segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aprovados em concurso da Prefeitura de Piancó entram na Justiça para garantir posse


Os aprovados no 2º Concurso Público promovido pela Prefeitura Municipal de Piancó estão se mobilizando para garantir o direito de ocupar os seus cargos.
São 141 pessoas prejudicadas pela prefeita Flávia Galdino que insiste em não convocá-los.Na última quarta-feira, o vereador Pádua Leite (PT) promoveu reunião com os aprovados, orientando-os sobre as providências legais a serem adotadas.
Além do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual, os "concursados" agora irão bater à porta da Procuradoria Regional do Trabalho na cidade de Patos - PB.
Decisão do Superior Tribunal de Justiça assegura que é direito adquirido o candidato aprovado ser convocado e, não, mera expectativa de direito, como defendem os assessores jurídicos da Prefeitura Municipal de Piancó.
No mesmo norte, o § 3º do art. 82 da Lei Orgânica do Município de Piancó dispõe que eles (concursados) têm preferência sobre os aprovados no último concurso, coordenado pela Fundação Sertaneja Pró-Educar (ainda não foi divulgado a relação dos aprovados).
Veja o inteiro teor do § 3º do art. 82 da Lei Orgânica do Município de Piancó:

"ART. 82. A investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

§ 1º. O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.

§ 2º. O edital de convocação será publicado com trinta dias de antecedência, no mínimo, da data da realização do concurso;

§ 3º. O candidato aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carreira." Segundo o vereador Pádua Leite (PT), os concursados serão convocados até o mês de setembro/2009, "queira ou não a prefeita Flávia", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário