domingo, 25 de outubro de 2009

Lula diz que espera comemorar vitória da Dilma em seu próximo aniversário


Ao participar da comemoração de seus 64 anos promovida por militantes do PT em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que, apesar de não poder desejar neste ano que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) seja eleita sua sucessora, ele espera que em seu próximo aniversário estar comemorando a eleição dela.

Segundo o presidente, o desejo de que Dilma seja eleita em 2010 pode ser encarado pela Justiça Eleitoral como campanha antecipada, como tem sido acusado pela oposição.

"Isso [desejar a eleição da Dilma] eu não posso porque está fora de época eleitoral e a legislação não permite nem em sonho que eu possa fazer qualquer pensamento positivo sobre a Dilma antes da convenção partidária e dela se afastar do governo. Mas no próximo aniversario eu, se Deus quiser, estarei comemorando a eleição dela", afirmou.

O presidente disse que torce para que 2010 seja um ano tranquilo com uma disputa eleitoral "civilizada" que possa fortalecer a democracia no país. "Eu acho que o Brasil precisa ter um ano de tranquilidade. Vamos ter eleições, eleições é sempre um momento extraordinário de consagrar a democracia no país, mas é importante que as campanhas sejam civilizadas com interesse de politizar a sociedade e com nível compreensível da sociedade de que vale a pena ter campanha a cada dois anos no Brasil", disse.

Lula revelou ainda que um de seus desejos nesse ano foi para que o país registre em seu último ano de governo o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 5%, o que pode consolidar o país como a quinta economia mundial em 2016, como projetou o Bando Mundial.

"O pedido foi para que as coisas transcorram com muita normalidade e que o Brasil cresça muito bem no ano de 2010 porque se conseguirmos crescer mais ou menos 5%, 4,5%, significa que a crise [financeira internacional] acabou no Brasil e significa que a gente pode ter alguns anos de crescimento contínuo, para que a gente possa estabelecer na prática aquilo que o Banco Mundial está dizendo que, em 2016, o Brasil pode ser a quinta economia mundial. Se isso acontecer, é tudo que o povo precisa, é tudo que o povo quer", afirmou.

Lula recebeu hoje pela manhã integrantes do PT que foram até o Palácio da Alvorada para cantar parabéns pelo seu aniversário. O aniversário do presidente, no entanto, é só na terça-feira. Ele nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco.

Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário