma das mais importantes do mundo. “Nós queremos tornar o País mais justo”, sentenciou.
Durante a visita às obras do Lote 11, além do governador José Maranhão, acompanharam o presidente a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), ministro Geddel Vieira (Integração), João Santana (secretário geral do Ministério da Integração), governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Cid Gomes (Ceará) e Wilma Farias (Rio Grande do Norte), além do senador Ciro Gomes (PSB-CE) e de Franklin Martins.
Estágios das obras nos Eixos Leste e Norte
O Eixo Leste, que levará água para os Estados de Paraíba e Pernambuco, já está com 16% do total da obra executados, e compreende os lotes de 9 a 13 e o 11, onde Lula esteve com a comitiva. O trecho mais adiantado já está com 38,3% da obra executados. Já o Eixo Norte, que levará água para os Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, já está com 13,4% dos serviços executados e compreende os lotes de 1 a 8, além do 14.
Da Secom-PB
Convocação dos Correios
Os candidatos que manifestarem interesse no preenchimento das vagas deverão apresentar requerimento pessoalmente, em horário comercial, ou por meio de Sedex, endereçado à Gerência de Recursos Humanos/ECT, localizada na BR 230, Km 24,5, na Cidade de João Pessoa - PB - CEP 58071-900, no período de 15 a 21 de outubro de 2009.
Considerando-se a proximidade de cada microrregião com relação ao Estado do Maranhão, detentor das vagas, será dada prioridade de atendimento na seguinte ordem: Sousa, Pombal, Itaporanga, Patos, Sumé, Soledade, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa.
Aos candidatos interessados de cada microrregião, a convocação será de acordo com o previsto no mencionado Edital, ou seja, em ordem rigorosa de classificação.
O não pronunciamento indica a não aceitação da vaga oferecida, sem que isto implique qualquer alteração da ordem de classificação de sua localidade-base.
Comunicamos que o candidato poderá solicitar transferência para outra localidade, somente após 01(um) ano de efetivo exercício na Diretoria Regional de aceitação da vaga
Juiz determina a nomeação imediata dos aprovados em concurso de Piancó
Abaixo, como prometido, o inteiro teor da sentença histórica proferida no dia de hoje (14/10/2009):
SENTENÇA
Proc. nº 026.2009.001.090-6
MANDADO DE SEGURANÇA. APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO. NOMEAÇÃO. DIREITO SUBJETIVO. 1. A classificação de candidato do número de vagas ofertadas pela Administração gera, não a mera expectativa, mas o direito subjetivo à nomeação. 2. A administração pratica ato vinculado ao tornar pública a existência de cargos vagos e o interesse em provê-los. Portanto, até expirar o lapso de eficácia jurídica do certame, tem o poder-dever de convocar os candidatos aprovados no limite de vagas que veiculou no edital, respeitada a ordem classificatória (Recurso Ordinário em Mandado de Segurança – 2008/0151964-2, Rel. Ministro JORGE MUSSI – Quinta Turma do STJ, data do Julgamento 04/08/2009 – data da publicação 08/09/2009).
“Que seria da democracia sem habeas-corpus, mandado de segurança e liminares, proteções preventivas contra arbitrariedades? (Flávio Pinheiro).
Vistos, etc.
R.P.I.S., J.A.F.B, M.G.F.B, C.J.S., M.A.F., A.B.G, E.O.P., L.G.L.F., A.M.F.S., S.V.P., V.B.M., J.R.V.L., H.C.F.S., A.M.S., K.R.M.P., A.M.S.S., J.M.S.B., M.S.A.S., P.K.P.S., L.R.F.A., J.I.S., F.L.O.S., E.V.S., M.J.S. P.F.M., R.F.S.S., A.P.A.S., M.E.R.L., J.O.L.S., E.B.N.S., J.C.S., M.S.B.A., O.L.P.M., A.L.S., A.D.L., E.A.L.S. e G.L.B.L., já qualificados nos autos, ingressaram neste juízo com o presente MANDADO DE SEGURANÇA com pedido de liminar, contra atos omissivos ilegais, abusivos e injustos praticados pela Sra. FLÁVIA SERRA GALDINO, Prefeita Constitucional do Município de Piancó-PB, já qualificada nos autos, requereu ao final a concessão de liminar.
Alegam os impetrantes que submeteram-se a certame público realizado pelo Município de Piancó-PB, convocado pelo edital nº 002/2007, para prover cargos criados pelas Leis Complementares nº 12/2002 e 001/2009, efetivado pela Fundação Alliryo Wanderley, tendo sido aprovados para os diversos cargos, conforme consta do concurso em anexo.
Afirmam ainda, que uma vez aprovados, ainda não tinham sido chamados para os cargos, embora existam as vagas para isso, o município sem nenhuma explicação, baixou edital para realização de um novo concurso, sem que antes procedesse a convocação e nomeação dos impetrantes, muito embora houvesse se comprometido junto à Promotoria de Justiça nomeá-los conforme atesta o ofício PMP/PMG nº 02/09, de 11/03/2009.
Com a exordial, vieram os documentos de fls. 23 usque 377.
Ab initio, deneguei o pedido de liminar por não vislumbrar demonstrados os pressupostos de sua admissibilidade (fls. 379).
Devidamente notificada à autoridade apontada como coatora, apresentou contestação às fls. 383/389, dos autos, requerendo ao final a total improcedência do pedido.
O douto representante do Ministério Público ofereceu acurado parecer opinando, pela concessão da Segurança, alegando a existência de direito líquido e certo através de vasto entendimento doutrinário e jurisprudencial (fls. 392/400).
É O RELATÓRIO. DECIDO.
A segurança deve ser concedida.
A literalidade do texto inserido no art. 5º, LXIX, da Constituição Federal é muito claro ao estabelecer: “Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público.”
In casu, a aprovação em concurso público, pelos impetrantes, dentro do número de vagas, gera para o aprovado o direito subjetivo de ser nomeado e não uma expectativa de direito.
Nesse sentido, caminha a jurisprudência dos nossos tribunais, em especial do STJ, senão vejamos:
RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. CANDIDATO. NOMEAÇÃO. NÚMERO CERTO DE VAGAS. PREVISÃO. EDITAL. NECESSIDADE DE PREENCHIMENTO. DIREITO LÍQUIDO E CERTO. CARACTERIZAÇÃO.
RECURSO PROVIDO.
1. Em conformidade com a jurisprudência que vem se firmando na 3ª Seção do STJ, o candidato aprovado em concurso público, dentro do número de vagas previstas em edital, possui direito líquido e certo à nomeação, e, não mera expectativa de direito.
2. Consoante precedentes da 5ª e 6ª Turmas do STJ, a partir da veiculação, pelo instrumento convocatório, da necessidade de a Administração prover determinado número de vagas, a nomeação e posse, que seriam, a princípio, atos discricionários, de acordo com a necessidade do serviço público, tornam-se vinculados, gerando, em contrapartida, direito subjetivo para o candidato aprovado dentro do número de vagas previstas em edital.
4. Recurso ordinário conhecido e provido, para conceder a ordem apenas para determinar ao Estado de Minas Gerais que preencha o número de vagas previstas no Edital.
(RMS 22597 – Recurso em Mandado de Segurança – Rel. Ministra JANE SILVA. Dês. Convocada do TJ/MG – Sexta Turma – data do Julg. 12/06/2008 – data da pub. 25/08/2008
Em contrapartida, estabelece o artigo 37 da Constituição Federal:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Ora, se tais princípios não forem observados incorrerá a administração pública em ilegalidade, sanável via writ.
O concurso público é a forma mais democrática de acesso ao serviço público. Por ele, realizam-se os princípios da moralidade e impessoalidade no trato com a coisa pública e, ao mesmo tempo, asseguram-se direitos iguais a todos os cidadãos de acesso aos cargos públicos.
Quando a administração realiza um certame, ofertando um determinado número de vagas, não pode deixar de nomear os aprovados alegando critérios de conveniência e oportunidade decorrente do seu poder discricionário, pois tal poder dever ter sido exercido quando da oferta do número de vagas no edital.
Nesse diapasão vale a pena citar Flávio Pinheiro:
“Que seria da democracia sem habeas-corpus, mandado de segurança e liminares, proteções preventivas contra arbitrariedades?”
Ante ao exposto, vislumbrando os requisitos do art. 5º, LXIX, da Constituição Federal, em consonância com o parecer do Ministério Público, concedo a ordem impetrada nos termos propostos da exordial, determinando a nomeação dos aprovados impetrantes.
Sem custas.
Deixo de arbitrar honorários, face ao determina a Súmula 512 do STF.
Oficie-se a autoridade coatora para o cumprimento da presente decisão.
Publique-se. Registre-se. Intime-se.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009.
JOSÉ MILTON BARROS DE ARAÚJO
Juiz de Direito
Fonte: Padua Leite
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Liminar do STF impede bloqueio de verbas do Banco Mundial
Com a iminência do bloqueio da operação de crédito com o Banco Mundial no valor aproximado de US$ 21 milhões, já aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, a Paraíba não poderia concretizar mais uma etapa do Programa de Redução da Pobreza Rural (PRPR), executado pelo Governo do Estado.
Através do Projeto Cooperar, a iniciativa envolverá recursos da ordem de US$ 28,17 milhões, dos quais US$ 20,9 milhões (75%) financiados pelo Banco Mundial e US$ 7,27 milhões como contrapartida do Estado. O montante será investido em cerca 800 subprojetos produtivos e de infra-estrutura, beneficiando aproximadamente 40 mil famílias.
A restrição em pauta diz respeito ao suposto débito existente da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (AL-PB) em favor do Poder Público Federal. Isso porque servidores da Fundação IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) foram cedidos à AL-PB para o exercício de atividade em comissão ou função de confiança, com o ônus da remuneração para a cessionária no ano de 1995.
Entretanto, a Assembléia não ressarciu o Poder Público Federal pelo custo relacionado ao afastamento dos servidores, causando restrição do Estado no SIAFI/CAUC em virtude da existência de créditos não quitados estimados em R$ 126 mil, sendo R$ 73 mil devidos à Fundação IBGE e os outros R$ 53 mil a CHESF.
Entre os inúmeros prejuízos assumidos pelo Estado da Paraíba com a inscrição no CAUC, verifica-se que no âmbito da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estão bloqueadas operações de crédito no valor aproximado de R$ 248 milhões, sendo R$ 32,8 milhões vindos do Banco Mundial, R$ 200 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF) e quase R$ 15 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), valores fundamentais para a concretização de investimentos essenciais para o ente federativo.
Outro caso - No mês de agosto a PGE-PB obteve êxito em outra ação cautelar (nº 2395), quando o STF concedeu liminar retirando a inscrição do Estado no CAUC. Porém, neste caso, a restrição refere-se ao percentual mínimo aplicado na Educação durante o governo anterior. Essa decisão propiciou inúmeras vantagens a Paraíba, que não teve suspensa a transferência de recursos financeiros.
A decisão proferida nessa ação foi célebre e hoje serve de modelo para vários outros Estados, inclusive, foi integralmente publicada no informativo nº 558 do STF, periódico de grande repercussão e respeito no meio jurídico, motivo de grande satisfação para a Procuradoria Geral do Estado.
Decisão judicial paralisa programas habitacionais da Cehap em todo o Estado
Afora os recursos dos programas da Caixa Econômica Federal (CEF), a Paraíba poderá perder R$ 15 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo informou nesta terça-feira (13) o presidente da Companhia, Carlos Mangueira.Paralisação – Como os gerentes administrativos de diversos setores da Cehap tiveram suas nomeações canceladas, todo o trabalho ficou prejudicado, sem data para voltar à normalidade.
As informações necessárias para atender as exigências da CEF, que são várias e constantemente atualizadas, vão deixar de ser fornecidas. “Hoje, por incrível que pareça nada está funcionando na empresa, porque toda sua memória estava em poder dessas pessoas que agora já não estão mais prestando serviços. Toda a estrutura administrativa do órgão foi paralisada”, afirmou o presidente.
Por conta desta decisão da Justiça do Trabalho, pelo menos as cinco mil casas que estavam sendo construídas pelos programas habitacionais estão paralisadas. Os recursos estão liberados, mas não há como serem aplicados, e ficam inviabilizadas as prestações de conta dos convênios assinados com as instituições de crédito.
Efeitos – Diante do quadro em que se encontra a Cehap, Mangueira acredita que somente o governador José Maranhão poderá tomar uma decisão que venha evitar uma perda maior. Uma das sugestões levantada é justamente a criação de uma nova empresa habitacional, o que deve demorar pelo menos seis meses. “A empresa estava passando pelo melhor momento de sua história”, disse.
Mangueira explicou que no ano de 2005, o Governo do Estado assinou um Termo de Conduta no qual se comprometia deixar a Cehap funcionando somente com servidores concursados. A medida da Justiça do Trabalho tem efeito imediato e não deixa espaço para recorrer. As coordenadorias da empresa em cidades do interior, inclusive Campina Grande, estão sem funcionar.
Toda a atividade técnica da Cehap está parada. “A situação é gravíssima. Nossa preocupação, também se estende a preservação do patrimônio da empresa, inclusive para evitar a invasão de casas, a exemplo do que aconteceu na cidade de Cajazeiras. Os programas habitacionais não podem parar”, comentou.
No entanto, desde o começo do mês que os servidores concursados para o quadro técnico da Cehap estão sendo contratados, mas Mangueira acredita vai demorar até que eles tenham o domínio do funcionamento administrativo da empresa.
Sem serviço – A decisão judicial paralisou os seguintes serviços da Cehap: Gerência de Administração, Subgerência de Recursos Humanos, Subgerência de Serviços Gerais, Subgerente de Tecnologia e Informações, Gerência de Obras, Gerência de Produção, Gerência Operacional de Imóveis, Subgerente de Material e Patrimônio, Gerência de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Gerência de Projetos, Gerência de Acompanhamento de Contratos, Gerência de Comercialização, Gerência de Arrecadação e Controle, Gerência de Gestão de Crédito Imobiliário, Gerência de Coordenação em Campina Grande, Gerência de Arrecadação e Controle, Gerência de Amortização e Controle, Gerência de Finanças, Coordenação Jurídica, secretários de diretoria e inúmeros outros cargos comissionados que formavam a estrutura de comando da sociedade de economia mista.
Secom-PB
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Bolsa Família beneficia mais 8 mil novas famílias na Paraíba
A inclusão faz parte da terceira etapa de expansão anunciada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), pelo programa de transferência de renda que teve início em maio deste ano com um aumento de 300 mil famílias beneficiadas, em agosto 500 mil, e outras 500 mil agora em outubro. No total, 1,3 milhão de famílias foram incluídas em 2009.
Na região do vale do Piancó mais de 300 famílias passarão a receber o beneficio do programa Bolsa Família. O município de Itaporanga foi o que teve o maior aumento de vagas 79 seguido por Pedra Branca com 69, Catingueira com 39, Santana de Mangueira 20, Boa Ventura e Santana dos Garrotes 19 e por último Piancó e Ibiara com 16, as demais cidades do vale não tiveram aumentos significativos. Os novos benefícios deverão estar disponíveis até o dia 31 deste mês, nos postos da Caixa Econômica Federal.
PB está entre os estados que lideram denúncias de racismo no país, afirma Secretaria da Igualdade Racial
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
domingo, 11 de outubro de 2009
Justiça proíbe que prefeito de Itaporanga mexa no salário dos servidores da saúde
Na manhã de sexta-feira (9) a juíza Andrea Almeida Dantas, 1ª vara da comarca de Itaporanga, deferiu o pedido de liminar impretada pela ASPUMI – Associação dos Servidores Públicos do Município de Itaporanga, contra a Prefeitura Municipal de Itaporanga.
Partidos e pré-candidatos já investem na internet para ter acesso ao eleitor da Paraíba
sábado, 10 de outubro de 2009
Minc e Secretaria Executiva da Cultura/PB realizam reunião para debater a cultura no Vale do Piancó
A reunião foi convocada e coordenada pela Secretaria Executiva da Cultura do Governo do Estado, na pessoa do secretário Davi Fernandes, pelo Ministério da Cultura, na pessoa da Facilitadora do MINC Alice Monteiro Lima, ambos presentes à reunião. Na verdade, é a primeira reunião, de uma série de nove, que a secretaria executiva estadual da cultura promoverá em todas as regiões da Paraíba.
Coluna Destaque Vale do Piancó de hoje no JP
O Superintendente do Dnit, na Paraíba, Expedito Leite da Silva, assinou com a empresa Delta o contrato para a execução das obras de recuperação, restauração e manutenção da rodovia BR-361. Além do entroncamento da PB-356, em Pedra Branca. Beneficiando os municípios de Catingueira, Piancó, entre outros no Vale.
Hospital Dia
Prisão
Tráfico de drogas
Assalto
Investigação
Piancó
Piancó I
Piancó II
Olho D’Água
Olho D’Água I
Olho D’Água II
Festa tradicional
Nova Olinda
Nova Olinda II
Dia da Criança
Aprendizado
Wilson Braga
Aguiar