sábado, 10 de outubro de 2009

Minc e Secretaria Executiva da Cultura/PB realizam reunião para debater a cultura no Vale do Piancó


Na manhã desta sexta-feira (09) aconteceu em Itaporanga, nas dependências do auditório do pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), uma reunião com o objetivo de discutir e programar a realização de conferências municipais de cultura, numa determinação do Ministério da Cultura dentro do Plano Nacional de Cultura. Levando a comunidade a voltar sua atenção para este setor e começar a viver cultura.
A reunião foi convocada e coordenada pela Secretaria Executiva da Cultura do Governo do Estado, na pessoa do secretário Davi Fernandes, pelo Ministério da Cultura, na pessoa da Facilitadora do MINC Alice Monteiro Lima, ambos presentes à reunião. Na verdade, é a primeira reunião, de uma série de nove, que a secretaria executiva estadual da cultura promoverá em todas as regiões da Paraíba.
Estiveram presentes, nesta primeira etapa de encontros, secretários municipais da educação de Aguiar, Catingueira, Olho D'Água, Itaporanga, Pedra Branca, Ibiara e Diamante. Foi formado um grupo para a inicialização do Fórum Regional que vai debater as diretrizes da cultura com relação ao Vale do Piancó e seus valores históricos e culturais. Na oportunidade o secretário Davi Fernandes informou sobre alguns programas e projetos com recursos disponíveis nesta área em âmbito estadual, bastando apenas que cada município planeje e apresente seus respectivos projetos, seja ente público ou a sociedade civil.
A reunião foi bastante produtiva e todos se comprometeram a desenvolver mecanismos em suas respectivas cidades que possibilitem a implantação de Pontos de Cultura, para mudar a cara e a visão que se tem do setor, passando a valorizá-lo e fomentá-lo a partir de agora. O primeiro passo, em termos de difusão, será a realização da Conferência Municipal da Cultura em cada município.
Por Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário