sexta-feira, 24 de julho de 2009

Corrida de jegue, orquestra forrônica e festival de violeiros marcaram a primeira noite do João Pedro em Emas


A primeira noite do João Pedro de Emas, realizada nesta quinta-feira (23), ficou marcada por uma irreverente corrida de jegue, pela apresentação de uma fantástica Orquestra Forrônica, da cidade de Patos e por um festival de poesia, com a apresentação de grandes cantadores de viola. O evento, que acontece em plena praça pública, é realizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Ministério do Turismo do Brasil e tem como objetivo incentivar a cultura, proporcionar empregos diretos e indiretos e manter a tradição das festividades juninas do município.

Passava das 4h da tarde, quando foi dado o sinal de largada para a corrida de jegue. Os amimais enfeitados com chapéus, laços e fitas chamaram atenção da população, desmistificando a imagem de “burros de carga”, como são popularmente conhecidos. A competição teve início na entrada de Emas e o término no centro da cidade. Os vencedores em primeiro e segundo lugares foram premiados com troféus, entre outros brindes.

À noite, a orquestra forrônica realizou uma grandiosa apresentação, misturando ritmos brasileiros, como carnaval, forró, MPB, com música clássica, emocionando o público presente, entre munícipes locais e visitantes de diversas partes do Brasil. “Estou impressionado com a organização e estrutura do João Pedro de Emas em 2009”, relatou o estudante Carlos Eduardo.

Após a orquestra forrônica subiu ao palco grandes poetas e violeiros, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, participando de um cultural e rico festival de viola, defendendo grandiosos temas e motes, que envolveram importantes nomes do estrelato mundial, como Michael Jackson e ainda pessoas que fizeram e fazem história no município de Emas, como o inesquecível Antônio Loureiro.

Fernanda Loureiro, prefeita constitucional de Emas, disse estar muito grata ao Ministério do Turismo, pelo apoio para a realização do João Pedro em 2009. “Conseguimos organizar nossa festa de uma forma notória. Quero agradecer a Deus, por ter nos dado tanta força e determinação e a todos as pessoas que direto ou indiretamente, trabalharam para a realização do nosso João Pedro”, acrescentou.

Com uma completa estrutura de palco, som, luz, camatores, seguranças, além de uma harmoniosa decoração, que conta até com casas de barro, representando as Secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e o Conselho Tutelar, o João Pedro de Emas continua nesta sexta-feira (24), com as bandas Arreio de Ouro, Tom Oliveira, Pinto do Acordeon e Matéia do Forró, já no sábado (25), a festa será encerrada por Forró Sacudido, Telengo Tengo e Flor da Pele.
PN

Nenhum comentário:

Postar um comentário