quinta-feira, 29 de abril de 2010

'Time' elege Lula o líder mais influente do mundo em 2010

Lula é eleito o líder mais influente pela 'Time' - ReproduçãoA revista americana "Time" elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o líder mais influente em 2010, à frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (4º colocado), e do primeiro ministro japonês, Yukio Hatoyama (6º colocado). A publicação elegeu as cem pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas. 

O texto da "Time", assinado pelo cineasta Michael Moore, afirma que Lula é "um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina" e lembrou que o presidente chegou ao cargo após três tentativas fracassadas e, com isso, "era uma figura familiar na vida nacional brasileira". 

"E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da presidência de Lula - ele foi eleito para um segundo mandato em 2006 e vai até o final deste ano - é que, mesmo enquanto ele tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo com programas sociais do governo como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os Estados Unidos parece mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia", diz um trecho do texto. 

Em dezembro do ano passado, o jornal francês "Le Monde" elegeu Lula a personalidade do ano, afirmando que o presidente mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência. Uma semana antes da reportagem do "Le Monde", Lula já havia sido eleito personalidade do ano pelo jornal espanhol "El País" e ganhou um artigo assinado pelo primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero. 

Confira a lista completa dos líderes mais influentes: 

1- Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil
2- J.T. Wang - Presidente da empresa de computadores Acer, de Taiwan
3- Admiral Mike Mullen - Chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos
4- Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos
5- Ron Bloom - Assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos
6- Yukio Hatoyama - Primeiro-ministro do Japão
7- Dominique Strauss-Kahn - Diretor-gerente do FMI
8- Nancy Pelosi - Primeira mulher na história dos Estados Unidos a presidir a Câmara de Representantes
9- Sarah Palin - Ex-governador do Alasca e candidata a vice na chapa de John McCain, adversário de Obama na última eleição presidencial americana
10 -Salam Fayyad - Primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina
11- Jon Kyl - Senador americano
12- Glenn Beck - Apresentador de televisão, comentarista político, escritor e empresário dos Estados Unidos
13- Annise Parker - Prefeita de Houston, no Texas. Primeira prefeita abertamente homossexual a vencer uma eleição em uma das maiores cidades dos Estados Unidos
14- Tidjane Thiam - Chefe-executivo da empresa britânica de serviços financeiros
15- Jenny Beth Martin - Co-fundadora e coordenadora nacional do Tea Party Patriots, uma organização que diz ter 1800 afiliadas e 15 milhões de membros
16- Christine Lagarde - Ministra da Economia e das Finanças da França
17- Recep Tayyip Erdogan - Primeiro-ministro da Turquia
18- General Stanley McChrystal - Comandante das Forças americanas no Afeganistão
19- Manmohan Singh - Primeiro-ministro da Índia
20- Bo Xilai - Ministro do Comércio da China
21- Mark Carney - Presidente do Banco do Canadá
22- Sister Carol Keehan - Presidente da Associação Católica de Saúde, nos Estados Unidos
23- Sheik Khalifa bin Zayed al-Nahyan - Presidente dos Emirados Árabes
24- Robin Li - Executivo-chefe da operadora da maior ferramenta de buscas pela internet da China, o Baidu
25 - Scott Brown - Senador por Massachusetts e membro do Partido Republicano 
Por: O Globo

The World's Most Influential People:Luiz Inácio Lula da Silva

Quando, pela primeira vez os brasileiros elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002, os barões ladrões do país nervosamente verificaram os medidores de combustível de seus jatos particulares. Eles  transformaram o Brasil em um dos lugares mais desiguais do planeta, e agora parecia que chegara a hora desta conta ser cobrada. Lula, 64 anos, era um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina – na verdade, um membro fundador do Partido dos Trabalhadores – e já tinha sido preso uma por liderar greve.


No momento em que Lula, finalmente, conquistou a presidência, após três tentativas fracassadas, ele já se tornara uma figura familiar na vida  brasileira. Mas o que o levou para a primeiro lugar da política? Foi seu conhecimento pessoal do quão duramente muitos brasileiros têm de trabalhar para so
breviver? Ser forçado a abandonar a escola depois da quinta série para sustentar sua família? Trabalhar como engraxate? Perder parte de um dedo em um acidente de trabalho?Não. Foi quando, aos 25 anos, viu sua esposa Maria morrer durante o oitavo mês de gravidez, junto com seu filho, porque não podiam pagar os cuidados médicos decentes.

Há uma lição aqui para bilionários do mundo: deixar que as pessoas têm bons cuidados de saúde, e eles causam muito menos problemas para vocês.


E aqui está uma lição para o resto de nós: a grande ironia da presidência de Lula – ele foi eleito para um segundo mandato em 2006 e que terminará este ano – é que, mesmo enquanto ele tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo com programas sociais do governo como o Fome Zero, que visa acabar com a fome, e com planos de melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil, os EUA se parecem mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia.
O que Lula quer para o Brasil é o que costumamos chamar o sonho americano. Nós, os EUA, onde os 1% mais ricos possuem agora mais riqueza do que os 95% mais pobres somados, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando mais parecida com o Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário