terça-feira, 14 de julho de 2009

Assembléia aprova pedido de empréstimo de R$ 191 milhões

Sob pressão popular e 45 dias depois de muita postergação da Mesa-Diretora, a Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou na tarde desta terça-feira (14) o pedido de autorização, feito pelo Governo do Estado, para contrair um empréstimo de R$ 191 milhões junto ao BNDES. Apenas o deputado Antônio Mineral (PSDB) votou contra.

A aprovação aconteceu no prazo fatal para que a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento oferecessem parecer sobre a matéria. Pelo Regimento Interno da Casa, o projeto iria para plenário no máximo nesta quarta-feira (15), com ou sem pareceres. Os pareceres das comissões técnicas haviam sido dados no turno da manhã, favoráveis à aprovação do projeto.

Ao discursar da tribuna o deputado Antônio Mineral (PSDB) antecipou o seu voto contrário, que confirmaria durante a votação. A sessão contou com a presença, em plenário, dos secretários de Estado Marcos Ubiratan, das Finanças, Ademir Melo, do Planejamento, e Iraê Lucena.

Na tribuna, os deputados de oposição fizeram fila no microfone para discursar. Um discurso notoriamente estratégico enaltecendo “a grandeza e o espírito público” do presidente da Casa, o deputado Arthur Cunha Lima, e do líder da oposição, Manoel Ludgério, que, segundo eles, trabalharam no sentido de que a matéria fosse aprovada.

A bancada que dá sustentação política ao Governo do Estado não se manifestou durante a votação. Ao final da sessão, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Gervásio Maia, cumprimentou os deputados de oposição num gesto de agradecimento pela aprovação da matéria.

Em seus discursos, os deputados de oposição repetiram os mesmos argumentos de que, a princípio, haviam se recusado a aprovar o pedido de empréstimo por falta de detalhamento sobre a destinação dos recursos.
Wellington Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário