domingo, 5 de julho de 2009

Diretor de esporte de catingueira divulga Regulamento do Campeonato Amador 2009.




I TAÇA O VOVOZÃO

REGULAMENTO GERAL
CAPITULO I
DA ORGANIZAÇÃO
ART. 1º- A I TAÇA O VOVOZÃO, versão 2009, será promovido, organizado e dirigido pela Diretoria Municipal de Esportes, será de conformidade com o disposto neste Regulamento e Legislação Desportiva Vigente.ART.
2º -O Campeonato será disputado pelas associações relacionadas abaixo:
01- Acampamento Inácio da Catingueira
02- Barrento
03- Karkára
04- Condado
05- Curtume
06- Mina do Ouro
07- São Sebastião FC
08- Serra Branca
09- Tapera
10- Veteranos
11- Volta Redonda FC
12- Catingueira FC
ART. 3º- A I TAÇA O VOVOZÃO terá início dia 22 de Agosto e término previsto para o dia 20 de Dezembro de 2009.
ART. 4º- Caso uma agremiação venha a deixar de competir ou ser eliminada da TAÇA O VOVOZÃO os jogadores e comissão técnica estará automaticamente impedida de participar de qualquer atividade organizada pela Diretoria Municipal de Esportes, pelo período de um ano.ART.
5º- A Diretoria Municipal de Esportes, não se responsabilizará por qualquer acidente ou lesão que o atleta, por ventura, venha a sofrer durante a partida ou fora dela.
§ - 1º Os atletas menores de 18 anos, ficarão sobre a responsabilidade de cada Presidente de Clube, e de seu responsável legal, que no ato da inscrição do menor deverão apresentar autorização do responsável.
ART 6º- Os locais dos jogos e os horários serão determinados pela Diretoria Municipal de Esportes, que deverão ser rigorosamente observado pelas equipes.
§ - 1º Os Jogos serão realizados aos sábados e domingos no período da tarde, conforme horário na tabela.
§ - 2º Conforme necessidade e para o bom andamento do campeonato, poderá ser marcado jogos em feriados, quartas, sábados e domingos na parte da manhã ou tarde.
CAPITULO II
DAS INSCRIÇOES
ART. 7º- Somente poderão participar da I TAÇA O VOVOZÃO os Atletas que foram previamente registrados pela Associação, através da Diretoria Municipal de Esportes.
§ - 1º O prazo de inscrição de atletas, expira-se até o dia 21 de Agosto de 2009.
§ -2º As equipes poderão inscrever até no máximo de 22 (vinte e dois), atletas, dos quais 03 (três) poderão ser de fora, ou seja, residir em outro município.
§ - 3º Cada equipe poderá utilizar somente 02 (dois) atletas por jogo, ou seja, só poderá relacionar em sumula 02 (dois) atletas de outro município.
ART. 8º- Poderão participar do Campeonato, atletas da categoria Amador ou Profissional.
ART. 9º- O Atleta que estuda ou trabalha fora do município, poderá disputar o Campeonato Amador 2009, mesmo que retorne a Catingueira só nos finais de semana.ART.
10º- O atleta de Catingueira inscrito na I TAÇA O VOVOZÃO Versão 2009, que vier a residir fora do município após o inicio do Campeonato, poderá continuar a disputar até o final.ART. 11º- Cada equipe deverá nomear até 03 (três) dirigentes ou representantes.
PARAGRAFO ÚNICO – Não será aceito em caso de eliminação de algum dirigente ou representante colocar substituto.
CAPITULO III
DAS REALIZAÇÕES DAS PARTIDAS
ART. 12º- Os atletas deverão apresentar-se devidamente uniformizados com camisa, calção, caneleiras e calçados adequados para o jogo.
ART. 13º- Para que os atletas tenham condições de jogo será necessário:
a) – Que a equipe tenha o Cartão de Identidade do jogador (carteirinha), registrada na Diretoria Municipal de Esportes devidamente preenchida com foto original e assinada pelo Diretor Municipal de Esportes;
b) – Não ter recebido três cartões amarelos:
c) – Não ter saído expulso de campo na ultima partida;
d) – Estar devidamente uniformizado, com numeração diferente dos demais;
PARAGRAFO ÚNICO: É necessário a cada equipe nomear um capitão que deverá usar um bracelete (tarja), no braço esquerdo para facilitar sua identificação.
ART. 14º- Nenhuma partida poderá ser iniciada com menos de 07 (sete) atletas.
§ -1º - Sempre que a equipe estiver atuando com 07 (sete) atletas tiver um ou mais jogador contundido, poderá o Árbitro conceder ou não, o prazo de até 10 (dez) minutos para o tratamento ou a representação do mesmo.
§ -2º - Esgotando-se o prazo sem que o atleta tenha sido incorporado a sua equipe, dará ao Árbitro como encerrada a partida, procedendo às medidas legais.
ART. 15º- Depois de iniciada uma partida, o atleta ausente, poderá adentrar o campo de jogo para participar da disputa em qualquer horário de jogo, desde que apresente sua Carteira de Identificação.
ART 16º- Durante a realização da partida, só poderá haver 03 (três) substituições independente da posição.ART. 17º- Após o horário estipulado pela Diretoria Municipal de Esportes para o início da partida, haverá uma tolerância de 15 (quinze) minutos por parte do Árbitro, logo após a equipe que não comparecer será considerada perdedora pelo placar de 1 x 0
CAPITULO IV
DO ADIAMENTO E DAS SUSPENSÕES DAS PARTIDASART.
18º- Qualquer partida, em virtude de mau tempo ou por outro motivo de força maior, poderá ser adiada pelos membros da Diretoria Municipal de Esportes.
§ - Em caso de haver adiamento por motivo de força maior, os jogos adiados serão disputados novamente em dia, local e hora designados pela Diretoria Municipal de Esporte.
ART. 19º- O Árbitro é a única autoridade competente dentro de campo, para decidir ou não a suspensão ou interrupção de uma partida, desde que seja relevante ou de força maior.
ART. 20º-As partidas suspensas antes de esgotado o tempo regulamentar do jogo, por falta de garantia pessoal, conflitos e distúrbios graves no campo ou estádio, ou problema de força maior, inclusive no caso de mau estado de campo, que torne a partida impraticável ou perigosa, por motivo fortuito será disputada novamente em dia, local e hora designados pela Diretoria Municipal de Esportes, salvo tenha sido jogada 2/3 (dois terços) ou mais, em que prevalecera o resultado do momento da interrupção, se nenhuma das duas Associações houver dado motivo à suspensão no momento que se deu o fato.
§ - 1º - Nos casos previstos neste capitulo, interrupção ou suspensão da partida deverá o Árbitro no seu relatório narrar às ocorrências em todas as suas circunstâncias, indicando os responsáveis quando for o caso;
§ - 2º - Caso uma das equipes tenha contribuído para a suspensão da partida, esta será declarada perdedora pelo placar de 1 X 0 (um a zero);
§ - 3º - Caso as duas equipes sejam responsabilizadas pela suspensão das partidas, ambas serão consideradas perdedoras, também pelo escore de 1X 0 (um a zero);
§ - 4º - Só poderão participar de nova partida, os atletas que tenham condições legais na data da partida suspensa e que não estejam cumprindo pena de suspensão automática da nova partida.
CAPITULO V
DA IMPUGNAÇÃO E VALIDADE DA PARTIDAART.
21º- A associação que se julgar prejudicada, poderá requerer a impugnação da validade de uma partida no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, por petição que contenha as razões legais, bem fundamentada a qual será protocolado na Diretoria Municipal de Esportes.
CAPITULO VI
DAS FORMAS DE DISPUTASART.
22º- O Campeonato será disputado na seguinte forma: Haverá duas chaves (A e B)ART.
23º- O Campeonato será disputado em três turnos, da seguinte forma: 1º Turno, 2º Turno e 3º Turno (Final).
§ 1°-O 1º Turno (Taça Vereador João Fausto) será disputada pelas associações de cada grupo jogando entre si, em confronto direto, dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais as duas primeiras associações de cada grupo.
§ 2° - As semifinais do 1º Turno (Taça Vereador João Fausto) dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º de A X 2º de B e 1º de B X 2º de A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas.
§ 3° - A final do 1º Turno (taça vereador João Fausto) será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada grupo. O campeão estará automaticamente classificado para a fase final do Campeonato.
§ 4° – O 2º Turno (Taça Albino Félix) será disputada pelas associações de cada grupo jogando contra as associações do outro grupo, em confronto direto, classificando-se para as semifinais as duas primeiras associações de cada grupo.
§ 5° - As semifinais do 2º Turno (Taça Albino Felix) dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º de A X 2º de B e 1º de B X 2º de A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas do 2º Turno (Taça Albino Felix).
§ 6° - 2º Turno será decidido em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada grupo. O campeão estará automaticamente classificado para a fase final do Campeonato.
§ 7° - O 3º TURNO FINAL - será disputado em duas partidas, pelas associações vencedoras, respectivamente do 1º Turno (Taça Vereador João Fausto) e 2º Turno (Taça Albino Felix), sendo a primeira colocada declarada Campeã.ART. 24º- Toda vitória valerá 03 (três) pontos, o empate 01 (um) e derrota zero.
CAPITULO VII
DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATEART.
25º- Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações num mesmo turno, exceto nas semifinais e finais, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Sorteio público na sede da Diretoria Municipal de Esporte, em dia e horário a serem determinados.

ART. 26º- Nas partidas semifinais de cada turno, ocorrendo empate no tempo normal de jogo, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

ART. 27º- Ao final da partida do 1º Turno e 2º Turno, ocorrendo empate, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

ART. 28º- Se a mesma associação for vencedora do 1º e 2º turno, esta será declarada Campeã.
ART. 29º-Nas finais do Campeonato, após o encerramento do segundo jogo, em que venha apontar empate em números de pontos ganhos nessa fase a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.
CAPITULO VIII
DO LOCAL DOS JOGOS E DO MANDO DE CAMPO
ART. 30º - Os jogos do primeiro e segundo turno serão disputados nos estádios indicados, quando da aprovação da tabela, e as semifinais e finais de cada turno e as finais do campeonato serão jogados no estádio O VOVOZÃO.
§ 1º - Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela, com exceção das semifinais e finais, que não terão mandantes.
§ 2º - As datas, horários e locais constantes da tabela só poderão sofrer alteração por determinação da Diretória Municipal de Esporte.
§ 3º - Em nenhuma hipótese será permitida a inversão de mando de campo.
CAPITULO IX
DA CLASSIFICAÇÃO GERALART.
31º- A classificação das associações no Campeonato, será feita da seguinte forma:a) O primeiro e segundo lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão;b) Do terceiro ao último lugar será observada a classificação obtida pelas associações em razão do somatório dos pontos ganhos nos dois turnos, excluídos os jogos semifinais e finais de cada turno.
CAPITULO X
DO DESCENSO E DO ACESSOART.
32º- Com exceção das finalistas do campeonato, as duas associações que ao final dos dois turnos, tiverem obtido o menor número de pontos ganhos, dentre as participantes, serão rebaixadas da competição e não poderá participar do Campeonato Amador versão 2010.
Parágrafo único – Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocação na tabela, serão aplicados os critérios estabelecidos no ART.
25º.ART. 33º- terão acesso a II TAÇA O VOVOZÃO 2010, as duas associações classificadas em um torneio realizado pela Diretoria de Esporte em data a ser definida.
CAPITULO XI
DAS INFRAÇÕES, PENALIDADES E PUNIÇÕESART.
34º- A equipe que desistir do Campeonato ou for eliminada, será suspensa nos próximos 02 (dois) anos de todos os campeonatos organizados pela Diretoria Municipal de Esportes, tanto a agremiação como seus jogadores.ART.
35º- Todos os atletas e dirigentes vinculados (cadastrados)na Diretória Municipal de Esportes, Na I TAÇA O VOVOZÃO versão 2009,mesmo estando de folga na tabela, responderão por todos os Artigos Disciplinares constante nesse Regulamento, desde que relatados em sumula.
ART. 36º - O atleta que se inscrever comprovadamente por mais de 01 (uma), equipe estará automaticamente eliminado DA I TAÇA O VOVOZÃO edição 2009.
ART. 37º- Em caso de WO, o adversário ganhará os pontos da partida e o resultado será de 1 X 0.
§ 1º - Caso a equipe que faltou a partida não justifica a ausência em 48 horas ou a justificativa não seja aceita pela Diretoria Municipal de Esportes a equipe será eliminada do Campeonato, juntamente com os atletas que ficarão suspensos por 02 (dois) anos de todos os eventos organizados pela Diretoria Municipal de Esporte.
§ 2° - Nesse caso o resultado de todos os jogos feitos ou não serão de 1 X 0 em favor do adversário.
ART. 38º- Caberá a Diretoria Municipal de Esportes e a Comissão Organizadora, resolver todos os casos omissos e interpretar o disposto neste Regulamento, sem qualquer outro recurso das Associações participantes.
PARAGRAFO ÚNICO – Todas as infrações disciplinares, constante nesse regulamento; os infratores terão que cumprir as penalidades não havendo necessidade de julgamento.
ART. 39º- Os atletas participantes do Campeonato, caso sejam expulso de Campo que não forem por agressões verbais ou físicas terão que cumprir 01 (uma) automática, caso haja reincidência deverá cumprir duas e assim sucessivamente.
CAPITULO XII
DAS AGRESSOÕES VERBAISART.
40º - Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra membros da Diretoria Municipal de Esportes, Comissão Organizadora e Árbitros e Assistentes, ou ameaçá-los de mal injusto e grave, dede que constatado em súmula.
PENA: Suspensão de 03 (três) a 05 (cinco) partidas; na reincidência de 05 (cinco) a 07 (sete) partidas; ou até eliminação, e não podendo participar de qualquer atividade organizado pela Diretoria Municipal de Esportes.
CAPITULO XIII
DAS AGRESSÕES FÍSICASART.
41º - Praticar vias de fato contra pessoas vinculadas a Diretória Municipal de Esportes, Comissão Organizadora da Competição ou Árbitros e assistentes em função.
PENA: Suspensão de 02 (dois) a 03 (três) anos; impedido de participar de qualquer atividade organizada pela Diretoria Municipal de Esportes como também de pratica qualquer atividade esportiva no O VOVOZÃO e na Quadra de Esporte Ver João Fausto Neto.
PARAGRAFO ÚNICO – Não será aceito veto a Árbitros e Assistentes, cabendo unicamente a Diretoria Municipal de Esportes a escalação de seus Árbitros e assistentes.
ART. 42º Caso houver necessidade de julgamento, será realizado na sede da Diretoria Municipal de Esportes pelo Diretor de Esporte e Comissão organizadora do Campeonato Amador 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário