sábado, 25 de julho de 2009

Excesso de chuva prejudica safra de algodão no Sertão


Cerca de 80% das 500 toneladas de algodão colorido, o equivalente a 400 toneladas, esperadas para a colheita do final do primeiro semestre na Paraíba, foram perdidas devido às chuvas nas regiões que vão de Pombal até São João do Rio do Peixe e do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, únicas produtoras do algodão no Estado.

De acordo com a Cooperativa Agrícola Mista de Patos (Campal), beneficiadora de toda a produção paraibana, cerca de dois mil produtores rurais estão sofrendo impacto na produção.

Conforme o assessor técnico da Campal, Sandoval Farias da Mata, apenas 100 toneladas devem ser colhidas. “Nós estamos preocupados com essa situação, porque se antes a nossa dificuldade era a estiagem, agora é a chuva excessiva que prejudica o trabalho do agricultor. Do algodão a ser colhido, ainda teremos que fazer uma triagem, porque são comuns danificações parciais do algodão que venham a prejudicar o produto beneficiado”, ressaltou.

Segundo ele, a produção do algodão colorido na Paraíba está em queda. “No primeiro semestre de 2004, período áureo da produção deste tipo de algodão no Estado, produzíamos 4,5 mil toneladas, já nesses primeiros seis meses de 2009, a nossa estimativa de colheita é de apenas 100 toneladas”, frisou.

Para Sandoval, a expectativa é de que o segundo semestre seja melhor. “Apesar da produção do algodão colorido paraibano estar sobrevivendo com poucos incentivos, acredito que neste segundo semestre, com menos chuvas, deveremos ter uma colheita melhor”, ressaltou.

Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), as chuvas no Sertão paraibano só ocorrerão de maneira isolada no segundo semestre deste ano.

A queda na produção do algodão colorido foi revelada nesta quinta-feira (23) durante o lançamento, no auditório da Embrapa Algodão, em Campina Grande, da logomarca “Algodão cor natural Embrapa”, para garantir a originalidade dos produtos cuja matéria-prima é o algodão colorido paraibano.

De acordo com a chefe-adjunta de comércio e negócios da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba, Nair Helena Castro Arriel, “a iniciativa visa combater as fraudes nos produtos feitos com base no algodão colorido paraibano”, ressaltou.

Os empresários interessados em utilizar a logomarca devem procurar a Embrapa Algodão para a assinatura de um contrato de licenciamento. FONTE: Rodrigo Apolinário - Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário