sábado, 17 de abril de 2010

Ibiara comemora 51 anos de Emancipação Política com Festival Regional da Música

Na língua tupi-guanari Ibiara significa “terra que tem dono”. E são milhares de donos, seus próprios filhos: prestes a completar 51 anos de emancipação política, o município tem hoje uma população estimada em 6.304 habitantes e é o 9º mais populoso do Vale. Seu eleitorado atual é de 4.450 votantes e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,589.

Do início da povoação, em 1874, quando Joaquim Lopes Ribeiro e sua esposa chegaram ao local e construíram uma casa que servia de pousada para tropeiros e viajantes em trânsito para Conceição e Misericórdia, até hoje, já se vão 136 anos. O arraial fundado por Joaquim virou vila, depois distrito com o nome de Santa Maria, até se emancipar pela lei estadual nº 2041 de 17 de abril de 1959: nascia o Município de Ibiara.

Com o seu desenvolvimento urbanístico e populacional, principalmente depois da emancipação, Ibiara hoje nada mais lembra os tempos do desbravador Joaquim Lopes, a não ser a devoção à padroeira Nossa Senhora do Rosário, que deu nome à capela construída pelo pioneiro em 1891 e em torno da qual surgiu a povoação.

Festa de Emancipação - Neste dia 17, Ibiara comemora 51 anos de emancipação política e o prefeito Pedro Feitoza (PT), juntamente com sua equipe administrativa, está preparando uma grande festa para marcar a data. Além da festa em praça pública com bandas, entre elas Forró Bom D+, a partir das 22 horas, eventos artísticos e culturais também constam da programação festiva elaborada pela Prefeitura, entre os quais o festival regional de música, que vai atrair cantores e compositores de todo o Vale.

A final do festival, que ocorrerá às 18 horas no calçadão Afonso Kehrle Filho, vai premiar o melhor compositor e interprete em duas categorias: a estudantil, restrita aos estudantes da rede pública do Município, e regional, aberta a cantores de qualquer Município da região.

Ainda no dia 17, haverá missa, às 10h, celebrada pelo padre Erivânio de Sousa de Assis, e antes alvorada festiva e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Também integra a programação, o lançamento de um CD musical da cantora Patrícia Gomes, mas este evento será no dia 16.

folha do vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário